A Curva de Avanço
A Curva de Avanço (físico ou financeira) é uma ferramenta de planejamento muito prática e usual, pois permite em uma rápida análise identificar o status e tendências do Projeto. Como é construída a Curva de Avanço? Os softwares de planejamento podem gerá-la, mas é sempre importante para o Profissional de Planejamento conhecer o processo. Se quiser ser notificado sobre novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Curva de Avanço – começando pelo diagrama de precedências
Temos a seguir um projeto hipotético, representado através de sua rede de precedências, a qual mostra como estão conectadas e interdependentes as atividades. Dentro de cada retângulo que representa as atividades, temos as durações e os recursos empregados.
A seguir, mostramos o cálculo das datas mais cedo e mais tarde, conforme já foi mostrado aqui em artigo anterior – Datas mais cedo e mais tarde. Desta maneira, identificamos o caminho crítico.
Curva de Avanço – construindo o cronograma
A partir das datas mais cedo, constrói-se o cronograma, como se vê a seguir:
Poderíamos fazer o nivelamento de recursos, mas não é este o foco deste post. Se quiser conhecer o assunto, leia o artigo O conceito de Nivelamento.
Curva de Avanço – alocando os recursos
Na figura seguinte, temos os recursos utilizados em cada atividade:
A seguir, vamos calcular, para cada atividade, quantos homens-hora estão sendo utilizados em cada período (observe que os períodos considerados são de 2 horas, ou de 2 unidades de tempo):
Totalizando os homens-hora a cada período, temos os dados que necessitamos para construir a Curva de Avanço, que consiste no avanço acumulado do trabalho, resultando nesta curva:
A curva de avanço poderia ser construída utilizando total de homens-hora ou percentual de avanço.
Pode-se também construir a Curva de Avanço a partir de um Cronograma baseado na EAP (Estrutura Analítica de Projeto).
Curva de Avanço – uma observação importante
Ao fazer o acompanhamento, ou seja, registrando o que está ocorrendo durante a execução do projeto, é importante NÃO confundir consumo de Homens-hora com Avanço Físico.
Observe que se uma atividade estava prevista para consumir 40 Hh, se a equipe alocada a esta atividade não apresentar boa produtividade, esta atividade poderá consumir 60 Hh…e este consumo de Hh NÃO significa maior avanço. Pelo contrário, reflete a improdutividade da equipe…
Por isto, prefiro trabalhar na forma de percentual.
De forma análoga, alocando-se os custos de cada atividade, construiríamos a Curva de Avanço Financeiro.
Este exemplo de Curva de Avanço foi construído a partir do diagrama de precedências, que levou à construção do cronograma baseado nas datas. Há alguns serviços (por exemplo, manutenção e montagem de itens de tubulação, serviços de pintura, serviços de isolamento, terraplenagem…) onde muitas atividades não tem precedência. Podem ter diferentes prioridades, porém terraplenar a área 5 geralmente não depende de terraplenar a Área 4, assim como a substituição de uma válvula gaveta em uma tubulação usualmente não tem relação de dependência com a calibração de um suporte de mola.
Para estes tipos de serviços, em que não há rede de precedências, a curva de avanço é construída a partir de um modelo matemático. É a chamada Curva de Avanço Padrão. Breve publicaremos um artigo sobre o assunto. Se quiser ser notificado sobre novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- cronograma mais cedo e mais tarde
- curva de avanço data inicio e data final
- wbs diagrama de rede
- diferenca entre o percentual de avanço financeiiiro e fisico da obra
- avanço fisico
- como descubrir o avanso de uma curva
- como fazer curva de avanço de execução no excel?
- como fazer um curva s cedo e tarde no project 2013
- como saber o avanco de uma curva
- curva de avanço
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.