Liderança e Gestão

15 Comentários 25.05.15 7155 Vizualizações Imprimir Enviar
Conhecimento, Habilidade, Atitude

Conhecimento, Habilidade, Atitude – atualmente está em voga se falar das competências, existe o termo Gestão de Competências, mas, o que realmente significa “Competência”?  Competência é uma composição destas três parcelas: Conhecimento, Habilidade, Atitude…comumente chamados de CHA. Já publicamos aqui um artigo relacionado: Dados, Informação…conhecimento. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Conhecimento, Habilidade, Atitude – conceitos

Conhecimento: é o “Saber”. Tipicamente, é o que se aprende na escola ou na faculdade. Não é definitivo, envolve reaprender, evoluir, descobrir novos aspectos, aumentar o conhecimento…

Habilidade: é o “Saber Fazer”. Corresponde a fazer uso real do conhecimento, usar o conhecimento para resolver problemas, gerar novos conceitos.

Atitude: é o “Saber Fazer Acontecer” (querer fazer). Significa obter resultados de excelência a partir do Conhecimento e da Habilidade, é ter pró-atividade, não esperar ordens ou acontecimentos para então agir, é antecipar-se a eles.

Conhecimento, Habilidade, Atitude – exemplo

Um excelente aluno de Engenharia Metalúrgica tem grande Conhecimento sobre metais, composição, resistência mecânica e à corrosão (teoria).

No entanto, requer algum treino para poder identificar uma micrografia, caracterizar um defeito apontado em um ensaio radiográfico de uma junta soldada, avaliar a criticidade de uma trinca. Com este treino (prática) ele terá adquirido Habilidade.

Ao trabalhar em uma empresa, em um projeto, estará ajudando a resolver os problemas que lhe são propostos. Em dado momento, ao ser avaliada a utilização de um material em determinado equipamento ou estrutura, ele poderá anunciar uma alternativa mais eficaz, mais segura ou mais econômica – neste caso, estará utilizando seu conhecimento e habilidade, mas estará também demonstrando Atitude.

Certamente o leitor saberá identificar situações similares em seu próprio ramo de atuação, ficando desta maneira clara a diferença conceitual entre Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Conhecimento, Habilidade, Atitude – competência

A competência corresponde à sinergia entre estas três vertentes, e a necessidade do uso concomitante das três – a isto damos o nome de Competência.

Estes três pilares devem estar presentes: não adianta nada apenas o conhecimento. Muitas vezes nos deparamos com estudiosos que nunca praticaram a sua ciência, o que de nada serve. Quem de nós toparia ser operado por um cirurgião de excelentes notas na faculdade, mas que nunca fez uma cirurgia?

Por outro lado, apenas a habilidade, sem o conhecimento teórico, também não adianta…

Enquanto o Conhecimento e a Habilidade estão diretamente ligados respectivamente à Teoria e à Prática, a Atitude é algo mais intrínseco às características de cada um, apesar de poder também ser desenvolvida.

Aqueles que equilibram adequadamente estes conceitos – Conhecimento, Habilidade, Atitude – tem o que todas as Organizações e Empresas buscam em seus profissionais: a Competência.

Estamos sempre buscando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Incoming search terms:

  • a palavra competencia tem tres vertentes
  • conhecimento habilidade atitude
  • obras diponiveis no conhecimento habilidades atitudes
  • habilidades é a prática do conhecimento
  • atitude como deixar a parte teórica de lado
  • atitude e conhecimen to
  • saber fazer é conhecimento ou habilidade
  • como colocar em prática os conhecimentos habilidades e atitude
  • Como deixar de usado e ter atitude
  • conhecimento esta para que habilidade?

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.