Menu

    Sobre o autor

    Breve histórico da vivência pessoal e profissional de Rodolfo Stonner.

    47 Comentários 25.01.13 8904 Vizualizações Imprimir Enviar

    Stonner, reunião em BacabeiraInfância e Adolescência:

    Rodolfo Stonner nasceu em Belo Horizonte, MG, em 1954, porém foi para o Rio de Janeiro aos 9 anos de idade. Logo depois, seu pai foi trabalhar no Pará, onde residiu durante 3 anos. Ao retornar para o Rio de Janeiro, estudou no Colégio de Aplicação da UERJ (naquela época era UEG), e em 1972 prestou vestibular, tendo passado para o IME, em quarto lugar, para o ITA e para a PUC.

    Aqueles eram anos efervescentes… o movimento hippie, a ditadura militar…

    Durante o pré-vestibular, engajou-se no Partido Comunista Brasileiro (linha soviética), e sua militância seria incompatível com a atividade como aluno no IME ou no ITA. Restava a PUC.

    O seu desejo de trilhar o mundo o fez embarcar, com passagem de ida apenas, e mais 300 dólares no bolso, rumo a Portugal, em 07 de março de 1972, ainda com 17 anos. Até setembro perambulou de carona pela Europa e norte da África (Marrocos), vivendo de pequenos biscates e favores…

    Em Setembro, com uma namorada francesa, estava em Londres, residindo de favor na casa de um pintor retratista. Como sempre ia ao Consulado Brasileiro, ter notícias do país (é, nada de Internet naquela época…), travou conhecimento com uma família carioca da qual obteve alguns slides (se usava muito à época) representando imagens brasileiras, principalmente do Rio de Janeiro. Retornado à casa do pintor, que dispunha de vasto material de pintura e um projetor de slides, projetava sobre telas e cartolinas os slides do Brasil, e acrescentava um “toque artístico”…e depois ia à Portobello Road, misto de feira de antiguidades e feira hippie, expor e tentar vender seus quadros.

    Não conseguiu vender nenhum quadro, porém todos os turistas brasileiros que passavam por lá, ao ver os quadros com imagens brasileiras, se condoíam daquele franzino jovem brasileiro, e rapidamente angariou o suficiente para comprar uma passagem em um voo charter para os EUA… já não estava mais com a namorada francesa.

    Em Nova Yorque o controle de migração não era tão duro quanto se tornou alguns anos depois. Contudo, apesar de possuir o visto, foi lhe dado apenas um dia para ficar nos EUA, portanto ato contínuo foi de carona para o Canadá (Toronto). Após alguns dias em Toronto, decidiu ir à Costa Oeste e começou a pedir carona. Logo após Toronto, conseguiu uma memorável carona até Calgary (cerca de 2.000 milhas). De Calgary até Vancouver foi de carona, porém o maior percurso foi pendurado durante 18 horas em um trem de carga da Union Pacific, atravessando as Montanhas Rochosas,  até chegar em Vancouver.

    De Vancouver conseguiu entrar nos Estados Unidos, pelo Estado de Washington (não confundir com a capital Washington), e desceu a Costa Oeste até El Paso, no Texas, por onde entrou no México. Seguiu até a cidade do México, onde ficou dois meses residindo com estudantes anarquistas. Continuou descendo a América Latina, rumo à Guatemala. Na fronteira, ficou retido um dia devido a trâmites aduaneiros, amanhecendo o dia de seu aniversário de dezoito anos vendo de um lado a mensagem Bienvenido a México e do outro lado Bienvenido a Guatemala.

    Resolvido o problema burocrático, chegou a Quetzaltenango, onde fez amizade com uma senhorita que coincidentemente aniversariava no mesmo dia, e era a dona do bordel da cidade, onde comemorou sua maioridade…

    Prosseguiu rumo Sul, passando por Costa Rica, onde veio a conhecer seu avô paterno, que lá residia. Alguns meses e muitas aventuras após, chegou em Buenos Aires, e depois ao Brasil.

