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Análise SWOT – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Stonner 29 Comentários 14.08.13 224105 Vizualizações Imprimir Enviar

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é um instrumento extremamente simples e poderoso para auxiliar o empreendedor a estabelecer seu Planejamento estratégico. A análise SWOT é bem conhecida, e iremos aqui dar um roteiro para otimizar a elaboração da análise SWOT. Para ser notificado dos novos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ UTILIZADO POR TERCEIROS.

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Análise SWOT – diagrama

A análise SWOT consiste basicamente em construir um sistema de quadrantes como ilustrado a seguir, identificando no Ambiente Interno quais são as Forças e Fraquezas, e no Ambiente Externo, quais são as Oportunidade e Ameaças.

Análise SWOT - Diagrama

Análise SWOT – Diagrama

O que são cada um destes elementos?

Análise SWOT – conceitos básicos

Businessman With Idea Concept by 89studioForças:

São possíveis exemplos de Forças de uma Organização:

Gestão Competente – Marca Forte – Liquidez – Reputação de produtos e/ou serviços – Estabilidade Financeira – Boas instalações e equipamentos – Capacidade de inovação – Localização da empresa (que pode também ser uma fraqueza) – Qualidade dos produtos

Fraquezas:

Fraquezas de uma Organização poderiam ser:

Baixa visibilidade – Falta de diferenciação – Comunicação deficiente – Falta de coesão na administração – Equipe insuficientemente capacitada – Reputação duvidosa

Oportunidades:

No Ambiente Externo, exemplos de Oportunidades são:

Mercado em expansão – Alianças estratégicas – Novo segmento no mercado – Demanda de novos produtos e/ou serviços – Saída de um concorrente

Ameaças:

Novos concorrentes – Guerra de preços – Concorrência predatória – Novas tecnologias (pode ser Oportunidade ou Ameaça, conforme se detenha ou não novas tecnologias) – Crise econômica – Instabilidade política – Novos tributos

Análise SWOT – perguntas a serem feitas

Para identificar os elementos que compõem a análise SWOT, há algumas perguntas que nos auxiliam a sair da subjetividade:

Forças:

Que vantagens sua Organização tem?

Em que sua Organização é melhor que a concorrência?

O que é visto como Força de sua organização pelo mercado?

O que seus clientes apreciam em sua Organização?

Quais são os produtos e serviços em que sua Organização faz a diferença?

Fraquezas:

Onde sua Organização pode melhorar?

O que seus clientes não apreciam em sua Orgnização?

O que já o fez perder clientes?

Oportunidades:

Quais são as tendências do mercado?

Há previsão de melhorias urbanas em sua localização?

Há previsão de eventos em sua área de negócios?

Algum programa de governo pode lhe carrear clientes ou serviços?

Ameaças:

Há novos produtos ou serviços surgindo em seu mercado?

Há novos concorrentes se instalando em sua área?

Há mudanças tecnológicas que possam afetar seus processos ou produtos?

Análise SWOT – da Análise ao Planejamento estratégico

Uma vez identificadas as Forças e Fraquezas, Ameaças e Oportunidades, como tirar desta análise insumos pra o nosso planejamento estratégico?

Devemos, em diagrama similar ao anterior, avaliar as conjunções (Forças e Fraquezas) x (Oportunidades e Ameaças):

Análise SWOT - estratégias

Análise SWOT – estratégias

Desenvolvimento (Forças + Oportunidades):

Aproveitar ao máximo as Forças para maximizar as Oportunidades.

Crescimento (Fraquezas + Oportunidades):

Desenvolver estratégias que minimizem as Fraquezas, e otimizem usufruir das Oportunidades.

Manutenção (Forças + Ameaças):

Potencializar as Forças para minimizar os efeitos das ameaças.

Sobrevivência (Fraquezas + Ameaças):

Desenvolver estratégias que minimizem as Fraquezas, e possivelmente, contornem as Ameaças.

