Menu

Tomada de decisão em grupo – técnica da escada

Stonner 6 Comentários 17.11.14 3798 Vizualizações Imprimir Enviar

Tomada de decisão em grupo – técnica da escada: em Inglês, esta técnica é denominada “Stepladder technique”, e Stepladder não é qualquer escada, é a escada dobrável que usamos para trocar lâmpadas, guardar ou retirar objetos de lugares alto, etc. Mas fica mais fácil chamá-lo simplesmente de Técnica da Escada: o nome se deve ao fato de que os resultados vão sendo obtidos por etapas, por degraus.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Tomada de decisão em grupo – dificuldades

Frequentemente, ao se buscar uma tomada de decisão em grupo, a confusão é inevitável. Se todos têm o mesmo nível hierárquico, provavelmente haverá muita dificuldade em se obter consenso.

Por outro lado, se há uma ou algumas pessoas de maior nível gerencial, mesmo que de início sejam apresentadas propostas divergentes, ao final tenderá a haver uma convergência para a opinião do “chefe”, o que também é ruim, pois nem sempre a opinião do “chefe” é a melhor.

Já vimos aqui no Blogtek uma técnica para se obter consenso, chamada Método Delphi. Ao final deste artigo, faremos uma comparação entre as técnicas.

Tomada de decisão em grupo – técnica da escada

Tomada de decisão em grupo

Tomada de decisão em grupo

Esta técnica foi desenvolvida por Steven G. Rogelberg, Janet L. Barnes-Farrell, and Charles A. Lowe, psicólogos industriais da Universidade de Connecticut (leia aqui a íntegra do artigo original).

Esta técnica encoraja todos os membros do grupo a contribuírem em nível individual, sem serem influenciados pelos demais. Desta forma, obtém-se uma variedade maior de ideias, evitando que as pessoas se “escondam” por receio da exposição, e também evita que as sugestões e ideias dos indivíduos sejam influenciadas pelos membros da equipe que fazem uma exposição mais “agressiva”, ou pelos membros que detém algum nível hierárquico superior.

A técnica da escada compreende 5 etapas, ou, 5 degraus:

1º degrau: Antes de apresentar o problema a todos coletivamente, apresente o problema a cada um do grupo individualmente, e dê algum tempo para as pessoas refletirem sobre o problema.

2º degrau: Forme um núcleo de duas pessoas, e permita que estas duas pessoas debatam o problema até chegar ao consenso (a ideia central da técnica da escada é de que o consenso é obtido mais facilmente com grupos menores).

3º degrau: Adicione um terceiro elemento ao núcleo inicial, e faça com este terceiro membro apresente suas ideias sobre o problema ANTES de ouvir o consenso obtido pelos dois membros anteriores. Isto evita que o terceiro membro seja influenciado pelos outros dois. Permita que discutam e cheguem a um consenso.

4º degrau: Repita o processo adicionando um quarto elemento, e dê algum tempo para que a cada vez que um novo membro seja introduzido, se faça a discussão e se chegue a um consenso.

5º degrau: Após todos membros terem participado do processo, será muito mais fácil obter uma decisão consensual do que se todos começassem simultaneamente do zero.

Tomada de decisão em grupo – técnica da escada vs método Delphi

Tomada de decisão em grupo - técnica da escada

Tomada de decisão em grupo – técnica da escada

No método Delphi, há um facilitador para conduzir o processo, coligir e resumir as respostas. Na técnica da escada, não há necessidade de facilitador, exceto para explicitar as regras.

No método Delphi, os participantes são mantidos no anonimato, mesmo após ter se chegado à decisão. Na técnica da escada, todos os participantes se conhecem, por participarem em conjunto do processo.

O método Delphi é mais lento, enquanto a técnica da escada é mais rápida.

O método Delphi, conquanto moroso, permite a participação de grande número de pessoas, enquanto a técnica da escada é limitada a grupos menores, de 4 a 6 pessoas.

Outras ferramentas gerenciais serão abordadas em detalhes nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • tomada de decisão
  • tomada de decisão em grupo
  • sobre tomada de decisao em tecnica de grupo
  • deci as escadas
  • tomada decisão
  • tomada de decisão Delphi
  • tomada de decisão de um grupo
  • técnica para tomada de decisão
  • tecnica das escadas
  • tecnica da escada

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Roberto T Sacco

    Excelentes artigos, muito atuais e com ótimas referências para aprofundamento, obrigado e parabéns ao editor e responsável.

    Prof. Engo. Roberto T Sacco

  • Grato pelo comentário, Prof. Roberto! Conto com seus comentários, críticas e sugestões!!!

  • Joao

    Roberto:
    Excelente artigo
    Tenho trabalhado em projectos onde as decisoes centralizadas sao tomadas.
    Alguns erros tem sido cometidos mas e dificil falar sobre eles a nao ser que se registe no risco register para ser considerado como riscos.
    Aprendi agora que o gestor pode usar outros metodos de decisao Escada e Delfi
    Obrigado por partilhar

    Joao

  • Obrigado, João, bem vindo ao Blogtek!

  • Marcos

    Muito bom artigo

    Atuo nas áreas de inspeção e montagem Industrial e sempre vejo algumas decisões equivocadas em projetos que tenho acompanhado.

    Estas decisões poderiam ser evitadas se houvesse mais consenso no grupo, que se conseguiria aplicando a técnica da escada , onde haveria maior participação dos envolvidos, independente de hierarquia.

    Grato pelo artigo.

    Marcos

  • Obrigado, Marcos, realmente, muitas decisões equivocadas são tomadas, sem que seja utilizado algum instrumento para avaliar a opinião dos demais…

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Síndrome do estudante – procrastinação

Comente Stonner 20.11.17
Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

Comente Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.