5W1H – Plano de Ação
5W1H – Plano de Ação: uma forma de desenvolver um Plano de Ação consiste em analisarmos os problemas decorrentes da Gestão, e percebermos a necessidade de definir ações, prazos, responsabilidades. Uma das formas mais habituais de estabelecer o Plano de Ação é usar a técnica do 5W1H, eventualmente ampliada para 5W2H. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, onde serão detalhadas estas ferramentas e outros tópicos de gerenciamento, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
5W1H – Plano de Ação: conceitos básicos
Obviamente, o primeiro passo para estabelecer um Plano de Ação é definir quais ações devem ser tomadas. Este primeiro passo é o What (O que?). Porém, como o Plano de Ação deve ser executado por diferentes pessoas, é necessário que todos o entendam. E entender o plano, significa entender o Por quê? Nasce aí o Why (Por quê?).
Ok, então já sabemos o que deve ser feito. Porém, quem deverá executar cada ação? Vem daí o Who (Quem?). Definido o que deve ser feito, e por que, e por quem, a pergunta subsequente é Quando (When?).
Quase lá! Porém, onde esta ação deve ser desenvolvida? No escritório, no campo? A resposta a esta pergunta está no Where (Onde?).
Para encerrar, é necessário saber como esta ação será executada, e aí temos o How (Como?).
5W1H – Plano de Ação: exemplo
O exemplo a seguir ilustra um possível Plano de Ação para os riscos identificados no PDPC (Process Decision Program Chart) utilizado como exemplo no artigo referenciado neste link.

5W1H – Plano de Ação
5W1H – Plano de Ação: transformando-se em 5W2H
A questão de custos está sempre presente nos atos de gestão, então é comum incluir mais uma coluna, com o título How Much (Quanto?). Neste caso, passamos a nos referir a este Plano de Ação como 5W2H.
5W1H – Plano de Ação: cuidados para ser efetivo
- Para ser efetivo, o 5W1H deve ser elaborado com ampla participação da equipe, realizando brainstorm, identificando riscos, usando outras ferramentas de gerenciamento;
- Caso sejam atribuídas tarefas e responsabilidades a pessoas que não tenham participado da elaboração do 5W1H, certificar-se de que tenha sido adequadamente divulgado, e que os responsáveis estejam cientes e de acordo com suas tarefas;
- Não basta criar o 5W1H e achar que tudo está resolvido. Há prazos, portanto estes devem ser monitorados.
Estaremos sempre abordando em detalhes aspectos de Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- 5w1h
- enegep artigo sobre 5w1h
- literatura sobre o que é o 5w1h
- plano de açao 4 h e1 w
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.