Menu

8 regras de ouro para o gestor

Stonner 13 Comentários 30.03.15 5469 Vizualizações Imprimir Enviar

8 regras de ouro para o Gestor – em livros (Peter Drucker, Stephen Covey, tantos outros), na Internet (management.about.com, 12manage.com, forbes.com…), em diversos lugares encontramos dicas para auxiliar no gerenciamento. Blogtek fez aqui uma seleção dentre as diversas fontes, das que julgamos mais relevantes.   Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Regras de Ouro para o Gestor – primeira

Afaste o medo – seus colaboradores devem se sentir seguros o suficiente para expressarem suas ideias e dirimirem suas dúvidas, fazerem perguntas. Quantas pessoas já tivemos oportunidade de vermos entrarem calados e saírem mudos de reuniões, quando possivelmente teriam muito a agregar?

Regras de Ouro para o Gestor – segunda

Se ligue no problema, não no culpado – é muito mais produtivo e mais econômico descobrir como corrigir um problema do que perder tempo tentando descobrir de quem foi a culpa.

Regras de Ouro para o Gestor – terceira

Lidere pelo exemplo – seja um líder, que inspira, e não apenas um gerente, que manda. Se em determinada área de sua indústria são exigidos determinados EPI’s (equipamento de proteção individual), não deixe de usá-los sob a alegação de que você é o gerente, de que em sua visita você não está se expondo ao risco. Cumpra todas as normas internas da empresa. Se há uma decisão importante que afeta a todos da empresa, evidencie que você também está sendo afetado!

Regras de Ouro para o Gestor – quarta

Não EXECUTE nada – pessoalmente, entendo esta regra como colocada deliberadamente de forma exagerada, apenas para ilustrar a importância de NÃO ser excessivamente centralizador. Há gestores que não confiam em sua equipe, que são demasiadamente perfeccionistas, e por isso assumem a execução das tarefas. Ser gerente significa “Planejar, Organizador, Controlar e Dirigir”… Não há gerente que consiga EXECUTAR todas as atividades de um projeto, de uma gerência, por isso mesmo existem as equipes. Tentar executar tudo é condenar-se a trabalho excessivo, e o pior: certamente deixará de fazer algo realmente importante. Portanto, delegue, delegue, delegue… evidentemente confira a qualidade do material produzido para a equipe, e oriente seus membros sobre como você deseja o resultado, o que aliás, é inerente à próxima regra.

Regras de Ouro para o Gestor – quinta

Diga o que você quer, e não como fazê-lo – as pessoas se sentirão mais responsáveis, e desempenharão melhor, se você lhes der diretrizes, e não instruções. Haverá mais iniciativa, mais inovação, mais satisfação no cumprimento do trabalho, e certamente mais comprometimento com os resultados do trabalho. Instruções? Isto remete a treinamento, que é abordado na próxima regra…

Regras de Ouro para o Gestor – sexta

Treine sua equipe, especialmente os supervisores – treinamento não é apenas uma opção, é uma necessidade. A chave de seu sucesso é a produtividade de sua equipe, e para obter produtividade seu time tem que estar treinado, principalmente supervisores, os quais estão próximos dos executantes, e poderão garantir a execução de um bom trabalho.

Regras de Ouro para o Gestor – sétima

Saia de sua sala – percorrer o ambiente de trabalho melhora a produtividade, permite maior aproximação entre gestor e equipe, possibilita ao gestor melhor percepção do clima organizacional, e facilita a obtenção de informações as quais talvez não chegassem ao seu conhecimento.

Regras de Ouro para o Gestor – oitava

Estabeleça metas S.M.A.R.T. – este é um acrônimo propositado, pela semelhança com a palavra “smart”, que significa inteligente, esperto, sábio… as metas que devem ser colocadas para você e para sua equipe não podem ser subjetivas, portanto devem ser eSpecíficas, Mensuráveis, Atingíveis, Realísticas, e baseadas no Tempo. (leia mais em KPI – Key Performance Indicators)

Estamos sempre buscando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Incoming search terms:

  • principais diretrizes(normas) e regras de ouro
  • regras de ouro
  • REGRAS DE OURO DA GESTÃO
  • regras de ouro gestao
  • regras de ouro petrobras

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Gilmar Lima Bindá

    Parabéns pela iniciativa.

  • Wilson Barboza Silva Santos

    Excelente artigo muito bom !!!!

  • Luciano

    Ótimas regras de ouro, um gestor precisa ser exemplo em tudo, e antes disso, ele precisa exercer humilde, honestidade, ter empatia, assim ele ganha a confiança de qualquer subordinado.

  • Gilson Faissal

    Muito Bom, aprendi mais uma com o SMART

  • Obrigado, Gilmar!

  • Grato, Wilson Barboza!

  • De fato, Luciano, para ganhar a confiança não pode ter arrogância: honestidade e humildade são o caminho.

  • Obrigado, Gilson!!!

  • Alexandre Marques

    Otimas regras, parabens pelo seu trabalho.

  • Cedenir Ivan Calgaro

    Simples e perfeito.

  • Obrigado, Cedenir, bem vindo ao Blogtek!

  • ana kátia

    Breve e esclarecedor.

  • Obrigado, Ana Kátia, bem vinda ao Blogtek!

Publicidade

Liderança e Gestão

Brainstorming reverso – revirando os problemas

Comente Stonner 07.01.19
Liderança e Gestão

Quatro princípios da mudança – John Kotter

Comente Stonner 17.12.18
Gerenciamento de Projetos

Aversão à perda – como impacta a gestão?

Comente Stonner 10.12.18
Gerenciamento de Projetos

Inteligência Cultural – fundamental no ambiente globalizado

Comente Stonner 03.12.18
Gerenciamento de Projetos

Análise forense de cronogramas

Comente Stonner 26.11.18

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

85 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

63 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

45 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2019 Blogtek.