Menu

Válvula Gaveta – parte 2

Osmar Leite 2 Comentários 03.05.16 1570 Vizualizações Imprimir Enviar

Válvula Gaveta – parte 2: neste artigo, o colega Osmar Leite, referência nacional em válvulas industriais, dá continuidade aos artigos sobre o tema, continuando o estudo da válvula gaveta. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

 

 

 

Componentes da Válvula Gaveta – carcaça:

É o invólucro externo de pressão de uma válvula, e nela estão instaladas as sedes de vedação onde estão assentados a peça de fechamento e os flanges de ligação com a tubulação.

Componentes da válvula gaveta - carcaça

Componentes da válvula gaveta – carcaça

Componentes da Válvula Gaveta – obturador:

Elemento de vedação móvel que pode ter as seguintes formas construtivas:

  • Componentes da válvula gaveta - cunha sólida

    Componentes da válvula gaveta – cunha sólida

    Cunha Sólida – Modelo mais utilizado, é uma peça maciça com faces oblíquas, usada para trabalhos com fluidos impuros e densos, porém sua utilização em serviços de alta temperatura pode causar travamento durante a abertura da válvula devido à dilatação desigual entre as partes superior e inferior do obturador.

 

 

 

  • Cunha Flexível – Dois discos justapostos, com faces oblíquas, unidos por ressalto central. Como o diâmetro deste ressalto é menor do que o diâmetro das faces de vedação ocorre a flexibilidade destas faces, o que possibilita a absorção de movimentos de dilatação ou contração. Esta flexibilidade compensa as tensões das tubulações, reduzindo o desgaste do atrito nas faces de vedação e aumentando a vida útil da válvula.
Componentes da válvula gaveta - cunha flexível

Componentes da válvula gaveta – cunha flexível

  • Cunha Bipartida – Este tipo de cunha dispõe de discos unidos, com uma esfera e soquete no meio deles, de maneira que as duas faces são livres para se movimentarem, uma independente da outra. Ele proporciona fechamento duplo, para que qualquer distorção entre as faces, causada por contrações térmicas, seja compensada pela própria flexibilidade da cunha. Este tipo também é empregado quando o serviço é corrosivo, criogênico ou quando contém algumas partículas sólidas em suspensão.
Componentes da válvula gaveta - cunha bipartida

Componentes da válvula gaveta – cunha bipartida

  • Cunha Paralela – Dois discos independentes e paralelos, havendo entre eles um dispositivo de expansão que permite às duas partes um autoajuste à sede, proporcionando uma melhor vedação. Este obturador compensa movimentos de contração e dilatação da válvula, quando a mesma está fechada. É normalmente utilizado para líquidos e gases à temperatura ambiente e a baixas pressões. Este modelo de válvula deve ser sempre instalado na posição vertical.
Componentes da válvula gaveta - cunha paralela

Componentes da válvula gaveta – cunha paralela

Componentes da Válvula Gaveta – haste:

Elemento que transmite a translação, possibilitando a abertura e o fechamento da válvula. O acabamento superficial e a sua concentricidade são muito importantes para a perfeita vedação da válvula, já que esse elemento recebe a força mecânica do ajuste das gaxetas. A integridade e a lubrificação da rosca na extremidade superior da haste são vitais para o acionamento macio da válvula.

Componentes da válvula gaveta - haste

Componentes da válvula gaveta – haste

Componentes da Válvula Gaveta – sede:

Nos modelos gaveta a sede é o elemento de vedação fixo. As sedes podem ter as seguintes formas construtivas:

  • Anéis integrais ao corpo – É feito um rebaixo no corpo e posteriormente feito revestimento através dos processos arcoelétrico, mig ou tig. Essa forma é recomendada para serviços em altas temperaturas.

Este tipo de anel é utilizado em válvulas de pequenos diâmetros. Esta característica limita muitas vezes a manutenção dessa válvula.

Componentes da válvula gaveta - Anéis integrais ao corpo

Componentes da válvula gaveta – Anéis integrais ao corpo

  • Anéis roscados – Adequados para altas velocidades e temperaturas com fluidos muito agressivos, estes são de fácil substituição, o que facilita muito a manutenção e o reaproveitamento da válvula.

Essas sedes podem ser construídas com materiais das mais variadas ligas.