    Em Porto Alegre, conheceu uma jovem que viria a ser a sua primeira esposa, com a qual retornou às estradas, indo até El Salvador, onde foi preso e deportado, por estar trabalhando apesar da qualidade de turista…

    De volta ao Brasil, em 20 de Abril de 1974 prestou novamente vestibular, tendo mais uma vez sido aprovado em quarto lugar no IME, e aprovado também na UFRJ, onde se matriculou no curso de Engenharia Mecânica.

    Vida Universitária e primeiros trabalhos:

    Sua aptidão matemática o levou a lecionar em cursos pré-vestibulares, desde antes da formalização de seu ingresso na UFRJ. Tomou gosto pelo ofício, e já no segundo ano de professor ministrava cerca de 50 aulas semanais no Curso Miguel Couto Bahiense, onde permaneceu dez anos como professor, enquanto fazia a faculdade. Neste período conheceu Márcia, que veio a ser sua segunda esposa e mãe de seus filhos Victor, Bruno e Alexandre.

    Vida Profissional:

    Ao concluir a faculdade, prestou concurso em 1985 para a Petrobras, tendo sido admitido como Engenheiro de Equipamentos. Após uma ano cursando o CENEQ (Curso de Engenharia de Equipamentos) foi trabalhar na REDUC, na área de manutenção.

    Em 1991, mais uma vez separado, casou-se com Meire, sua atual esposa, que já tinha duas filhas, que viriam a ser minhas enteadas Adriana e Dayanne.

    Na REDUC, trabalhou nove anos como Coordenador de Paradas de Manutenção, assumindo posteriormente a Gerência de Equipamentos Estáticos da REDUC, e ainda participando da coordenação de grandes paradas.

    Em 2006, foi para a área de empreendimentos, coordenar as atividades de implantação do HCC de lubrificantes da REDUC, projeto que não foi à frente devido a outras prioridades da Petrobras. Ao final de 2006, recebe o convite para ir para a Área Internacional, e se muda para Houston, Texas, onde fica quase quatro anos trabalhando na PRSI (Pasadena Refinery System Inc.), refinaria recém adquirida pela Petrobras. Trabalhou como Gerente de Planejamento e Controle do projeto de expansão da PRSI, depois na Manutenção e posteriormente foi Gerente de Planejamento e Controle da Refinaria.

    Ao retornar para o Brasil, ao término da missão, optou por integrar-se à equipe da Engenharia, no projeto de implantação da refinaria Premium I, em Bacabeira, no Maranhão, tendo atuado como Gerente do Contrato de Terraplenagem, residindo em São Luís, na posição de Gerente de Construção & Montagem da Infraestrutura da Refinaria Premium I. Em 2014, foi deslocado para o Rio de Janeiro, trabalhando na preparação dos contratos EPCistas para a refinaria Premium. Em Outubro/2014, foi “emprestado” à obra da Carteira de Diesel da RPBC, tendo residido durante dez meses em Santos.

    Com o término do projeto da Refinaria Premium, foi realocado na Gerência de Construção e Montagem da Obra do Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Recife. Com o PIDV (Plano de Incentivo à Demissão Voluntária) se aposentou em 16/junho/2016, voltando ao Rio de Janeiro.

    No entanto, ainda não sossegou: está atualmente em Talara, no Peru, ajudando a montar o PMO (Project Management Office) para a ampliação da refinaria de Talara.

    Certificações:

    Em 2001, fez o MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC, em uma turma exclusiva de gerentes da REDUC. Durante seu período nos Estados Unidos, obteve sua certificação como PMP (Project Management Professional), e RMP (Risk Management Professional), ambos pelo PMI, e também obteve o CRE (Certified Reliability Engineer), pela ASQ.

    Atividade docente:

    O gosto pelas aulas ficou, desde os tempos em que era professor de Matemática no pré-vestibular. Ao longo de sua trajetória profissional, sempre conciliou esta atividade com algumas atividades docentes, ministrando cursos de Project, Gestão da Manutenção, Paradas de Manutenção, através da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção) e também diretamente, para empresas tais como Votorantim, Gerdau, e outras.

    Foi durante 15 anos instrutor dos módulos de Ferramentas de Planejamento e Análise de Risco aplicada à Manutenção, no MBA de Engenharia de Manutenção da UFRJ, do qual está atualmente afastado por motivos de seus deslocamentos. É instrutor do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), em um curso anual, com duração de 4 dias, sobre Gerenciamento de Empreendimentos. Foi instrutor da cadeira de Métodos Construtivos, na turma de Engenharia de Planejamento do PROMINP, ministrado na UEMA.

