14 Princípios do Sistema Toyota de Produção – parte 3
14 Princípios do Sistema Toyota de Produção – em artigos anteriores, abordamos os 9 primeiros princípios desenvolvidos por Deming e EFETIVAMENTE adotados pela Toyota. O destaque dado ao termo EFETIVAMENTE é que não basta afixá-los na parede, é necessário realmente implantá-los, e isto passa por uma mudança CULTURAL.
Os 14 princípios do Sistema Toyota de Produção se dividem em 4 seções:
- Filosofia de longo prazo: Princípio 1
- Processo correto produzirá resultados corretos: princípios de 2 a 8
- Agregue valor à Organização desenvolvendo a equipe: princípios 9 a 11
- A busca contínua da causa básica leva ao aprendizado organizacional: princípios 12 a 14
Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Princípios do Sistema Toyota de Produção #10
Desenvolva pessoas e equipes excepcionais, as quais sigam a Filosofia de sua empresa.

14 Princípios do Sistema Toyota de Produção –
Muito se fala, se observa, sobre o comportamento oriental de ligação e identificação do empregado com sua empresa. É importante notar que esta ligação não é fortuita, não tem geração espontânea. É necessário antes ter a cultura, missão, valores da empresa bem estabelecidos, divulgados e praticados, para que realmente possa haver uma adesão dos colaboradores a estes valores. Exemplo claro da necessidade de que os valores sejam efetivamente praticados e incorporados são os recentes escândalos de corrupção em diversas empresas, no Brasil, muitas, mas também ao redor do mundo. Certamente, a palavra ética ou sinônimos constavam dentre os valores destas empresas, porém se não eram praticados pela alta direção, certamente não seriam valores a serem incorporados de forma efetiva pela força de trabalho.
Ideias, conceitos, VALORES, não devem ser meras palavras, devem ser atos de fé, da alta direção até o chão de fábrica.
Princípios do Sistema Toyota de Produção #11
Respeite sua rede de parceiros e fornecedores, desafiando-os, estimulando-os a se desenvolverem.
Nenhuma empresa é uma ilha, nenhuma empresa vive apenas de seus clientes, nenhuma empresa é autossuficiente a ponto de não requerer fornecimentos externos. Se os seus fornecedores não tiverem desenvolvido os mesmos conceitos da sua empresa relativamente a prazos e qualidade, certamente você não será capaz de repassar a seus clientes os prazos, custos e qualidade desejados.
É necessário tratar seus fornecedores como uma extensão do seu negócio, e estimular neles o contínuo desejo de melhoria.
Princípios do Sistema Toyota de Produção #12
Para conhecer bem os problemas de sua empresa, acompanhe e conheça-os “in loco”.
Sempre haverá diversos problemas que permeiam qualquer organização. Para conhece-los, e buscar soluções definitivas (causa básica), não se limite a relatórios ou conversas: vá ao local, conheça o processo, discuta com quem executa, e encontre a solução. No mundo corporativo brasileiro temos a expressão meio chula, usada por isso muitas vezes na forma de um acrônimo: TBC (Tire a bunda da cadeira).
Fundamental que a direção da empresa conheça através de seus próprios olhos os problemas que afligem seu negócio.
Princípios do Sistema Toyota de Produção #13
Tome as decisões lentamente, analisando todos os aspectos do problema. Implemente a solução rapidamente (nemawashi).

Princípios do Sistema Toyota de Produção
Muitas lideranças acham que para demonstrar a efetividade de sua liderança devem ser capazes de tomar decisões rapidamente. Na realidade, a menos de circunstâncias muito especiais (emergências), as decisões devem ser tomadas com calma, observando todos os aspectos do problema e chegando à causa básica. Decisões rápidas geralmente só eliminam a causa imediata.
Nemawashi é a palavra japonesa para o processo decisório abrangente, consultando a equipe, envolvendo e comprometendo as pessoas e equipes. Desta forma, além de se conseguir detectar a causa básica, já se o obtém o necessário engajamento das pessoas para uma rápida e efetiva implementação da decisão tomada.
Princípios do Sistema Toyota de Produção #14
Seja uma empresa aprendiz (learning organization) através da reflexão contínua (hansei) e da melhoria contínua (kaizen).
Uma vez estabelecidos os processos de sua empresa, utilize ferramentas de melhoria contínua (destaca-se o PDCA – Plan, Do, Check, Act) para constantemente eliminar as causa básicas dos problemas que surgem e obter sempre resultados melhores.
Desenvolva processos que requeiram o mínimo de inventário estocado e estimule o uso do “Just-in-Time”, ou seja, “Na hora certa”, o que significa que os insumos devem ser disponibilizados no momento de sua utilização, e não estocados inutilmente com antecedência. Aí, mais uma vez percebe-se a importância do Princípio 11, desenvolver a rede de fornecedores.
Estamos sempre buscando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- 3 ( COPESE - UFT - 2018 - UFT - Administrador) Os principais pressupostos do sistema Toyota de produção são a eliminação do desperdício e a fabricação com qualidade Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema Toyota de produção
- 3 qual o princípio básico do sistema toyota de produção?
- princípio 9 do modelo Toyota
- qual foi o principio adotado pela toyota em enxegar com os proprios olhos
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.