Simulando Hipóteses em um Cronograma (aplicação de Premissas)
Simulando Hipóteses em um Cronograma (aplicação de Premissas): hoje temos a honra de apresentar um novo colaborador do Blogtek, Peter Mello, dono de vastíssimo currículo (leia abaixo do artigo o resumo). E não é simplesmente uma colaboração, é um artigo “taylor made” (feito sob medida), pois Peter Mello o escreveu em razão do artigo da semana passada: Premissas, restrições, riscos, questões – o que são de fato? Peter Mello é um incansável divulgador do Spider Project aqui no Brasil: o Spider tem a facilidade de uso do MS Project, porém recursos e capabilidades similares às do Primavera. Neste artigo em particular, Peter nos mostra como trabalhar com um premissa, a qual pode se revelar verdadeira ou não! Eu particularmente não tinha nunca visto a possibilidade de trabalhar com caminhos alternativos em um mesmo cronograma.
Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Aplicando premissas em um cronograma
Conforme o Practice Standard of Scheduling (PMI, 2a edição) e o PMBOK (PMI,, 5a edição), o desenvolvimento de cronogramas de projeto representa uma atividade de “modelagem” (Schedule Modeling) onde estabelecemos um relacionamento entre a EAP aplicada (Estrutura Analítica do Projeto, onde definimos as principais entregas/fases ou entregas de um projeto) e as atividades que irão compor o cronograma.
As atividades deste “schedule model” se utiliza não somente do uso de conceitos tradicionais, como o CPM (Critical Path Method – Método do Caminho Crítico) e GVA (Gerenciamento por Valor Agregado), mas também de alguns elementos complementares, menos comuns e de grande aplicação em modelos mais elaborados:
A) Análise de recursos com aplicação em atividades baseado em índice de produtividade;
B) Rede lógica condicional, representada por um conjunto de atividades que poderão ou não acontecer a partir da definição de uma premissa;
C) Inclusão de recursos no projeto baseado nas premissas escolhidas.
O cronograma é montado a partir de um conjunto de hipóteses que são aplicadas no cronograma.
Os passos executados foram:
- Definição de um cenário – análise da situação desejada para o projeto, com a premissa de se aplicar um “Desenvolvedor Sênior” em um caminho e a criação de um caminho alternativo com o uso de um “Desenvolvedor pleno.
- Aplicação de Restrições de Custo e Prazo – atribuição de limites necessários ao projeto.
- Avaliação necessária – conjunto de questões a serem resolvidas pela criação do modelo.
- Modelo do Cronograma Condicional – criação da rede lógica com condicionais.
- Definição de durações baseada em produtividade – Aplicação das estimativas por tipo de desenvolvedor.
- Produção de recursos – mecanismo para definir “ou” um profissional sênior “ou” um profissional pleno.
- Análise de Custos e Prazos – execução dos cenários para cada uma das hipóteses.
- Resultados – Análise gráfica e numérica dos resultados obtidos.
1. Cenário
Uma empresa tem um serviço a ser realizado para um cliente e tem em sua base de talentos o registro de um Desenvolvedor Sênior e um Desenvolvedor Pleno. Ambos podem iniciar suas atividades com dois dias de serem chamados a participar do projeto.
Com base a experiências anteriores, a empresa tem como premissa que o Desenvolvedor Sênior tem a capacidade de desenvolver o trabalho com uma velocidade média de 1,5 x quando comparado com o Desenvolvedor Pleno. Considera-se dias corridos e um trabalho diário de 10 horas.
O trabalho total considerado é de 500 unidades, que poderão ser executadas em velocidades diferentes em função da produtividade de cada desenvolvedor.
- Estima-se que o Desenvolvedor Pleno realize 1 unidade por hora.
- Estima-se que o Desenvolvedor Pleno realize 1,5 unidades por hora.
- O Programador Sênior custa R$ 35,00 por hora
- O Programador Pleno custa R$ 20,00.
2. Restrições de custo e prazo:
– O Projeto não pode custar mais de R$ 12.000,00;
– O Projeto não pode levar mais de 45 dias;
3. Avaliação necessária:
– O projeto custa mais caro quando realizado com o Desenvolvedor Sênior ou Pleno?
– Qual deve ser a opção escolhida pela empresa?
4. Modelo do Cronograma Condicional:
Um modelo lógico com condicionais necessita de um tipo de atividade especial chamado “switch”. O “switch” contém uma “chave de decisão” e permite que o projeto continue por distintas redes.
