Liderança e Gestão

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Análise VRIO – identifique sua Vantagem Competitiva

Análise VRIO – identifique sua vantagem competitiva: a análise VRIO é uma técnica desenvolvida ao longo da primeira década deste século por Jay Barney, professor de Gestão Estratégica, como forma de avaliar os recursos de uma organização: recursos financeiros, humanos, tangíveis e intangíveis (informação, conhecimento). VRIO é o acrônimo (que é o mesmo em Inglês e Português) para: Value (Valor), Rarity (Raridade), Imitability (Imitabilidade) e Organization (Organização). Conheça mais artigos sobre avaliação empresarial: Six Box Model, Core Competence Model, Análise SWOT, Análise SOAR, 5 Forças de Porter. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Análise VRIO – Valor

 Sua empresa ou organização oferece aos clientes algum recurso que agregue valor?

Sua empresa consegue explorar oportunidades ou neutralizar concorrentes com alguma capabilidade interna?

Quais atividades diminuem o custo de produção, sem afetar o valor percebido pelo cliente?

Quais atividades aumenta a diferenciação do produto e o valor percebido pelo cliente?

Sua marca tem reputação no mercado?

Seus colaboradores têm expertises únicas, diferenciadas, no mercado?

  • Não: Você está em Desvantagem Competitiva e precisa reavaliar seus recursos e capabilidades
  • Sim: mova para o próximo passo, Raridade

Análise VRIO – Raridade

Há poucas empresas no mercado que têm estes recursos, ou que podem desenvolvê-los de forma similar à sua empresa?

É difícil aos concorrentes obterem estes recursos?

Você dispõe de recursos e capabilidades escassos no mercado?

Você dispõe de algo difícil de ser encontrado?

  • Não: sua organização tem Valor, mas carece de raridade, o que o coloca na posição de Paridade Competitiva. Seus recursos têm valor, mas são comuns, o que torna a competição mais difícil. Busque meios de atender a estas questões antes de avançar para o próximo passo.
  • Sim: com Valor e Raridade confirmados, avance para o próximo passo – Imitabilidade.

Análise VRIO – Imitabilidade

É difícil para os concorrentes reproduzirem seus recursos ou produtos?

Seus produtos estão protegidos por patentes?

Seus recursos e capabilidades são complexos?

Dificilmente se obtém um recurso substitutivo equivalente?

É difícil identificar os processos e atividades envolvidos em seus recursos ou produtos?

É oneroso para seus concorrentes se capacitarem para gerarem os esmos recursos e produtos que sua empresa?

  • Não: sua organização tem Valor e Raridade, mas é facilmente imitada, seus produtos serem ofertados de forma similar, logo você tem uma Vantagem Competitiva Temporária. Procure criar diferenciais em seus serviços ou produtos que os tornem mais difíceis de serem imitados.
  • Sim: se seus produtos ou serviços agregam Valor, são Raros e difíceis de serem Imitados, mova para a próxima etapa: Organização

Análise VRIO – Organização

Sua empresa tem um efetivo Processo de Gestão Estratégica?

Há adequados sistemas de avaliação e recompensa?

Sua empresa tem uma cultura de incentivar e reconhecer inovações?

Há bons sistemas de controle e gerenciamento?

Os processos administrativos, de gestão, culturais, estão adequados?

  • Não: Ainda que seus recursos tenham Valor, Raridade e sejam dificilmente Imitados, sua empresa não conseguirá desenvolver o pleno potencial destes recursos ou produtos. Você tem uma Vantagem Competitiva Subutilizada.
  • Sim: você tem uma Vantagem Competitiva!
Análise VRIO - Resumo
Análise VRIO – Resumo

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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