Gestão da Manutenção

8 Comentários 01.07.14 6767 Vizualizações Imprimir Enviar
5 diferenças entre Manutenção de Rotina e Parada de Manutenção

Manutenção de Rotina e Paradas de Manutenção: 5 diferenças fundamentais.   Estes dois tipos de manutenção tem características diferentes, porém muitas vezes estas não são adequadamente compreendidas pelas empresas, levando a resultados ruins. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

 

Manutenção de Rotina e Parada de Manutenção: Planejamento

Enquanto na Manutenção de Rotina muitas vezes é feita uma intervenção localizada, buscando reparar o defeito e/ou garantir continuidade da operação, na Parada de Manutenção é feita uma intervenção completa no equipamento, visando atingir ao máximo possível sua condição original.

Logo, o planejamento da Manutenção de Rotina é feito com base em prioridades, usualmente: Emergência, Urgência, Normal ou Baixa prioridade.

Já na Parada de Manutenção, pela quantidade de tarefas envolvidas e sua complexidade, o planejamento é feito baseado na sequência de atividades, requerendo frequentemente a construção de uma rede de precedências.

Manutenção de Rotina e Parada de Manutenção: Dimensionamento de Recursos

Oil Refinery Plant Night Scene Nearby River by samuiblueNa Manutenção de Rotina o uso de recursos não é necessariamente sequencial em um equipamento. Os equipamentos chegam baseados em suas prioridades, de forma aleatória, seguindo aproximadamente a chamada distribuição de Poisson (http://goo.gl/ixMYHG). Normalmente o dimensionamento de recursos é feito de forma empírica, buscando manter um backlog (carga de trabalho futura: http://goo.gl/Dc8UD6) ideal. Muitas indústrias adotam como ideal um backlog em torno de dez dias, ou seja, com a equipe atual, a carga de trabalho demandada seria atendida em dez dias. Um backlog menor significa um atendimento mais rápido, porém podemos estar gastando muito para ter os recursos disponíveis para tal. Já um backlog maior significa que eventualmente poderemos ter serviços de emergência ou de urgência não sendo atendidos, pelo fato da equipe ser pequena.

Em uma Parada de Manutenção, os recursos são alocados às tarefas, cuja sequenciação permite identificar folgas (ver O Conceito de Folgas no Planejamento). O dimensionamento de recursos pode ser otimizado de forma a evitar picos e vales de recursos, utilizando as técnicas de nivelamento de recursos.

Manutenção de Rotina e Parada de Manutenção: Regime de Trabalho

Na Manutenção de Rotina o trabalho é normalmente executado em horário administrativo, interrompendo-o ao final da jornada e recomeçando-o no dia seguinte, a menos de Emergências ou Urgências.

Como as Paradas de Manutenção tem um prazo definido para ocorrer, geralmente muito curto, o regime de trabalho é usualmente 24 h/dia, de Domingo a Domingo.

Manutenção de Rotina e Parada de Manutenção: Logística

Na Manutenção de Rotina os serviços são executados nas oficinas, ou em determinados equipamentos no campo, conforme as necessidades, não havendo necessidade de cuidados ESPECIAIS com a logística (evidentemente, há cuidados a serem tomados, com relação a acessos, disponibilização de materiais, etc.).

Porém nas Paradas de Manutenção, pelo acúmulo de pessoas e equipamentos trabalhando em um mesmo espaço, necessidade de movimentações de carga frequentes e concorrentes, a Logística requer um cuidado especial, sendo fator crítico de sucesso.

Manutenção de Rotina e Parada de Manutenção: Custos

The Construction Crane by 9comebackPelo regime de trabalho diferenciado, maiores cuidados com a Logística, escassez de mão de obra qualificada, picos de mão de obra, o custo dos serviços na Parada de Manutenção é mais elevado do que na Manutenção de Rotina.

Este custo mais elevado é, dentre outros, uma das razões para se buscar a redução do escopo em uma Parada de Manutenção (leia mais em Por que reduzir o escopo em Paradas de Manutenção).

Para a obtenção de resultados de excelência, é importante conhecer estas diferenças e NÃO tratar a Parada de Manutenção como um sub-produto da Manutenção de Rotina.

Gostou? Leia também 8 segredos para o sucesso de uma Parada de Manutenção. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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