Na ilustração é possível ver duas possíveis redes definidas a partir do “switch” (clique na imagem para ampliar).
- A atividade com ID 1 (Decidir por Programador Sênior) é uma atividade condicional (Switch) e as duas atividades a seguir estão configuradas para responder em caso de “SIM” (ID 2 – Contratar Programador Sênior) ou de “NÃO” (ID 3 – Contratar Programador Pleno);
- O caminho padrão selecionado corresponde ao caminho “SIM”, sinalizado com as bordas em vermelho para as atividades ID-1 > ID-2 > ID-4 > ID-6;
- O outro caminho corresponde a opção “NÃO”, com as atividades ID-1 > ID-3 > ID-5 > ID-6.
5. Definição de durações baseado em produtividade:
O trabalho previsto para o projeto foi definido a partir da aplicação de um volume com 500 unidades de trabalho a serem realizadas (Atividade com ID 6 – Desenvolver a Aplicação). Para a mesma atividade, são introduzidas duas possibilidades: A aplicação de um “programador pleno” com uma produtividade de 1 unidade para cada hora de trabalho e um “programador sênior” com uma produtividade de 1,5 unidades para cada hora de trabalho.
6. Produção de Recursos:
O uso da função do aplicativo de “Produção de recurso” faz com que seja possível iniciar o projeto com nenhuma unidade de programadores (plenos ou sênior) e então – a partir da seleção do condicional (SIM ou NÃO) produzir um recurso do tipo escolhido pelo usuário.
A) Se o usuário selecionar como premissa “SIM, vamos contratar um programador sênior”, a atividade ID-4 (chegada do Programador Sênior) irá configurar o aplicativo para ter 1 unidade do recurso desejado (O Gantt irá mostrar as outras atividades em coloração branca, quase invisível).
B) Se o usuário escolher a outra opção, 1 unidade do recurso “programador pleno” será o resultado da atividade ID-5 (o Gantt irá mostrar a contratação do Sênior em coloração branca).
7. Análise de prazo e custo
Cenário Condicional 1 – Aplicação do Programador Sênior.
O resultado calculado para o cronograma, partindo da premissa de que o Programador Sênior será contratado é:
- Prazo total : 35 dias
- Custo com o programador : R$ 11.666,67 (500 unidades / 1,5 unidades por hora * R$ 35,00)
(** Clique para expandir a imagem **)
Cenário Condicional 2 – Aplicação do Programador Pleno
O resultado calculado para o cronograma, partindo da premissa de que o Programador Pleno será contratado é:
- Prazo total : 52 dias
- Custo com o programador : R$ 10.000 (500 unidades a R$ 20,00 cada)
(** Clique para expandir a imagem **)
8. Resultados
Avaliação gráfica: Curva de Análise de Valor Agregado para esforço (horas de trabalho)
- A linha em Azul demonstra que o recurso pleno leva 500 horas para realizar 500 unidades.
- A linha em Vermelho demonstra que o recurso sênior leva 333 horas para realizar as mesmas 500 unidades.
Avaliação gráfica: Curva de Análise de Valor Agregado para custos.
- A linha verde identifica o consumo de R$ 11.66,67 em 35 dias (linha de base do projeto);
- A linha vermelha identifica o valor da linha de base deslocado em função do atraso com o programador sênior (denotando 7 uma diferença total de 17 dias úteis);
- A linha em azul denota que a realização do projeto com o uso do recurso Pleno cumpriria os objetivos em 52 dias, com um custo de R$ 10.000,00.
Conclusões
- Ambos cenários cumprem com a restrição financeira (projeto restrito a um custo máximo de R$ 12.000,00), logo são viáveis.
- O cenário com o programador pleno, embora represente uma economia de R$ 1.666,67 em relação ao uso do programador sênior, não cumpre com a restrição de prazo (restrição de prazo máximo: 45 dias). Desta forma, a empresa deve realizar a entrega em 35 dias, o que deverá encantar o cliente (16.6% mais caro, porém 67% mais rápido em relação ao outro cenário).
Estaremos sempre abordando em detalhes aspectos de Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- Aplicação de cronograma
- como simular uma hipóteses
- Forum de gest?o de projetos
- Peter Mello gerenciamento projetos
- premissa de HIPOTESE
- premissas do cronograma
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.