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5W1H – Plano de Ação

Stonner Comente 30.04.18 2234 Vizualizações Imprimir Enviar

5W1H – Plano de Ação: uma forma de desenvolver um Plano de Ação consiste em analisarmos os problemas decorrentes da Gestão, e percebermos a necessidade de definir ações, prazos, responsabilidades. Uma das formas mais habituais de estabelecer o Plano de Ação é usar a técnica do 5W1H, eventualmente ampliada para 5W2H. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, onde serão detalhadas estas ferramentas e outros tópicos de gerenciamento, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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5W1H – Plano de Ação: conceitos básicos

Obviamente, o primeiro passo para estabelecer um Plano de Ação é definir quais ações devem ser tomadas. Este primeiro passo é o What (O que?). Porém, como o Plano de Ação deve ser executado por diferentes pessoas, é necessário que todos o entendam. E entender o plano, significa entender o Por quê? Nasce aí o Why (Por quê?).

Ok, então já sabemos o que deve ser feito. Porém, quem deverá executar cada ação? Vem daí o Who (Quem?). Definido o que deve ser feito, e por que, e por quem, a pergunta subsequente é Quando (When?).

Quase lá! Porém, onde esta ação deve ser desenvolvida? No escritório, no campo? A resposta a esta pergunta está no Where (Onde?).

Para encerrar, é necessário saber como esta ação será executada, e aí temos o How (Como?).

5W1H – Plano de Ação: exemplo

O exemplo a seguir ilustra um possível Plano de Ação para os riscos identificados no PDPC (Process  Decision Program Chart) utilizado como exemplo no artigo referenciado neste link.

5W1H – Plano de Ação

5W1H – Plano de Ação

5W1H – Plano de Ação: transformando-se em 5W2H

A questão de custos está sempre presente nos atos de gestão, então é comum incluir mais uma coluna, com o título How Much (Quanto?). Neste caso, passamos a nos referir a este Plano de Ação como 5W2H.

5W1H – Plano de Ação: cuidados para ser efetivo

  • Para ser efetivo, o 5W1H deve ser elaborado com ampla participação da equipe, realizando brainstorm, identificando riscos, usando outras ferramentas de gerenciamento;
  • Caso sejam atribuídas tarefas e responsabilidades a pessoas que não tenham participado da elaboração do 5W1H, certificar-se de que tenha sido adequadamente divulgado, e que os responsáveis estejam cientes e de acordo com suas tarefas;
  • Não basta criar o 5W1H e achar que tudo está resolvido. Há prazos, portanto estes devem ser monitorados.

Estaremos sempre abordando em detalhes aspectos de Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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