Liderança e Gestão

Comente 07.01.19 1074 Vizualizações Imprimir Enviar
Brainstorming reverso – revirando os problemas

Brainstorming reverso – brainstorming é uma técnica frequentemente utilizada, muito conhecida, para poder obter soluções, inputs, insights a partir de sua equipe, pelo fato de ser extremamente participativo, democrático, livre de pressões. Contudo, às vezes não gera os resultados desejados, e aí pode se tentar o Brainstorming reverso. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Brainstorming reverso – conceito

Brainstorming reverso

Brainstorming reverso

A ideia do brainstorming reverso é de que as pessoas, de forma geral, têm mais facilidade em encontrar problemas do que propor soluções. Então, vamos nos valer deste fato para obter resultados que desejamos. Como?

Ao invés de buscar soluções para o problema central, incentiva-se os participantes a sugerir como piorar a situação. Este processo transcorre como um brainstorming tradicional, só que voltado para o oposto do problema. Uma vez selecionadas, agrupadas, discutidas as soluções apresentadas, e selecionadas as melhores, busca-se reverter estas soluções. Se estas soluções propostas contribuem para piorar o problema, supõe-se que seus opostos irão atuar no sentido de obter soluções para o problema.

Brainstorming reverso – etapas

Para desenvolver uma sessão de brainstorming reverso, há algumas etapas:

  1. Defina o problema a ser analisado e resolvido, e escreva o em grandes letras em um cartaz ou flip-chart na sala em que se desenvolverá a atividade
  2. Inverta o problema. Ao invés de perguntar o que poderia resolver o problema, pergunte o que poderia ser feito para piorar o problema
  3. Faça um brainstorming para resolver o problema invertido: aí valem as regras para o brainstorming usual. Não inibir respostas, pensar fora da caixa, tomar cuidado na exposição de ideias de líderes, gerentes ou profissionais sêniores (evitar o efeito manada).
  4. Organize as ideias e soluções que surgiram, e dentre as mais “efetivas”, inverta seu sentido
  5. Avalie as ideias e soluções invertidas; avalie sua exequibilidade; aplique estas ideias

Brainstorming reverso – exemplo

Um gerente de manutenção em uma planta industrial sabe que muitos dos problemas que enfrenta poderiam ter soluções vindas do chão da fábrica, seja dos mantenedores, seja dos operadores.

No entanto, tem dificuldade em fazer com que as sugestões de melhoria cheguem à sua gerência. Já pensou e tentou caixas de sugestões, reuniões com pessoal de fábrica, caminhadas gerenciais pela planta…

Poderia ser útil fazer um brainstorming reverso com sua equipe para ver o que poderia EVITAR que as sugestões de melhoria cheguem à sua gerência. O mesmo pode ser feito em situações nas quais se quer descobrir tendências e preferências de clientes de um negócio.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo (youtube.com/c/blogtek). Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.