    Ministrou cursos de Gestão da Manutenção no Peru (Refinaria de Talara) e no México (Universidad Tecnológica de Tabasco – Villahermosa).

    É autor do livro Ferramentas de Planejamento, editado pela E-papers.

    Sobre o Blog:

    Manter um blog sobre aspectos de Gerenciamento de Empreendimentos, Gestão da Manutenção, Liderança e Gestão, é uma forma de manter acesa a chama de professor…

    Código de Ética da Petrobras:

    O capítulo 3 do Código de Ética da Petrobras rege a postura de seus empregados:

    Nas relações com o Sistema Petrobras, os seus Empregados comprometem-se a:

    3.4 não se envolver em qualquer atividade que seja conflitante com os interesses do Sistema Petrobras e comunicar aos seus superiores hierárquicos ou às Ouvidorias qualquer situação que configure aparente ou potencial conflito de interesses;

    3.5 respeitar o sigilo profissional, exceto quando autorizado ou exigido por lei, preservar os interesses do Sistema sempre que se manifestarem, em ambiente público ou privado, e zelar para que todos o façam;

    3.6 guardar sigilo das informações estratégicas e das relativas a atos ou fatos relevantes ainda não divulgados ao mercado, às quais tenham tido acesso, bem como zelar para que outros também o façam, exceto quando autorizados ou exigido por lei;

    3.8 não obter vantagens indevidas decorrentes de função ou cargo que ocupam nas empresas do Sistema Petrobras;

    3.12 não exigir, nem insinuar, nem aceitar, nem oferecer qualquer tipo de favor, vantagem, benefício, doação, gratificação, para si ou para qualquer outra pessoa, como contra partida a suas atividades profissionais, podendo aceitar ou oferecer brindes apenas promocionais, públicos, não exclusivos, sem valor comercial, nos seus relacionamentos com público externo ao Sistema;

    Incoming search terms:

    • Rodolfo stonner
    • BLOG RODOLFO STONNER
    • aprovado no ime 1972 stonner
    • Rodolfo Stonner biografia
    • rodolfo stoner
    • luis gonzalo em relação ao turismo
    • livro de rodolfo stonner
    • grupo de whats professor rodolfo
    • blotek stonner
    • turismo livro luis gonzalo
    Publicidade
    Publicidade

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    • Antonio Marques

      Conheci e trabalhei com você na Reduc.
      Parabéns pelo blog
      Um abraço do TI Antonio

    • Obrigado, Antonio! Conto com suas visitas e divulgação!!

    • Boa tarde colega, sou o proprietário do blog ano70.com.br . Acho o seu conteúdo relevante e merece ser lido. com certeza fará parte dos meus favoritos e indicados. Obrigado pela visita e comentário. Continuemos em contato. Abraços.

    • Obrigado também pela visita… estarei sempre visitando seu blog…a década de 70 foi muito interessante para mim! Como muitos que frequentam o Blogtek também vivenciaram esta época, aproveito para recomendar o blog: http://ano70.com.br/

    • Isabela Moraes

      Olá, Rodolfo!

      Parabéns pelo trabalho. Tenho acessado o site e tirado várias dúvidas. Sua maneira de explicar é bem clara.

      Esta semana recebemos um trabalho na minha turma de GP. Se você pudesse, gostaria muito de lhe passar para você você desse uma olhada.

      Abraços e tudo de bom!!

    • Obrigado, Isabela! Já fiz contato através de seu e-mail.

    • Marcio Ferreira

      Boa Tarde Stonner:
      Gostaria só deixar um lembrete sobre o arquivo de linha de balanço que ficou de compartilhar comigo. Aguardo retorno !!!

      Abraços !!!

      Atenciosamente

      Marcio Ferreira

    • Caro Márcio, enviei em 09 de fevereiro. Vou reenviar.

