A Gestão Estratégico-Financeira da Manutenção – Parte 2
No último post, tivemos a honra de publicar a primeira parte desta contribuição do Engenheiro e Professor Lourival Tavares. Damos aqui continuidade ao artigo Gestão Estratégico-Financeira da Manutenção. Para continuar recebendo os artigos, cadastre seu e-mail aqui no topo do blog, em Assine o Blogtek.
A MANUTENÇÃO NA ERA GLOBALIZADA
Para que a Manutenção possa ser eficiente, eficaz e efetiva e, desta forma contribuir para a sobrevivência das empresas, no atual mundo globalizado deve buscar atender às seguintes condições:
1) Escolher a estrutura organizacional adequada (Centralizada, Descentralizada, Mista)
Na estrutura centralizada o órgão de manutenção está localizado no mesmo nível dos níveis operacionais e atende a todos eles com uma única equipe.
Este tipo de estrutura está sendo adotado em 32% das empresas brasileiras segundo a pesquisa da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção) no ano de 2011.
Na estrutura descentralizada a manutenção fica distribuida sob cada área operacional. O grande inconveniente deste tipo de estrutura é que ao distribuir o Planejamento e Controle da Manutenção e a Engenharia de Manutenção pelas áreas operacionais se geram diversos padrões diferentes de procedimento o que impossibilita a integração corporativa da função. De acordo con a pesquisa da ABRAMAN de 2011, 27% das empresas brasileiras adotam este tipo de estrutura.
Na estrutura mista cada área operacional tem uma equipe para atender as atividades regulares da área e existe um órgão de manutenção ao mesmo nível dos operacionais onde se centraliza o Planejamento, Controle e Gestão da Manutenção além de uma equipe chamada “Oficina Central” que está qualificada para atender a qualquer das áreas que necessitem de reforço em seus efetivos. Este tipo de estrutura é adotada por 41% de las empresas brasileiras de acordo com a pesquisa da ABRAMAN de 2011.
2) Estabelecer o vínculo entre a estrutura selecionada e a empresa.
Por suas características de atuação, a manutenção se relaciona com as áreas que atuam na relação externa da empresa, ou seja, Operação, Vendas, Marketing e Patrimonio.
Por sua vez, manutenção também se relaciona con as áreas que provêem os recursos para que a empresa possa desenvolver sua atividade, ou seja, Materiais, Compras, Contratos, Recursos Humanos, etc.
Portanto, manutenção é, por sua natureza funcional uma função corporativa e, por conseguinte, tem deveres e responsabilidades inerentes ao êxito ou fracasso da empresa.
3) Estabelecer a Missão e a Visão
Para cumprir as exigências cada vez maiores de atuação é recomendável que esteja definida a Missão e a Visão da área de manutenção e dentre as diversas sugestões que encontramos em nossa investigação, as que nos pareceram mais adequadas são:
MISSÃO – Oferecer a nossos clientes soluções efetivas baseadas em serviço Oportuno, Inovador, Confiável, de Custo Competitivo em tudo relacionado à Manutenção e atividades afins que psamos desenvolver.
VISÃO – Ser considerada, pela empresa à qual oferecemos e damos nosso serviço, como a melhor opção dentro de nossas atribuições.
A definição da Missão e Visão tem que estar bem clara e difundida entre o pessoal pois, se não, temos o risco de nos transformarnos em um “órgão pato”! (3)
O pato é uma ave que faz de tudo – voa, nada sobre a água, nada embaixo da água, anda, canta – porém faz tudo isto muito mal!! (3)
Cadastre seu e-mail no topo do blog (Assine o Blogtek!) para receber automaticamente as atualizações do blog. Seu e-mail NÃO será usado para fins comerciais.
Compre o livro do Engenheiro Lourival Tavares:
REFERÊNCIAS
(1) Caja de Herramientas – www.infomipyme.com/…/custos.htm – Guatemala – Consulta en 13 mar 2012
(2) Aplicação del Lean Manufacturing al Manutenção – Ing. Jorge Luiz M. Felix – TCC 24 ENGEMAN – Mar 2012
(3) Ing. Rodolfo Stonner – Curso Diplomado PEMEX 2007
(4) www.portalgerenciais.com.br – Histórico da Administração Estratégica – Marcopolo Marinho – Acesso em 07 Sep 2012
Incoming search terms:
- áreas de uma empresa
- lorival tavares engenheiro
- Quanto que é o curso mcn10 elétrica
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.