Componentes da válvula gaveta - Anéis roscados

Componentes da válvula gaveta – Anéis roscados

  • Anéis prensados e soldados – Depois de prensados nos alojamentos dos mesmos na carcaça, os anéis são soldados nas paredes do corpo da carcaça. Essa forma é recomendada para serviços em altas temperaturas.
Componentes da válvula gaveta - Anéis prensados e soldados

Componentes da válvula gaveta – Anéis prensados e soldados

Componentes da Válvula Gaveta – castelo:

É a parte superior da carcaça, a tampa (bonnet). Este contém a caixa de selagem e o suporte da bucha de acionamento, e é o que deve ser desmontado para acesso ao interior da válvula.

O formato do castelo depende do projeto de cada fabricante. Este pode ser:

  • Oval.
  • Retangular.
  • Redondo.
Componentes da válvula gaveta - Castelo

Componentes da válvula gaveta – Castelo

Componentes da Válvula Gaveta – contra vedação:

Conjunto formado por bucha de contato angular, com superfície lapidada, e super­fície da haste de acionamento de mesmo ângulo. Quando a válvula está totalmente aberta o casamento dessas duas superfícies sela a área da caixa de vedação, pos­si­bilitando o engaxetamento da válvula pressurizada, sem a necessidade de parar o sistema.

Componentes da válvula gaveta - Tipos de contravedação

Componentes da válvula gaveta – Tipos de contravedação

Componentes da Válvula Gaveta – caixa de selagem ou caixa de gaxetas:

É uma das partes mais importantes de qualquer válvula e defeitos na sua construção ou manutenção podem impedir o bom funcionamento da válvula. A caixa de selagem tem por função proteger a válvula de vazamentos nos pontos onde a haste passa através do castelo.

Componentes da válvula gaveta - Caixa de selagem

Componentes da válvula gaveta – Caixa de selagem

Na maioria dos casos, a pressão de trabalho é acima da atmosférica e sua função é evitar vazamento do fluido para fora da válvula. Entretanto, sendo a pressão no interior da caixa de selagem inferior à pressão atmosférica, sua função é evitar a entrada de ar na válvula.

Componentes da Válvula Gaveta – bucha de acionamento:

Elemento que transforma o movimento de rotação do volante em movimento ascendente e descendente do obturador (cunha). Serve também de fusível da válvula gaveta em caso de mau uso, como a utilização de uma grande chave de válvulas no acionamento desta válvula.

Componentes da válvula gaveta - Bucha de acionamento

Componentes da válvula gaveta – Bucha de acionamento

Continuaremos breve com mais um artigo sobre  válvulas gaveta especiais, e posteriormente o Osmar Leite nos brindará com mais artigos sobre válvulas. Querendo se antecipar e aprofundar no assunto, compre o livro do Osmar, Válvulas Industriais. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • dispositivo cunha de valvula gaveta
  • Vedar gaveta

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Osmar Leite

Funcionário da Petrobras há 30 anos atuando na área de Manutenção, Planejamento, Projetos e Paradas tanto em refinarias, Plataformas e usinas de Biocombustível da Petrobras. Consultor Especialista da Petrobras e autor do livro Válvulas Industriais, editado pela QualityMark.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Raymundo Florêncio Pantoja Filho

    Excelente artigo Professor Osmar.
    No comentário que fiz na Parte 1 eu deveria ter citado um ponto importante que diz respeito à espessura do corpo de uma válvula que, para o mesmo diâmetro de válvula, muda, dependendo da norma construtiva.
    Uma válvula gaveta fabricada conforme a norma API 600 tem espessura de parede maior que uma válvula fabricada conforme a norma ANSI B-1634 e isto faz diferença quando a válvula estiver sujeita a fluídos abrasivos.
    Em 1988 eu reprovei um lote de válvulas especificadas conforme a norma API 600 em um fabricante que fundiu os corpos conforme a norma ANSI B-1634. As válvulas iriam ser aplicadas em uma planta petroquímica em Mauá – SP.
    Talvez seja interessante mostrar estas diferenças em seu artigo, até e principalmente por questões de segurança e de vida útil da válvula na planta.

    Respeitosamente,

    Raymundo Pantoja
    PACTE

  • Osmar Leite

    Raymundo,

    É muito motivador estar em contato com entusiastas da area.
    Continue compartilhando seu conhecimento
    Um grande abraço

    Osmar José Leite da Silva

Publicidade

Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

Comente Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17
Gestão da Manutenção

7 desperdícios da produção (Lean Manufacturing)

Comente Stonner 16.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.