Liderança e Gestão

Comente 17.12.14 2911 Vizualizações Imprimir Enviar
Appreciation: So what? – E daí?

Appreciation (So what? – E daí?): já publicamos aqui no Blogtek diversos artigos sobre Solução de Problemas, e Identificação da Causa Básica, dentre os quais “Os 5 porquês”. Hoje iremos em direção oposta – enquanto os 5 porquês nos auxiliam a identificar a causa básica de um determinado evento, ou seja, em direção ao passado, a técnica hoje abordada nos ajudará a vislumbrar desdobramentos futuros de fatos correntes.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Appreciation: So what? – E daí? – contextualização

O primeiro contato que tive com esta técnica foi através do site “Mindtools”, excelente site (em Inglês), para treinamento gerencial e de liderança. Não encontrei referências em Português, então me arrisco a fazer uma tradução livre. A tradução literal do termo “Appreciation” nos leva a “Apreciação”, termo que não ilustra adequadamente a técnica (aliás, mesmo em Inglês, pesquisando no Google, 95% das referências encontradas nos remetem a “Apreciação” em seu sentido mais comum, o de apreciar algo – apenas 5% das referências abordam a técnica aqui mencionada).

Como a aplicação da técnica, em Inglês, leva à utilização sucessiva da pergunta “So what?” a um fato, estou propondo a utilização do termo “E daí?”.

Appreciation: So what? – E daí? – a técnica

Na realidade, intuitivamente estamos sempre aplicando esta técnica, ao buscar identificar as consequências de um fato ou decisão a ser tomada. O mérito da técnica vem do fato de sistematizar, de nos condicionar a identificar todas, ou pelo menos, a maioria das consequências.

De forma similar a técnica dos 5 porquês, em que vamos sucessivamente perguntando o porquê da ocorrência de um fato (o número 5 não é cabalístico – geralmente se identifica a causa básica com 5 porquês, mas nada impede que se obtenha sucesso com mais ou menos questionamentos), na técnica do “E daí?”, vamos sucessivamente aplicando esta pergunta visando obter os desdobramentos de um determinado fato.

Appreciation: (So what? – E daí?) – exemplo

As referências a esta técnica mencionam seu uso por estrategistas militares, bem como por Sherlock Holmes, na elucidação de alguns crimes.

Segue um exemplo hipotético de aplicação da técnica:

Fato: O prazo para colocarmos esta planta em produção é muito curto.

E daí? O projeto tem que ser implementado rapidamente.

E daí? O custo cresce muito, e há outros fatores de custo.

E daí? Além do custo de capital (CAPEX), há o custo operacional (OPEX).

E daí? Temos que otimizar o custo total.

Conclusão: Para agilizar o processo, e buscar otimizar o custo total, vamos optar por fazer um “design competition”, processo em que empresas selecionadas por sua expertise elaboram o projeto básico, estimam os custos de projeto, instalação (CAPEX) e o custo operacional (OPEX), e a decisão é tomada considerando o custo total.

Outros artigos sobre ferramentas de solução de problemas serão publicados em breve no Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

 

Incoming search terms:

  • so what grupo

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.