    • Samia Curi

      Olá rudy!
      Louvável, como tudo ao seu redor, o blog, principalmente seus ensinamentos.
      Adorei a sua biografia inteiramente. O que foi difícil segurar a emotividade. Há uns poucos anos tento uma forma de chegar à vc, o meu livro, onde vc é tbm personagem, mas a leitura, por sua parte, é muito importante e significativa, qui c’a, motivo, razão de sua publicação.
      Gostei da linha descritiva de sua biografia, mas penso se não caberia uma pequeníssima razão de editar algum dado.
      Tem alguma forma de chegar à vc o meu livro??Apenas para uma leitura. ..
      Quem sabe post restant ???
      Saudações e sempre admiração pelo seu trabalho e grande mestre em tudo,
      No aguardo ,uma jovem de 73.

    • Samia Curi

      Olá Rodolfo!
      Que bom que tenha moderação! Fico tranquila qto ao meu post anterior.
      Desculpe por escrever em sua página mas
      só encontrei esse meio de fazer chegar à vc, a possibilidade de envio de meu livro.
      Gostaria tbm, se não for pedir demais, uma orientação em um planejamento e execução de um projeto que há risco ,onde sua capacidade ,experiência e sensatez, são de grande relevância. Só vejo em vc a confiança na orientação e organização desse empenho e a possibilidade de realização. Em se tratando de um projeto pequeno, mas de suma importância e risco, é que busco em vc, e apenas, a orientação necessária e unicamente pessoal e profissional, que necessita de sua inteira confiança, interpretação e um tanto urgência, devido aos riscos de cálculo. Espero que ainda tenha o meu celular pessoal para possibilidade de eu vir à receber uma mensagem de alguma confirmação. Peço novamente desculpa, e sei ,não é preciso desse segundo post.
      Creia-me, a relevância desse projeto pessoal, é de suma importância, e seu apoio, consideração e confiança são únicos. Aguardo compreensão e resposta como achar conveniente .
      PS. Considerado que a moderação encaminhe este post como tbm o anterior, com a devida atenção ao seu titular, e agradeço.

    • AGOSTINHO J.F. MOREIRA

      É UM PRAZER JUNTAR-ME A UM BATALHADOR COMO O STONNER.

    • Clóvis

      Fiz um curso ministrado por você que alavancou a minha área profissional, foi no ano de 2002 na REDUC.Por causa desse curso estudo engenharia. Moro atualmente em São Vicente-SP e gostaria de saber sobre novos cursos, pois gostaria de participar…obrigado!!!

    • Clóvis, fico muito feliz em ter contribuído um pouco para o seu desenvolvimento profissional. Parabéns, e muito sucesso!

    • Clóvis

      Mestre

      Gostaria de saber se publicou mais algum livro sobre planejamento.

    • Olá, Clóvis! Estou com vontade de fazer uma segunda edição do meu livro, mas está faltando tempo!!

    • Luiz Gonzalo Aleu Marcet

      Parabens,
      A minha vida foi muito semeliante a sua.
      PARABENS MESMO !!

    • Bruno Oliveira

      Boa tarde, Professor Stonner!
      Li um artigo deste blog indicado por você mesmo no Linkedin. Achei muito interessante e agora cá estou eu, seguindo seu blog. Os conteúdos aqui tratados são boa parte dos que me interessam. Com sua experiência como engenheiro e gestor, certamente terei muito a conhecer por aqui! No mais, desejo a continuidade de seu trabalho e de seu sucesso!

      Abraço!

    • Olá, Luiz Gonzalo, bom saber de suas aventuras também!!! Bem vindo ao Blogtek!!

    • Olá, Bruno, seja bem vindo ao Blogtek! Fico feliz por ter apreciado os artigos, e buscarei sempre publicar artigos que possam ajudar os que se iniciam nas atividades de Gestão de Projetos, Manutenção, e demais áreas técnicas!

    • Renan Wilson

      Olá Stonner, acompanho a 2 meses seu blog é muito bom, parabéns.

    • Muito obrigado, Renan! Conto com suas sugestões e comentários!!!

    • Rafael Vieira

      Olá Stonner ,

      sou graduando em engenharia civil pela UFRJ e estou escrevendo meu TCC , onde o mesmo tem como tema as diferentes modalidades contratuais exercidas pela construção civil no brasil.
      Cheguei em seu blog através de pesquisa na internet e achei admirável seus posts .Muito interessante.
      Aproveito a mensagem para solicitar uma ajuda sua em relação a referencias bibliográficas sobre o tema em questão.