 

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Luiz Carlos Ramos Cruz

    Vou passar a compartilhar ests excelentes artigos que nos brinda o Prof Stonner, que com sua pedagogia nos facilita o entendimento…
    Obrigado Stonner – Obriagdo mesmo por disseminar os conhecimentos, enfim a minha referência em assuntos de planejamento…

  • dalmomarques@hotmail.com

    Parabéns Professor Stonner por levar o conhecimento para todos nós fora dos bancos acadêmicos.

  • Obrigado, Dalmo. Conto com seus comentários e sugestões!

  • CARLOS AUGUSTO

    Prezado Stonner, parabenizo pela iniciativa em compartilhar este material e pela qualidade do mesmo. Faço apenas a seguinte recomendação: Na primeira figura, sugiro trocar as frases “Ambiente Externo” e “Ambiente Interno” de lugar, pois nos leva a fazer um relacionamento inadequado com o conteúdo dos quadrantes abaixo.

    O texto “… quadrantes como ilustrado a seguir, identificando no Ambiente Interno quais são as Forças e Fraquezas, e no Ambiente Externo, quais são as Oportunidade e Ameaças.”, acima da referida figura está correto.

  • Obrigado, Carlos Augusto, você tem razão! Providenciarei a correção!!!

  • Tiago Damy

    Muito obrigado prof. Stonner. Já cansei de ver SWOT em aulas, porém param na listagem… e daí? o que fazer depois?
    Baseado no seu artigo ainda penso que seria bom montar dentro dos quadrantes: Desenvolvimento / Crescimento / Manutenção / Sobrevivência todo um plano de ação, daí pode-se até priorizar e definir orçamento e recursos como um todo. Seria por aí?

  • Sim, Tiago, é um bom começo!

  • José Gerson

    O SITE É MUITO BOM, TÉC. DE PLANEJAMENTO É UMA ÁREA MUITO PROMISSORA, VISITAREI SEMPRE ESSE SITE. uM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

  • José Gerson

    POR FAVOR ME ENVIE INFORMAÇÕES SOBRE TEC. DE PLANEJAMNETO.

  • Seja muito bem vindo, José Gerson…aqui no Blogtek estarei sempre publicando posts sobre planejamento.

  • Luana

    Os nomes ‘interno’ e ‘externo’ estão trocados, me confundiu :\

  • É verdade, Luana, tenho que corrigir!

  • Gilberto

    Apenas um detalhe: no diagrama inicial as posições de Ambiente Externo e Ambiente Interno estão invertidas.
    Stoner, parabéns pelo blog

  • Gilberto

    desculpe-me não havia visto os comentários dos colegas sobre a inversão no diagrama

  • Aelson Ferreira Cavalcante

    Gostei das respostas !!!

  • Valeu, Aelson, bem vindo ao Blogtek!

  • Pingback: blogtek.com.brMatriz de Boston - Inteligência de Mercado - blogtek.com.br()

  • Marilia

    Muito bem explicado!!

  • Obrigado, Marília, bem vinda ao Blogtek!

  • lndalva

    meus parabens por desenvolver algo tão rio e tao util, de tiramos muito proveito para implantação e instabilização dos nossos negocios,#MUITOBOMMESMOPARABENSMAISUMAVEZ#

  • Desculpe a demora na resposta!! Obrigado pela visita ao Blogtek!

  • Bruna Flores

    Uau!!!! Muito obrigada pelo blog e pela ajuda nos conteúdos, está me ajudando muito, fiquei muito feliz. Fique com Deus!

  • Muito obrigado, Bruna!!!!!

  • angelica marinello

    Gostei… Muito Bom!! Vou atribuir nos meus conhecimentos… muito Obrigado! Angelica

  • Olá, Angélica, obrigado, e muito bem vinda ao Blogtek!

  • Ivone de Castro

    Prof. Stonner

    Parábens … belo conteúdo. Esta me ajudando muito.

    Abs,

    Ivone de Castro

  • Obrigado, Ivone, seja bem vinda ao Blogtek! A partir de julho teremos, além de um artigo semanal, também um vídeo.

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