Gestão da Manutenção

24 Comentários 09.06.13 8172 Vizualizações Imprimir Enviar
8 segredos para o sucesso de uma Parada de Manutenção

Pipe Line by supakitmodVimos em artigo recente, o Planejamento de uma Parada de Manutenção, que este evento é um projeto, posto que tem todas as características de projeto segundo a definição do PMBoK Guide. Porém, a Parada de Manutenção tem peculiaridades próprias, dentre as quais se destaca o curto prazo de execução, e consequentemente, o pequeno prazo disponível para correções.

Por isto, destacamos aqui alguns segredos para a obtenção do sucesso em uma Parada de Manutenção, aprendizado de cerca de 20 anos trabalhando em Paradas, em mais de 36 eventos distintos.

1-     Planejamento Integrado da Parada de Manutenção

Structure Of Process Plant by supakitmodRaramente todas as atividades de um contrato estão concentradas em um único Contrato. Cada contratada tem uma frente específica de serviços, e faz o planejamento dos SEUS serviços. Quando da execução, muitas interfaces indesejáveis ocorrem, prejudicando o andamento dos serviços, e cada contratada culpando a outra, e todas culpando a Fiscalização. Algumas destas interfaces são imprevisíveis, porém muitas podem ser previstas, se os planejamentos de todas as frentes de serviços forem executados em softwares compatíveis. Os principais softwares de Gerenciamento de Projetos, MS-Project, Primavera e outros permitem que se trabalhe com múltiplos projetos, integrando o planejamento.

2-     Coordenador de serviços de apoio

Oil Refinery Plant Night Scene Nearby River by samuiblueOs problemas mais técnicos, ainda que possam ser difíceis, conquistam a todos. Todos engenheiros e técnicos gostam de dar sua parcela de contribuição para a solução destes problemas. Porém, os problemas mais prosaicos…estes ninguém quer se envolver, não dão “status”, mas dão muita dor de cabeça, e vão estourar geralmente sobre o coordenador da parada. Faltou água gelada…banheiros entupidos…comida atrasada ou estragada…falta de transporte…tudo é motivo para os trabalhadores cruzarem os braços, ou no mínimo, diminuírem sua produtividade. E, evidentemente, a cobrança vem para cima do coordenador, que tem que buscar as soluções…a menos que ele tenha sido previdente e tenha definido um elemento para ser o Coordenador dos Serviços de Apoio! Não se esqueça de na próxima parada fazer o rodízio! Ninguém quer esta função para sempre!

3-     Espaço físico único para a Parada de Manutenção

Industrial Worker Welding In Factory by koko-tewanApesar de paradas ocorrerem em unidades com as plantas já construídas, e portanto com espaço físico limitado, busque ao máximo colocar toda a equipe em um espaço único, um container ou galpão de médio porte. Há tantas interfaces, tantas pequenas questões a serem resolvidas no dia-a-dia, que é mais prático ter todos à vista, para que a qualquer instantes pessoas da Inspeção, Operação, Engenharia, Suprimentos, Planejamento, Segurança, possam rapidamente se reunir e definir rumos e estratégias. Cabe ao Coordenador saber e conseguir impor disciplina para que o ambiente não fique tumultuado.

4-     Reuniões diárias de Parada de Manutenção

Processing Column For Offshore Platform Under Construction by meepoohfotoO curto prazo disponível não permite ajustes tardios. Qualquer desvio tem que ser corrigido de imediato, portanto é fundamental que a Coordenação se reúna com os líderes das frentes de serviços, para checar a programação, discutir pendências e prioridades. O ideal é fazê-lo logo no início do dia, após verificar o andamento dos serviços noturnos, e ao final do dia, para eventuais ajustes na programação do turno noturno, e do dia seguinte. Por favor, nada de ata! Reuniões rápidas, uma boa estratégia, o bom é fazê-las de pé…sentados, as coisas tendem a se prolongar.

5-     Tubulação

Construction Workers by 9comebackOs serviços de tubulação (e atividades afins, pintura, isolamento térmico) são críticos em uma parada de manutenção. Certifique-se de que você tem todos os iso-testes (croquis dos trechos a serem testados hidrostaticamente, com os pontos de raqueteamento, drenagem e alívio), todas as raquetes separadas. Para este tipo de serviços, a estratégia de abordagem pode mudar ao longo da parada de manutenção: no início, para conferir maior produtividade, a programação deverá contemplar os serviços por áreas geográficas, garantindo que a equipe não tenha que se deslocar muito de um serviço para outro (são milhares de itens de tubulação); ao final, conforme as prioridades dos sistemas (por exemplo, sistema de vapor para teste das turbinas, com maior prioridade, seguido do sistema de gás combustível, para acendimento dos fornos). Matematicamente ter 97 % de avanço em todas as frentes possa ser equivalente a ter 100% em uma frente prioritária e 96% nas demais, para a partida da unidade é fundamental que os sistemas prioritários sejam concluídos antes dos demais.

6-     Checar desenhos

Chemical Plant In Night Time by supakitmodNão se fie nos desenhos!!! É extremamente comum que tenham sido feitas modificações de campo, e que estas não tenham tido “as built” (atualizações dos desenhos). Por isto, é fundamental que sua equipe técnica, antes da parada, confira os desenhos com a situação do campo. A propósito, por que não pensar em aproveitar esta oportunidade para fazer uma atualização dos desenhos através do scaneamento em Laser 3D?

7-     Atenção com os detalhes

Construction Site With Crane by bplanetCostumo dizer que ninguém tropeça em uma grande rocha, mas sim, nos pequenos pedregulhos. Então, atenção com os detalhes. Carga elétrica checada, pontos de alimentação disponíveis, todos equipamentos operam na tensão disponível? Quantos guindastes, como está o acesso, haverá escavações que impeçam trânsito de guindastes? Acessos aos equipamentos, limpeza química, andaimes, etc., tudo tem que ser pensado. Não faça apenas o Planejamento em nível de cronograma. Invista no Planejamento Executivo, envolva os líderes das frentes de serviço, o pessoal com experiência de campo!

8-     Pense fora da Caixa

Structure Of Process Plant by supakitmodNão iniba a criatividade do pessoal. Incentive-os a buscarem soluções inovadoras para acessos, movimentação de cargas em espaços restritos, dispositivos que facilitem os trabalhos. Será que uma chaminé ou uma torre tirados da base e colocados na horizontal não permitiriam maior produtividade? Muitos pontos não poderiam ser acessados para inspeção através de alpinistas industriais? Ou mesmo, a pintura de equipamentos altos, tais como chaminés, não poderiam ser feitos com alpinistas industriais? Ao invés da gamagrafia tradicional, porque não radiografia digital, que permite raios de isolamento menores? Horários diferenciados para atividades de soldagem, refratamento, etc.?

Reflita sobre estes tópicos antes de sua próxima parada. Você irá se surpreender com os benefícios. Leia mais em www.verriveritatis.com.br e no livro do nosso amigo e colaborador John Moschin, Sua Exa, o Prazo.

 

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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