      Acredito que consiga ver o meu e-mail cadastrado para uma melhor comunicação.

      Desde já , agradeco sua atencao e PARABENS novamente pelo blog.

    • Desculpe a demora na resposta, Rafael. Enviarei sua resposta mais detalhada via e-mail.

    • Olá Stonner,

      Parabéns pelo seu Blog, Aborda diversos temas na nossa área de uma forma muito realista o que ajuda muito todos os leitores. Vou continuar a acompanhar o seu Posts com muito interesse.

      Iniciei agora um blog também com o objectivo de partilhar a minha experiencia de 20 anos na área da manutenção em Portugal, e se possivel essa partilha possa ajudar os colegas.
      http://manutencaoindustrialmoderna.blogspot.pt/.

    • Marcelo Novaes

      Rodolfo,
      Sou um fã seu aqui no Maranhão, já direcionei vários alunos meus para conhecerem o Blotek. Convidei você há tempos para fazer uma visita na mostra de Projetos de Fábrica aqui em São Luís para inceitivar a engenharia de produção no nosso estado. Esta amanhã haverá a terra mostra dos trabalhos. A receita deu certo.

    • Marcelo, obrigado pelo carinho e pela divulgação! Fico feliz pelo sucesso do seu projeto, e por outro lado, muito triste pelo Projeto Premium ter sido descontinuado. Teria tido imenso prazer em participar deste projeto até o fim!

    • Obrigado, Gil, acessei o site, gostei muito, recomendo aos leitores do Blogtek!

    • wellinton

      Sds Rodolfo Stonner;

      Estou iniciando o doutorado e tenho pretensão de fazer a minhatese de doutorado em algo como gestão de projeto. Vs poderia indicar algum assunto que seja possivel ser explorado em uma tese.

      att,

      Wellinton

    • felipe

      Boa Noite Stonner,
      Conheci seu site hoje devido algumas pesquisas que estou realizado para meu TCC em Gestão de Projetos.

      Gostaria de saber se fora os casos no site, possui alguns cases de projetos fracassados para utilizar em meu trabalho. Meu tema é como o escopo pode influenciar nos fracassos e sucessos de projeto.

      Uma boa noite..
      Grande abraço

    • Wellinton, eu sou suspeito, porque gosto muito da área de Gerenciamento de Risco. Mas, as áreas de Gerenciamento de Custos, da Qualidade, de Aquisições também tem muito material a ser explorado em uma tese. Sucesso!

    • Felipe, talvez você encontre material e inspiração no link a seguir: http://calleam.com/WTPF/?page_id=2338

    • reinaldo fraga

      olá Stonner, como vai? trabalhei com você na Premium… infelizmente o empreendimento não foi pra frente….eu cuidava do modelo 3D… muito bom o seu blog… obrigado pelos materiais… vou acompanhar…estou fazendo Produção… com certeza tem muito conhecimento aqui… Um grande abraço. Reinaldo

    • Olá, Reinaldo, bom ter notícias suas. Hoje o Bruno me falou de você, sobre o grupo do WhatsApp da Engenharia de Produção. Muita pena que o projeto não tenha tido continuidade, tinha muita gente boa, a equipe era excelente e um ótimo clima!!!! Sucesso!!!!

    • Danel Silva

      Ola Stonner,

      Acompanho o BlogTek e gostaria de uma orientação. Atuo na áre de manutenção mecânica e quero desenvolver a eficácia das intervenções da manutenção. Muitas vezes, percebo em algumas situações menos corriqueiras, as equipes abrem os equipamentos diversas vezes, trocam peças antes de identificar o problema real, sem um objetivo. Tenho estudado métodos de qualidade, mas gostaria da sua orientação para fazer a ponte entre essas ferramentas e a aplicabilidade. Ainda que você me diga para contratar alguém capacitado, gostaria da sua opinião sobre esse tema.
      Forte abraço!

    • Daniel, obrigado pelo comentário. Antes de mais nada, é importante ter registros de manutenção, pois além dos problemas de manutenção muitas vezes se repetirem, os registros permitem melhor identificação da causa básica. As técnicas de monitoramento também auxiliam a direcionar os esforços: vibração, altas temperaturas, presença de metais nos lubrificantes, são sintomas que permitem identificar melhor quais as peças a serem reparadas/trocadas.

