Identificar os riscos – vídeo
Identificar os Riscos: o conceito de Risco
Segundo o PMBoK Guide, Risco de Projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um impacto positivo ou negativo em um ou mais objetivos do Projeto, tais como Escopo, Prazo, Custo, e Qualidade.
Esta definição desmitifica o conceito de risco é sempre ruim. O risco pode ter um impacto positivo, e neste caso, ao invés de ameaça, ele se torna uma oportunidade.
Também se percebe que risco não é um evento circunscrito às questões de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), como alguns ainda imaginam.
São exemplos de riscos (negativos ou positivos):
- Baixa disponibilidade de mão de obra
- Mão de Obra não qualificada
- Contratos que ultrapassam o valor previsto
- Redução no prazo de execução do contrato
- Indisponibilidade de guindastes
- Não obtenção de um licenciamento ambiental
- Disponibilização de um método construtivo mais eficiente
- Não aprovação do EVTE (Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica)
- Atraso na chegada de um equipamento
- Não cumprimento do escopo contratual no Prazo
São tantos os exemplos, que se percebe claramente a necessidade de uma equipe multifuncional engajada nesta atividade de identificar os riscos, pois determinados riscos poderão ser percebidos apenas por uma determinada área de especialização.
Identificar os riscos também não é uma atividade única, concluída de uma só vez. É um processo iterativo, pois os cenários mudam, novos riscos surgem, outros deixam de existir, portanto é necessário prever, de acordo com as especificidades do Projeto, uma adequada periodicidade de reuniões de revisão dos riscos.
Técnicas para Identificar os Riscos
Brainstorming
Método Delphi
Análise de Listas de Verificação (Checklist Analysis)
Análise de Premissas
Técnicas de Diagramas
- Diagrama de Causa e Efeito (diagrama de Ishikawa, ou espinha-de-peixe): são úteis para identificar as causas dos riscos.
Fluxogramas de Processo: evidenciam como os elementos de um sistema se interrelacionam, permitindo identificar causas de falhas.
- Diagrama de influência: há modelos matemáticos bastante complexos, para transformar árvores de decisão em diagramas de influência, mas, para a atividade de identificar os riscos, usualmente é empregado de forma apenas conceitual, criando setas entre riscos, causas, conseqüências, para identificação dos aspectos que mais impactam nos demais, e quais são mais impactados.
Parecer de Especialistas
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.