Gerenciamento de Projetos

2 Comentários 06.10.14 4695 Vizualizações Imprimir Enviar
Custo do Consumo de Combustível – final

Custo do Consumo de Combustível – Blogtek hoje  apresenta a conclusão do artigo publicado na última semana, do colega engenheiro e economista Luiz Estima, acerca deste importante insumo na precificação de um contrato. Além da mão de obra e equipamentos, o custo do consumo de combustível é uma relevante parcela do custo. Para exemplificar, na Obra de Terraplenagem da Premium I, em seu pico, utilizava mais de 30.000 litros de óleo diesel por dia, para abastecimento de sua frota de caminhões basculantes e máquinas de terraplenagem. Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Custo do Consumo de Combustível – as condições de operação do veículo

Os cálculos do artigo anterior demonstraram que a potência de utilização do veículo é determinante para se calcular seu consumo de combustível horário. Um Passat turbo, andando a uma velocidade média de 235,4 km/hora, provavelmente estará disputando uma corrida de automóveis! E, assim, de acordo com sua ficha técnica e a tabela do SICRO 2, consumirá 29,4 l/horas.

Custo do Consumo de Combustível

Custo do Consumo de Combustível

Para compararmos com uma situação mais usual, podemos imaginar que esse mesmo carro circulasse na cidade a uma velocidade média de 60 km/hora, velocidade máxima normalmente permitida dentro das metrópoles.

Custo do Consumo de Combustível - velocidade máxima urbana (usual)

Custo do Consumo de Combustível – velocidade máxima urbana (usual)

Nesse caso, considerando o consumo de 8 km/litro, o veículo teria gasto em uma hora : 60/8 = 7,5 litros/hora. Esse valor é 25% (7,5/29,4) do consumo de combustível considerado pela tabela do manual do SICRO utilizando-se a potência máxima do veículo.

Isso demonstra a importância de se saber as condições as quais foram submetidas o veículo para se estimar seu correto consumo de combustível.

Custo do Consumo de Combustível – veículos em uma Obra

Em uma obra é comum o limite de velocidade máxima dos veículos ser bastante inferior ao permitido nas ruas das cidades. Então, é necessário levar essa variável (velocidade máxima) em consideração para se estimar o consumo de combustível do equipamento.

Custo do Consumo de Combustível - velocidade limite em Obras

Custo do Consumo de Combustível – velocidade limite em Obras

No exemplo anterior, caso aquele passat turbo estivesse operando em condições de limite velocidade bem abaixo de sua potência máxima (235,4 km/h), como por exemplo, 10 km/h, o consumo de combustível durante uma hora (supondo que o mesmo trafegasse nessa velocidade máxima permitida) seria (lembrando que o consumo é de 8,0 km/l):

10(km/h)/8(km/l) = 1,25 litros/hora.

E comparando com o consumo de combustível da potência máxima desse veículo (29,4 l/h), tem-se :

1,25/29,4 = 3,4%.

Ou, caso invertêssemos a relação, 29,4/1,25 = 2352%

Como se observa, o consumo de combustível de acordo com o SICRO 2 para a potência máxima do equipamento (235,4 km/h), comparado com uma utilização limitadora de potência de uma obra (10 km/h), mostra-se relevantemente superior, 2352%!

Custo do Consumo de Combustível – conclusão

O custo do consumo de combustível de um equipamento é uma parcela relevante de formação de seu custo horário. Portanto, é necessário se estimar o consumo de combustível dos equipamentos de alguma forma.

A utilização da tabela de consumo de combustível do SICRO 2 pode ajudar a estimar o consumo horário de combustível de equipamentos e assim estimar seu custo.

No entanto, mostra-se de fundamental importância conhecer as condições de utilização desses equipamentos para um correto dimensionamento da quantidade de combustível a ser utilizada e consequentemente, seu custo.

Existem variações significativas de resultado desse consumo de acordo com a potência que esses equipamentos são submetidos, sendo portanto variável de extrema relevância a potência de utilização desses equipamentos.

Nesse artigo, apenas foi analisada a tabela do SICRO 2, no entanto, qualquer utilização de referencial deve ser adaptada a realidade da utilização desses equipamentos para que se tenha uma melhor noção dos gastos que serão incorridos em combustível dos equipamentos.

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Luiz Cláudio Estima

Luiz Estima, Engenheiro Civil Estrutural pela UFRJ, Economista pela UERJ, Economista e Engenheiro Civil da Petrobras, MBA em Economia e Gestão em Energia na COPPEAD. Também é diretor da científica Revista Amélia. É apaixonado por ciência.

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