Menu

Team Building

Stonner 4 Comentários 23.09.14 2099 Vizualizações Imprimir Enviar

Team Building: recentemente faleceu o grande autor Ariano Suassuna. Em uma de suas mais conhecidas obras, o “Auto da Compadecida”, o personagem João Grilo, vivido no cinema por Matheus Nachtergale, afirma: “É tanta qualidade que exigem para dar emprego, que não conheço nenhum patrão com condições de ser empregado”. Se a frase já faz sentido nas profissões usuais, imagine na área de Gerenciamento de Projetos! Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Team Building – introdução

Por que a frase acima é tão expressiva em um ambiente corporativo de Gestão de Projetos?
Porque a característica de projetos é serem eventos únicos, não repetitivos… tornando muito mais difícil o conceito de curva de aprendizagem. Claro que os processos contidos no Gerenciamento de Projeto são similares, e há sempre lições aprendidas, porém a curva de aprendizagem é muito longa, o que demanda do gerente de projeto um intenso esforço de construção de equipe – atividade que ainda é mais conhecida pela expressão em Inglês – Team Building.

Team Building – Forming (Formação)

Team Building - Formação

Team Building – Formação

No Gerenciamento de Projetos, a mobilização e posterior desmobilização de equipes é constante. No início de um novo projeto, a nova equipe, mobilizada para o projeto, se encontra, cada um com suas expectativas, e nesta fase buscam identificar o que é o Projeto, suas características, e as atribuições e responsabilidades de cada membro. Nesta fase, em que o nível de decisão é baixo, os conflitos são mínimos.

 

Team Building – Storming (Conflito)

Team Building - Conflito

Team Building – Conflito

À medida em que o projeto se desenvolve, surgem as necessidades de decisões, o que potencialmente gera conflitos. Conflitos, como já visto anteriormente aqui no Blogtek, não são necessariamente prejudiciais ao projeto. O conflito de ideias e sua discussão pode gerar novas soluções, porém o Gerente do Projeto deve ter habilidade em não permitir que os conflitos descambem para o antagonismo pessoal, que pode levar à sabotagem (consciente ou inconsciente) de decisões aceitas pela equipe.

 

Team Building – Norming (Acordo)

Team Building - Acordo

Team Building – Acordo

Dependendo da habilidade do Gerente de Projeto em conduzir os conflitos surgidos na etapa anterior, a equipe tende a agir em acordo. É fundamental transmitir o conceito de que o debate e a discussão são livres, baseados em ideias, apoiados por fatos e dados. Após ter sido tomada a decisão, seja ela unânime, consensual, ou definida pelo Gerente de Projeto, esta ideia deve ser defendida por toda a equipe. Os membros da equipe devem confiar uns nos outros.

Team Building – Performing (Desempenho)

Team Building - Desempenho

Team Building – Desempenho

Quando a equipe, após os debates da fase de conflito, chegam ao acordo, e passam a agir como uma verdadeira equipe, atinge-se a fase de alto desempenho. É preciso que todos se reconheçam como parte da equipe, tenham a perfeita noção de que NINGUÉM pode ser responsável por todas as atividades e resultados, e desta forma cada um contribuir para a excelência de desempenho não apenas SUA, mas do OUTRO, ou seja, da EQUIPE.

 

 

Team Building – Adjourning (Dispersão)

Team Building - Dispersão

Team Building – Dispersão

Talvez as equipes sejam formadas dentro de uma mesma empresa, atuando em diferentes projetos, em uma estrutura projetizada (leia mais em Estruturas Organizacionais de Projeto), então a desmobilização de uma equipe de um projeto não é traumática. Em projetos de longa duração, de grande complexidade, as ligações interpessoais tornam-se fortes, e a dissolução da equipe pode abalar alguns membros da equipe. Cabe nesta fase também o apoio do Gerente de Projeto para apoiar, recomendar, reconhecer o mérito dos membros da equipe, tornando esta desmobilização menos dolorosa.

Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Incoming search terms:

  • ariano suassuna frase patrao
  • ariano suassuna frase sobre patrao
  • é tanta exigencia para dar um emprego

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Pingback: blogtek.com.brO jogo do Ganha-ganha e a Gestão - blogtek.com.br()

  • Angela Sampaio

    Administrar pessoas (seus desejos e expectativas) é sem dúvida a maior dificuldade para quem possui um cargo de liderança. Para o gerente do projeto se torna uma tarefa “árdua”, pois esta gestão interfere direta ou indiretamente no resultado da entrega ao cliente (interno ou externo).
    Um profissional com tal capacidade não nasce da noite para o dia, ele pode possuir habilidades, mas somente experiência pode lhe moldar e lhe tornar competente.
    Outro texto que oferece muito aprendizado Stonner, agradeço novamente.

  • Olá, Ângela, obrigado por mais uma contribuição!!!

  • Pingback: Team building – escada de Tuckman - blogtek.com.br()

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

Comente Stonner 18.09.17
Liderança e Gestão

Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

Comente Stonner 11.09.17
Gestão da Manutenção

O elo frágil da Gestão de Ativos

Comente Stonner 04.09.17
Gerenciamento de Projetos

Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

Comente Stonner 28.08.17
Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento das Partes Interessadas

Comente Stonner 21.08.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.