Análise Preliminar de Perigos
Análise Preliminar de Perigos: temos publicado aqui no Blogtek diversos artigos sobre identificação de riscos, que é evidentemente uma fase preliminar do Gerenciamento de Riscos. Iniciaremos com este artigo uma série de posts sobre como lidar com os riscos identificados. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Análise Preliminar de Perigos (ou Análise Preliminar de Riscos)
A análise da terminologia utilizada nesta área nos faz representar o risco como o perigo “dividido” pelas medidas de proteção, portanto, quanto maiores forem as medidas de prevenção, menor será o risco.
Por exemplo, substâncias radioativas são um perigo, porém a operação de uma usina nuclear tem risco plenamente aceitável pelos mais rígidos critérios de SMS, devido às salvaguardas implementadas.
Neste sentido, o nome mais adequado seria “Análise Preliminar de Perigos”, pois estão sendo avaliados os perigos de determinada atividade, para que se possa implementar as medidas de salvaguarda eficazes de forma a termos um risco aceitável.
No entanto, o importante é praticar a análise preliminar, independente da nomenclatura!!!
Análise Preliminar de Perigos – conceito
O próprio nome da técnica (preliminar) já ilustra o fato de ser uma técnica aplicada nas fases iniciais de um projeto ou de uma nova atividade. Em Manutenção, a técnica é mandatória para qualquer atividade não rotineira.
A técnica se desenvolveu inicialmente no meio militar norte-americano, quando da investigação sobre a explosão sucessiva de 4 silos de lançamento dos mísseis Atlas, dos 72 silos em operação (http://www.atlasmissilesilo.com/accidents.htm).
A Análise Preliminar de Perigos consiste fundamentalmente da construção de uma tabela, na qual são elencados os perigos inerentes a um sistema, processo ou atividade, quais as causas e possíveis consequências. Esta tabela pode ser expandida e melhorada, agregando colunas para Modos de Detecção, Probabilidade, Impacto e consequentemente a categoria do Risco, conforme a Matriz de Riscos. Podem ser agregadas também as medidas preventivas, corretivas ou mitigadoras, responsável, prazos, tornando a planilha em um Plano de Ação.
Análise Preliminar de Perigos – Equipe
Para a elaboração de uma Análise Preliminar de Perigos, sugere-se a composição de uma equipe de 5 a 8 pessoas, incluindo especialistas técnicos, e um conhecedor da Segurança Industrial e com domínio da técnica de Análise Preliminar de Perigos.
Coordenador: será o responsável por definir a equipe, programar as reuniões, reunir o material documental necessário (fluxogramas de processo, especificações, normas, etc.), distribuir a carga de trabalho oriunda das recomendações.
Líder: deve ter conhecimento da metodologia, para disseminá-la entre os presentes e conduzir as reuniões.
Especialistas: pessoas com conhecimento específico sobre os processos em análise.
Relator ou secretário: incumbido de anotar e fazer as atas das reuniões, e cuidar dos aspectos organizacionais.
Análise Preliminar de Perigos – exemplo
Segue um exemplo de uma APP real:
Para auxiliar na classificação da frequência, podemos nos orientar pela tabela a seguir:
E para avaliar a severidade dos impactos, temos a tabela abaixo:
O produto Probabilidades x Severidade permite categorizar o risco conforme a Matriz de Risco a seguir:
Breve, publicaremos outros artigos Análise de Risco. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- Analise Preliminar de Perigo
- análise preliminar de risco
- exemplos de Analise preliminar de perigo
- como fazer analise preliminar risco
- analise preliminar de risco gasolina
- analise de risco posto de combustivel
- analise preliminar de perigos
- analise preliminar de perigo posto de combustivel
- analiae preliminar de perigos
- analise preliminar de perigo pronto de um posto de combustivel pronto
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.