Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos (FTA e ETA)
Análise de Árvore de Falhas e Análise de Árvore de Eventos – temos publicado aqui no Blogtek inúmeras ferramentas que nos auxiliam na análise de risco, tais como HAZOP, Checklists, Análise Preliminar de Perigos, 5 porquês, What if, Análise da Causa Básica… Hoje iremos discorrer sobre duas técnicas de nomes similares, Análise de Árvore de Falhas e Análise de Árvore de Eventos, evidenciando suas características e modo de aplicação. Posteriormente publicaremos artigos sobre como utilizar cada uma destas ferramentas. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Análise de Árvore de Falhas e Análise de Árvore de Eventos – conceitos
Análise de árvore de falhas:
Uma análise de árvore de falhas (FTA – do Inglês, Fault Tree Analysis) é um procedimento dedutivo (Por que aconteceu?), top-down, que busca identificar, a partir de uma ocorrência indesejável (falha), denominada Evento Topo, as possíveis causas para esta falha, identificando a probabilidade de ocorrência e os conjuntos mínimos de fatores que podem levar a esta falha (minimal cut sets).
Análise de árvore de eventos:
Uma análise de árvore de eventos (ETA – do Inglês, Event Tree Analysis) é um procedimento indutivo, bottom-up, que mostra todos os resultados possíveis advindos de um evento iniciador, acidental, e avalia quais impactos podem decorrer deste evento.
Ambas técnicas podem ser utilizadas em conjunto com os RBD’s (Reliability Block Diagrams).
Análise de Árvore de Falhas e Análise de Árvore de Eventos – exemplos
Adaptado de System Safety and Risk Management, publicação da NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) – http://www.cdc.gov/niosh/docs/96-37768/pdfs/96-37768.pdf
Um tanque contendo determinado produto perigoso é protegido contra derramamento de produto por excesso de volume no tanque por um sistema de boia que aciona um interruptor S, o qual aciona uma bomba P para drenar o produto excedente para local seguro. É premissa de que o fornecimento de energia para a bomba seja absolutamente confiável. Adicionalmente, um alarme X é acionado na casa de controle, alertando os operadores a acionarem manualmente um dreno D, caso a bomba falhe. Admitamos que tanto o uso da bomba como a drenagem controlem adequadamente o nível, não permitindo extravasamento do produto.

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos – exemplo de aplicação
Iremos aqui apenas visualizar a Árvore de Eventos representando as possíveis respostas do sistema, e a Árvore de Falhas para o evento topo Falha no controle do extravasamento (vazou produto…). Em próximos artigos do Blogtek veremos como são construídas estas árvores, e como são quantificadas as probabilidades de falha.
Análise de árvore de eventos:

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos – exemplo de ETA
Análise de árvore de falhas:

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos – exemplo de FTA
Diagrama de blocos de confiabilidade:

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos – exemplo de RBD
No diagrama de blocos de confiabilidade, podemos visualizar os conjuntos de corte, ou seja, os agrupamentos que levam à falha: S, P/X e P/D
Estamos sempre publicando artigos sobre Liderança e Gestão, SMS, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- arvore de falhas
- arvore de falhas exemplo
- analise de arvore de eventos
- Árvore de eventos
- arvore de falha
- analise de arvore de falhas
- Análise por árvore de eventos
- Resposta fta analise de folha da arvore
- arvore de analise de falhas
- analise da arvore de eventos
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.