Menu

Teoria tricondicional do comportamento seguro

Stonner Comente 04.12.17 233 Vizualizações Imprimir Enviar

Teoria tricondicional do comportamento seguro: trabalhando no Peru, encontrei referências à teoria tricondicional do comportamento seguro, e estranhei não ver referências ao assunto na bibliografia e nas páginas da Internet em Português. Trata-se de um conceito desenvolvido pelo professor de psicometria da Universidad de Valencia, José Luis Meliá Navarro. Achei o trabalho interessante, e irei tentar cobrir esta lacuna na Língua Portuguesa apresentando um resumo de seu trabalho. Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Teoria tricondicional – conceitos básicos

A teoria tricondicional do comportamento seguro preconiza que o trabalho seguro de um indivíduo depende de três condições: (1) poder trabalhar seguro; (2) saber trabalhar seguro e (3) querer trabalhar seguro. Meliá afirma que as três condições são necessárias, e nenhuma delas é, per si, suficiente.

No diagnóstico da Segurança no Trabalho é fundamental identificar em qual ou quais destas três condições teremos que atuar em uma empresa ou indústria. As ações a serem tomadas em cada caso são distintas.

O modelo mais tradicional de prevenção atua basicamente na primeira condição, o “poder trabalhar seguro”, ou seja, o ambiente deve permitir o trabalho seguro. Ou seja, as máquinas e equipamentos devem ser seguros, os espaços de trabalho organizados e seguros.

Já publicamos um artigo que aborda estes tópicos sob um viés similar: Hierarquia de Controles.

Teoria tricondicional – a pirâmide

Permanece ainda o conceito de que esta primeira condição garante a segurança industrial: “Se a máquina e o sistema estão adequadamente projetados para o trabalho seguro, então o trabalho se realizará de forma segura”.

Na visão puramente mecânica, isto está correto, porém o mesmo não ocorre com relação ao comportamento humano. Nenhum sistema estará imune à ação humana, seja no sentido positivo ou negativo.

As três condições necessárias são distribuídas ao longo da pirâmide abaixo, que ilustra melhor a escalada destes conceitos.

Teoria tricondicional

Teoria tricondicional

Teoria tricondicional – a segunda condição

À medida que a complexidade do trabalho aumenta, não basta poder trabalhar seguro, é necessário SABER trabalhar seguro. Ou seja, o trabalhador deve ser capaz de identificar os riscos inerentes ao seu trabalho, suas ferramentas e métodos, e detector seus sinais. Ademais, precisa saber como atuar para minimizar a probabilidade de ocorrência bem como os possíveis impactos, ou seja, eliminar os riscos evitáveis.

Ou seja, enquanto a primeira condição se aplica ao ambiente, equipamentos e ferramentas, a segunda condição envolve o ser humano, sua experiência e seu conhecimento.

Neste ponto, aparentemente, teríamos tudo para a segurança no trabalho, o poder e o saber fazer de forma segura. Isto, no entanto não basta. Meliá dá o exemplo do vício do fumo: TODOS podem parar de fumar, e TODOS sabem que o fumo mata. E no entanto, persistem as mortes decorrentes do cigarro: falta a muitos o QUERER fazer.

Teoria tricondicional – a terceira condição

A terceira condição, portanto, é o querer fazer, querer trabalhar de forma segura, o que significa ter motivos para deseja-lo. Em outras palavras, a motivação.

A motivação pode ter causas externas, ou seja, irei trabalhar de forma segura porque minha família depende de mim, minha família me ama, farei falta aos meus amigos. Mas há ainda um patamar mais elevado nesta escala, que são os desejos internos. Ou seja, independente dos outros, EU quero estar seguro, eu quero viver, eu amo a vida.

Os aspectos motivacionais do trabalho seguro são a base fundamental da chamada Segurança baseada no Comportamento, o que será objeto de outro artigo em breve aqui no Blogtek.

Estaremos sempre publicando novos atigos sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos de Liderança e Gestão. Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru.
Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Liderança e Gestão

Teoria tricondicional do comportamento seguro

Comente Stonner 04.12.17
Liderança e Gestão

Viés do sobrevivente

Comente Stonner 27.11.17
Gerenciamento de Projetos

Síndrome do estudante – procrastinação

Comente Stonner 20.11.17
Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.