    • Ivo Sobral

      Stonner, você é o mestre dos mestres. Agradeço imensamente pelos anos de Reduc, onde pude aprender contigo essa nobre atividade chamada Planejamento.
      A você é toda família, saúde, sucesso e paz.
      Grande abraço, Ivo Sobral.

    • Ivo, desculpe a demora na resposta!! Obrigado pela visita ao Blogtek!

    • Daniel

      Ola Stonner,

      Acompanho o blog e também já tive a oportunidade de participar de um Workshop ministrado por você em Belo Horizonte.

      Gostaria de uma orientação para obter a certificação PMI-RMP, curso preparatório e/ou livros.
      Na internet existem alguns preparatórios on-line, mas fico com receio de comprar um curso sem ter uma recomendação previa.

      Grande abraço

    • Olá, Daniel!! Se você participou do Workshop em Belo Horizonte, provavelmente você conhece o Moisés Luna. Ele acaba de lançar um curso com video-aulas, e como conheço o Moisés, este eu posso recomendar. Se quiser avaliar, acesse: http://hotmart.net.br/show.html?a=O4349889H Grande abraço!!!

    • Guilherme da Silva Dourado

      Boa tarde.
      Em busca pelo blog não localizei e-mail para contato individual, desejo saber sobre disponibilidade para fazer palestras e da capacidade de preencher requisitos para tal.
      Aguardo o retorno e obrigado.

    • Olá, Guilherme, obrigado pelo contato. Entrarei em contato com você pelo seu e-mail.

    • Raymundo Florêncio Pantoja Filho

      Prezado Engº. Stonner, boa tarde !!!

      Consegui acabar a revisão do material sobre CVP.
      Como deverei fazer para que ele chegue em suas mãos?
      Envio para o seu e-mail PB ou para o particular ou ainda em algum lugar no seu Blog. Não tenho registrado no meu smartphone o seu e-mail particular.
      Desejo um ótimo final de semana, uma excelente semana e SUCESSOS.

      Respeitosamente,

      Raymundo Pantoja
      PACTE.

    • Victor

      adorei o Simulando Hipóteses em um Cronograma. Mas como é um texto extenso, o fundo do site, atrapalho um pouco. Achei muito completo a matéria.

    • Obrigado, Victor! O layout do site vai mudar, deve melhorar este aspecto mencionado!

    • Stephany Medeiros

      Boa noite Stonner, há muito tempo sou leitora de seu maravilhoso blog e agora estou na organizaçao de um evento, gostaria do seu contato pessoal para lhe convidar para participar do mesmo como palestrante. Te envio mais informações e detalhes via e-mail. Aguardo retorno.

    • Estou assinando seus artigos! Estou gostando. Sou do ITA, turma de 1965, a turma que não teve formatura pois em 64 tivemos uma “mudança de regime…”

    • Oxe, e não é que atualmente tem gente querendo isso de novo!!! Rsrsrsrsr….. Abraços, e grato pelos comentários!!!

    Publicidade

    Gerenciamento de Projetos

    Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

    Comente Stonner 18.09.17
    Liderança e Gestão

    Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

    Comente Stonner 11.09.17
    Gestão da Manutenção

    O elo frágil da Gestão de Ativos

    Comente Stonner 04.09.17
    Gerenciamento de Projetos

    Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

    Comente Stonner 28.08.17
    Gerenciamento de Projetos

    Gerenciamento das Partes Interessadas

    Comente Stonner 21.08.17

    Gerenciamento de Projetos

    MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

    83 Comentários Stonner 28.04.13
    Liderança e Gestão

    Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

    61 Comentários Stonner 01.12.14
    Gestão da Manutenção

    O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

    61 Comentários Stonner 05.05.13
    Atualidades

    O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

    56 Comentários Stonner 17.04.13
    Gerenciamento de Projetos

    Metodologia FEL – Método dos Portões

    44 Comentários Stonner 17.02.13

    Bem-vindo ao novo

    Blogtek

    Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

    Loading...Loading...
    Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
    © 2013 - 2017 Blogtek.