Liderança e Gestão

Comente 15.06.20 913 Visualizações Imprimir Enviar
Criatividade e Inovação

Criatividade e Inovação – já há algum tempo, usa-se o mote “Inovar para Crescer”. Atualmente, durante a pandemia e pós-pandemia, naquilo que já está sendo chamado o “novo normal”, o mote foi atualizado para “Inovar para Sobreviver”. De fato, todos nós acompanhamos quantas empresas simplesmente desapareceram do mercado, enquanto algumas têm grande possibilidade de saírem fortalecidas da crise. Obviamente, este estado de coisas gera apreensão, seja nos colaboradores ou nos empreendedores. Então vamos abordar o tema, Criatividade e Inovação, para vermos de que maneira podemos incentivar a Criatividade e Inovação em nós, enquanto indivíduos, bem como nas nossas equipes. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Criatividade e Inovação – por que a dificuldade em ser criativo?

Observando o mundo que nos cerca, é patente a evolução de QUASE tudo: carros, aviões, telefones, aparelhos de televisão, maquinaria, utilidades domésticas… porém, percebam que uma das coisas que pouco evoluiu ao longo dos séculos foi a EDUCAÇÃO, o ensino.

Na Idade Média, ainda que limitada apenas, ou primordialmente, ao gênero masculino, e apenas aos de “boa família”, ou seja, a camada mais rica da sociedade, a educação era concentrada em um austero professor, a classe, e o propósito de desenvolver fidelidade à religião e aos valores estabelecidos.

Durante a Revolução Industrial, o modelo se manteve, modificando um pouco o propósito: além de garantir a preservação dos valores tradicionais, a educação, agora com um público um pouco mais amplo, focava em desenvolver mão de obra, física ou intelectual, para a produção.

Na produção, deve evitar-se o defeito: produtos defeituosos são descartados, portanto representam prejuízo. Logo, o ERRO deve ser evitado. Esta mentalidade é levada ao aprendizado.E isto tolhe a criatividade, porque criar pressupõem errar inúmeras vezes.

Percebam que o modelo de ensino basicamente continua o mesmo: um professor, um mestre, introduzindo conceitos aos seus alunos, aos seus discípulos.

Mesmo a aparente evolução do ensino, em termos de Ensino a Distância (EAD) muda os meios, mas não o conceito. Algumas escolas evoluem com conceitos pedagógicos mais modernos, que induzem a participação do estudante, porém ainda assim, no final do funil, para o ingresso na faculdade, seja via o pré-vestibular, exames de admissão ou análise curricular, o ERRO continua sendo execrado.

Com relação a erros, já publicamos aqui no Blogtek um artigo, bem como um vídeo, com referência ao livro “Erros incríveis”, de Paul Schoemacher.

Criatividade e Inovação – como incentivar a Criatividade?

Uma das formas de exercitar a Criatividade é o pensamento lateral, que já foi objeto de artigo aqui no Blogtek, e de um vídeo.

Outro aspecto do estímulo à Criatividade é a questão da Consciência Plena. Não irei me alongar neste tema, o qual por si já demanda mais de um artigo, mas convido à seguinte reflexão: a maioria das nossas atividades cotidianas são realizadas sem sequer nos darmos conta de que as estamos realizando. E é bom que assim seja!

Você se lembra de quando estava aprendendo a dirigir? O nível de atenção e estresse contidos em uma simples mudança de marcha? Já imaginou se hoje, ao dirigir-se ao trabalho, ao realizar uma viagem, tivéssemos que lidar com este nível de estresse?

No entanto, em alguns momentos, é necessário estar plenamente consciente de nossos pensamentos. Para buscar melhorias ou inovações (veja as diferenças neste artigo do Blogtek: Inovação e Melhorias Incrementais), busque analisar os processos como os quais lidamos, na vida pessoal ou profissional, com atenção plena. Procure fazê-lo de forma metódica e regular.

Criatividade e Inovação – o estado Alfa

O estado Alfa é um estado de relaxamento profundo, sem estar dormindo. Foi provado que neste estado se desenvolve a criatividade, se tem excelentes ideias. Frequentemente se alcança o estado Alfa momentos antes de dormir. O problema é que depois caímos em sono profundo, e esquecemos das boas ideias que porventura tenhamos tido.

Um gênio (apesar de seus defeitos…) que intuitivamente se deu conta disto foi Thomas Alva Edison. Para não “perder” as boas ideias que desenvolvia em seu estado Alfa, em seu famoso laboratório em Menlo Park, instalou uma poltrona confortável, e quando ia dormir, se sentava primeiro nesta poltrona, relaxava… e entrava em Alfa. Porém, o truque de Edison era ter em suas mãos um molhe de chaves, pesado, que caía ao chão quando ele começava a dormir. Com o barulho do objeto caindo, ele acordava, se lembrava daquilo em que estava pensando, anotava em um caderninho, e aí sim, ia dormir.

Este assunto não se esgota aqui. Voltaremos breve, com mais ponderações acerca da Criatividade e Inovação.

A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • Aaker escopo
  • conforme citado por Holland (2014)em seu artigo publicado no site
  • conforme citado por holland 2014

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.