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Técnica de Incidentes Críticos

Stonner 5 Comentários 09.03.14 17296 Vizualizações Imprimir Enviar

Técnica de Incidentes Críticos – também chamada em Inglês de “Incident Recall”, baseia-se, como o nome diz, em avaliar potenciais riscos através de Incidentes Críticos ocorridos anteriormente no sistema, processo ou planta. Mas, como vimos em recente artigo sobre Auditoria Comportamental, na Pirâmide de Bird o nível mais difícil de identificar são os incidentes, por isso o foco na busca dos Desvios Comportamentais. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Técnica de Incidentes Críticos – por que a dificuldade?

A identificação dos incidentes é mais difícil, pois enquanto o nível inferior da pirâmide (Desvios) é verificado através das Auditorias Comportamentais, e o nível superior (Acidentes sem Afastamento) são objeto de registro, os Incidentes dependem de que a própria pessoa envolvida reporte o Incidente.

E por que a resistência em reportar o incidente?

  • Receio (justificado ou não) de sanções disciplinares
  • Preocupação com a reputação
  • Desejo de não interromper a produção
  • Preocupação com a atitude dos demais membros da equipe
  • Pouco entendimento da importância

Técnica de Incidentes Críticos – conceito

É uma técnica qualitativa, para identificar falhas e condições inseguras que podem contribuir para a ocorrência de acidentes reais ou potenciais.

É uma técnica bastante simples, sem a necessidade de técnicas sofisticadas, de baixo custo e rápida aplicação.

São selecionadas pessoas em diversos níveis e funções na empresa, as quais serão entrevistadas para buscar identificar situações de quase acidentes, os quais poderiam ter tido consequências indesejáveis.

O processo de entrevistas pode ser conduzido pelo Gerente ou Supervisor, ou pessoa externa com experiência na condução de entrevistas. Estas entrevistas podem ser feitas de forma individual, face a face, entrevistador e entrevistado, ou podem ser feitas em grupo.

Para que possam ser realizadas em grupo, é necessário que exista a cultura de “não punição”, ou seja, a consciência de que os acidentes podem ser evitados através da prevenção, e que a investigação não busca identificar culpados.

Técnica de Incidentes Críticos – características

Para o sucesso das entrevistas, devemos considerar os seguintes aspectos:

– privacidade nas entrevistas

– adequada seleção de pessoas a serem entrevistadas

– correto dimensionamento do tempo

– deixar o entrevistado à vontade

– explicar o propósito de identificar incidentes

– assegurar o ambiente de “não busca de culpados”

– garantir o perfeito entendimento do incidente (técnicas de ouvir)

– discutir possíveis causas e potenciais ações preventivas / corretivas

– nas desmobilizações de equipes de projeto, ou grupos de parada de manutenção, aplicar a técnica antes da efetiva desmobilização, para que não se perca o conhecimento

Adequadamente utilizada, esta técnica permite a identificação de potenciais riscos, e a adoção de medidas corretivas ou preventivas a tempo de evitar a ocorrência de acidentes.

Breve, publicaremos outros artigos Análise de Risco. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Sidnei Cavassani

    Acredito que para conseguirmos maiores probabilidades de sucesso, no que diz respeito à divulgação de incidentes com alto potencial de se transformarem num grave acidente, sou à favor de efetuar-se campanha com duração por toda uma obra, onde além da conscientização maciça dos funcionários para que não considerem a informação como uma delação ou informação com intuídos prejudiciais, sejam premiados aqueles que colaborarem com ideias para eliminar-se qualquer possibilidade que venha ocorrer algum acidente e que estas iniciativas sejam consideradas como boas práticas.

  • Olá, Sidnei, grato pelo comentário. De fato, um dos grandes problemas dos relatos de incidentes é o receio do trabalhador de ser considerado um “dedo-duro”, um X9… é necessário um extenso trabalho de conscientização.

  • Edvaldo Bispo

    Meus caros Sidnei e Stonner, entendo que os seus comentários são bastante pertinentes. Somente para contribuir um pouco com o tema em tela, gostaria de fazer as seguintes considerações:

    1) Para que seja implantado um programa de registro e divulgação de incidentes com alto potencial e tenha bons resultados, é de fundamental importância que as lideranças (a partir do gerente de maior nível hierárquico) apoiem efetivamente o programa / campanha;

    2) Que se estabeleça uma campanha que tenha como fator motivacional o reconhecimento pela liderança dos objetivos e metas atingidos pela força de trabalho.

    Para que os líderes e a força de trabalho sejam conscientizados da importância deste programa, devem ser treinados para que tenham o entendimento da importância desta ferramenta como um dos pilares importantes para a prevenção de perdas/acidentes na organização.
    Meu amigo Stonner parabéns pelas matérias aqui postadas!

    Grande abraço!

  • Carla Ana Ferreira

    Interessante para atualizar a minha carreira de Nutricionista, muitas Empresas de Alimentação são totalmente ignorantes em relação aos riscos dentro de cozinhas industriais, ou riscos para os colaboradores.

  • Obrigado, Carla!!!

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