Ativos de processos organizacionais
Ativos de processos organizacionais: estes termos são bastante comuns aos que se preparam para obter a certificação PMP, do PMI (Project Management Institute). Neste processo de estudos, os candidatos memorizam em que processos estes ativos representam entradas, lembram-se de que estes ativos não constituem Ferramentas e Técnicas, quais processos geram atualizações destes ativos, diversas informações, porém poucos realmente se preocupam em saber o que EFETIVAMENTE significa esta expressão: Ativos de processos organizacionais. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Ativos de processos organizacionais – definição

Ativos de Processos Organizacionais
Segundo o PMBoK Guide (6ª edição – leia aqui algumas mudanças importantes nesta nova edição) são os planos, processos, políticas, procedimentos e as bases de conhecimento específicas da organização e por ela utilizados, incluindo quaisquer artefatos, práticas ou conhecimentos de quaisquer organizações envolvidas no projeto que possam ser usados para executar ou administrar o projeto. Podem ser divididos em duas categorias: 1) Processos e procedimentos, e 2) Base de conhecimento corporativo
Ativos de processos organizacionais – processos e procedimentos
Em toda organização, em todo projeto, as atividades se desenvolvem segundo processos. Quão melhor o nível organizacional, mais elaborados e consistentes são os processos e os procedimentos que regem as atividades da empresa ou projeto.
Esta forma organizada de trabalhar é o que consiste nos “Ativos de processos organizacionais”. Eis alguns exemplos:
- Normas e procedimentos (qualidade, segurança, gestão)
- Instruções de trabalho
- Modelos (análise de risco, Estruturas analíticas de projeto, diagramas de rede, modelos de contratos, modelos de relatórios)
- Permissões de trabalho
Ativos de processos organizacionais – base de conhecimento corporativo
Analogamente, além de procedimentos e processos, existe um conhecimento corporativo, que reflete a cultura e hábitos da empresa, baseado em informações históricas e lições aprendidas. Alguns exemplos:
- Dados de medição de processos (produtividade, desempenho, cronogramas e orçamentos previstos e realizados)
- Arquivos com registro de ações gerenciais executadas ao longo de projetos anteriores
- Base de dados corporativos
Ativos de processos organizacionais – complementos
Os ativos de processos organizacionais estão relacionados aos processos da empresa, que contribuem para o sucesso do projeto (diferentemente dos Fatores Ambientais da Empresa, os quais podem ser internos ou externos, e auxiliar ou prejudicar o sucesso do projeto). Por isso, dos 49 processos que constam do PMBoK Guide 6ª edição, em 38 deles os Ativos de processos organizacionais são entradas para os processos. Como estes processos podem ser melhorados e modificados ao longo do projeto, em 14 processos as atualizações destes ativos constituem saídas dos processos.
Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- Ativos de processos organizacionais
- exemplos de ativos de processos organizacionais
- o que se preocupa com os processos organizacionais?
- rol exemplificativo de ativos de processos organizacionais
- se preocupa com os processos organizacionais?
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.