Gestão da Manutenção

9 Comentários 13.07.15 37055 Vizualizações Imprimir Enviar
Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos (FTA e ETA)

Análise de Árvore de Falhas e Análise de Árvore de Eventos – temos publicado aqui no Blogtek inúmeras ferramentas que nos auxiliam na análise de risco, tais como HAZOP, Checklists, Análise Preliminar de Perigos, 5 porquês, What if, Análise da Causa Básica… Hoje iremos discorrer sobre duas técnicas de nomes similares, Análise de Árvore de Falhas e Análise de Árvore de Eventos, evidenciando suas características e modo de aplicação. Posteriormente publicaremos artigos sobre como utilizar cada uma destas ferramentas. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Análise de Árvore de Falhas e Análise de Árvore de Eventos – conceitos

Análise de árvore de falhas:

Uma análise de árvore de falhas (FTA – do Inglês, Fault Tree Analysis) é um procedimento dedutivo (Por que aconteceu?), top-down, que busca identificar, a partir de uma ocorrência indesejável (falha), denominada Evento Topo, as possíveis causas para esta falha, identificando a probabilidade de ocorrência e os conjuntos mínimos de fatores que podem levar a esta falha (minimal cut sets).

Análise de árvore de eventos:

Uma análise de árvore de eventos (ETA – do Inglês, Event Tree Analysis) é um procedimento indutivo, bottom-up, que mostra todos os resultados possíveis advindos de um evento iniciador, acidental, e avalia quais impactos podem decorrer deste evento.

Ambas técnicas podem ser utilizadas em conjunto com os RBD’s (Reliability Block Diagrams).

Análise de Árvore de Falhas e Análise de Árvore de Eventos – exemplos

Adaptado de System Safety and Risk Management, publicação da NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) – http://www.cdc.gov/niosh/docs/96-37768/pdfs/96-37768.pdf

Um tanque contendo determinado produto perigoso é protegido contra derramamento de produto por excesso de volume no tanque por um sistema de boia que aciona um interruptor S, o qual aciona uma bomba P para drenar o produto excedente para local seguro. É premissa de que o fornecimento de energia para a bomba seja absolutamente confiável. Adicionalmente, um alarme X é acionado na casa de controle, alertando os operadores a acionarem manualmente um dreno D, caso a bomba falhe. Admitamos que tanto o uso da bomba como a drenagem controlem adequadamente o nível, não permitindo extravasamento do produto.

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos - exemplo de aplicação

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos – exemplo de aplicação

Iremos aqui apenas visualizar a Árvore de Eventos representando as possíveis respostas do sistema, e a Árvore de Falhas para o evento topo Falha no controle do extravasamento (vazou produto…). Em próximos artigos do Blogtek veremos como são construídas estas árvores, e como são quantificadas as probabilidades de falha.

Análise de árvore de eventos:

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos - exemplo de ETA

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos – exemplo de ETA

Análise de árvore de falhas:

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos - exemplo de FTA

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos – exemplo de FTA

Diagrama de blocos de confiabilidade:

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos - exemplo de RBD

Análise de árvore de falhas e Análise de árvore de eventos – exemplo de RBD

No diagrama de blocos de confiabilidade, podemos visualizar os conjuntos de corte, ou seja, os agrupamentos que levam à falha: S, P/X e P/D

Estamos sempre publicando artigos sobre Liderança e Gestão, SMS, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Incoming search terms:

  • arvore de falhas
  • arvore de falhas exemplo
  • analise de arvore de eventos
  • arvore de falha
  • Árvore de eventos
  • analise de arvore de falhas
  • arvore de analise de falhas
  • Resposta fta analise de folha da arvore
  • exemplo de arvore de falhas
  • Análise por árvore de eventos

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.