Menu

Teoria dos Contratos – prêmio Nobel?

Stonner Comente 17.10.16 950 Vizualizações Imprimir Enviar

Teoria dos Contratos:  em 10 de Outubro, foram anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de Economia de 2016: Oliver Hart (britânico-americano) e Bengt Holmström (finlandês), que eram considerados de certa forma “azarões” (exceto para Milhouse, amigo de Bart Simpson, que previu este fato há seis anos. Veja o vídeo).

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Nota inserida em, 10/11/2016: Parece que o seriado “Os Simpsons” está bom de futurologia. Já em 2000 havia “previsto” Donald Trump na Presidência dos EUA. Veja aqui.

De fato, dentre os prêmios atribuídos desde 1969, poucas vezes o assunto foi relativo a contratos, e a principal contribuição dos autores foi na área da “Teoria dos Contratos”. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Teoria dos Contratos – prêmio Nobel?

Teoria dos Contratos - os Simpsons previram o prêmio de Holmstrom

Teoria dos Contratos – os Simpsons previram o prêmio de Holmstrom

Faz necessário um esclarecimento: na realidade, não há prêmio Nobel de Economia. Instituído pelo inventor da dinamite, Alfred Nobel, em 1895, os prêmios Nobel de Física, Química, Medicina, Literatura e da Paz começaram a ser concedidos em 1901. Não havia prêmio Nobel de Economia.

O que usualmente é denominado prêmio Nobel de Economia é um prêmio instituído em 1968 pelo Banco Central da Suécia, oficialmente chamado de Prêmio do Banco da Suécia para as Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. O dinheiro deste prêmio não vem da Fundação Nobel.

Muitos familiares de Nobel questionam severamente o fato deste prêmio ser confundido com o prêmio Nobel, pois relatam que Nobel desprezava “pessoas para quem os lucros são mais importantes do que o bem-estar da sociedade”.

Teoria dos Contratos – alguns destaques

Longe de nós termos a pretensão de fazer aqui um resumo da obra de Hart e Holmström, mas vale destacar alguns tópicos.

Teoria dos Contratos - Holmstrom

Teoria dos Contratos – Holmstrom

O trabalho de Holmström destaca como estabelecer o adequado equilíbrio entre riscos e incentivos, em teoria e em casos práticos, como por exemplo o fato de que indústrias de alto risco deveriam privilegiar salários mais fixos, enquanto os salários em indústrias mais estáveis deveriam ter uma parcela maior de remuneração variável (bônus).

Também discute como fazer a adequada remuneração de professores em função do desempenho dos alunos, sem induzir os professores a focarem no adestramento dos alunos para os testes. Este tópico foi abordado no livro Freakonomics.

 

Teoria dos Contratos - Hart

Teoria dos Contratos – Hart

Em obras paralelas, Hart discorre sobre as dificuldades de prever todas possíveis ocorrências relacionadas a um contrato, havendo, portanto, demasiadas variáveis para contemplá-las todas em contrato. Desta forma, estes contratos são denominados incompletos, e Hart disserta sobre quem tem a prerrogativa de realizar modificações nos contratos (isto lhe lembra algo relacionado a pleitos?).

Isto me remete às discussões sobre os contratos para as refinarias Premium.  Nossa intenção era evitar ao máximo pleitos, em determinado  momento conversávamos com pessoas do IPA (Independent Project Analysis), sobre a internacionalização dos contratos, e o IPA colocava justamente a impossibilidade de preparar contratos imunes a pleitos. Segundo o IPA, e eu concordo, a maneira mais fácil, rápida e efetiva de contemplar um pleito é negociar e pagá-lo por administração, através de Hh, o que infelizmente soa como heresia aqui no Brasil. De fato, para serviços bem definidos, deve-se evitar o pagamento por administração, mas quando se trata de uma “Change Order”, ou algo não previsto contratualmente, o modelo que nos dá maior flexibilidade e facilidade na negociação e acompanhamento, é por administração (além de evitar centenas de Homens-hora valiosos de engenheiros, advogados, administradores e técnicos, de ambas as partes, negociando pleitos).

Teoria dos Contratos – pontos controversos

Particularmente no momento atual do Brasil, há alguns tópicos abordados pela dupla de autores que estão muito presentes nas discussões políticas atuais do Brasil: serviços públicos privatizados ou não?

O enfoque principal de Hart neste sentido é de que a iniciativa privada é excelente na redução de custos, porém muitas vezes em detrimento da qualidade (lhes parece familiar?).

Seus exemplos varrem desde a educação pública, hospitais, prisões, etc.

Vale a pena uma leitura das principais obras, principalmente no contexto atual.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

 

Incoming search terms:

  • definicao de forca fraqueza oportunidades em analise swot
  • quem foi os ganhadores do prêmio que tratava de contratos publicos
  • teoria dos contratos nobel

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

Comente Stonner 18.09.17
Liderança e Gestão

Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

Comente Stonner 11.09.17
Gestão da Manutenção

O elo frágil da Gestão de Ativos

Comente Stonner 04.09.17
Gerenciamento de Projetos

Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

Comente Stonner 28.08.17
Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento das Partes Interessadas

Comente Stonner 21.08.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.