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Síndrome do estudante – procrastinação

Stonner Comente 20.11.17 675 Vizualizações Imprimir Enviar

Síndrome do estudante – procrastinação: há algum tempo publicamos aqui no Blogtek um artigo sobre o conceito de Corrente Crítica, desenvolvido por Elijah Goldratt, e, mais recentemente, um artigo sobre a Lei de Parkinson. Dentre os conceitos que alicerçam a Corrente Crítica, além da Lei de Parkinson, está também a Síndrome do estudante, sobre a qual iremos discorrer neste post. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Síndrome do estudante – procrastinação: conceito

Ainda que o fato de os estudantes deixarem para a última hora sua preparação para exames ou suas tarefas de casa seja bastante conhecidos por todos nós (quem nunca?), a expressão Síndrome do estudante foi pela primeira vez empregada no contexto de um projeto por Elijah Goldratt, em seu livro “Corrente crítica”.

Síndrome do estudante

Síndrome do estudante

Goldratt utilizou o conceito de Síndrome do estudante como um dos alicerces da Corrente crítica. Corajosamente, afirmou que, já que existe a Síndrome do estudante, o ideal seria programar as atividades em seu modo mais tarde (ALAP – As late as possible). Com esta audaciosa técnica, Goldratt pretende evitar a Síndrome do estudante, bem como a Lei de Parkinson, a qual afirma que o trabalho se expande até ocupar todo o prazo disponível.

Assim como a Lei de Parkinson, a Síndrome do estudante é mais perceptível em soft tasks, ou seja atividades administrativas e/ou intelectuais, cuja estimativa de prazo é inerentemente mais difícil do que nas hard tasks. Hard tasks são aquelas mais ligadas à execução física, para as quais há indicadores mais precisos de rendimento (metros lineares de solda, metros quadrados de pintura, metros cúbicos de terraplenagem).

Síndrome do estudante – procrastinação: o que a provoca

  • Gerenciamento inadequado do projeto: manter o controle do projeto (não significa ser rude ou draconiano), avaliando o status de cada atividade é fundamental. Pode haver atividades que estejam se atrasando devido à complexidade e mal dimensionamento dos recursos, e aí cabe ao gerente do projeto atuar para prover meios de alcançar o prazo. Porém, se o problema é a Síndrome do estudante, o simples fato de o gerente do projeto estar monitorando o status de cada atividade evita a Síndrome do estudante.
  • Sobrecarga de trabalho: de forma similar ao mal dimensionamento de recursos, muitas vezes os membros da equipe são alocados em múltiplas tarefas, o que inviabiliza o cumprimento de prazos, e leva à postergação de atividades. Avaliar e distribuir adequadamente as tarefas é uma atividade do gerente do projeto que contribui para evitar a ocorrência da Síndrome do estudante.
  • Natureza humana: a Síndrome do estudante é uma característica humana, a qual deve ser evitada com postura e atitude. O gerente do projeto deve abordar este fato em suas reuniões, mas haverá sempre aquele percentual de pessoas que não se enquadrarão, e faz parte do processo substitui-las gradativamente.

Síndrome do estudante – procrastinação: efeitos no projeto

  • Aumento do prazo: procrastinar tarefas fará com que os prazos fiquem mais exíguos, e aí muitas tarefas não conseguirão ser cumpridas no prazo, atrasando o projeto.
  • Diminuição da qualidade dos entregáveis: atividades cumpridas sob pressão de prazo tendem a conter mais erros, e não haverá prazo para revisar e corrigi-los.
  • Stress na equipe: ainda que muitas vezes as tarefas em atraso seja de apenas algumas pessoas, a pressão dos prazos, além do fato de que eventuais atrasos impactarão outras atividades, afetará o moral da equipe como um todo.

Síndrome do estudante – procrastinação: como evitar

  • Comunicação constante com a equipe e adequada monitoração do cumprimento dos prazos
  • Visibilidade da liderança: quão mais visível estiver o líder, menor será a tendência à procrastinação.
  • Adequado dimensionamento da tarefa: muitas vezes faz-se necessário quebrar a atividade em atividades menores, mais facilmente controláveis e gerenciáveis. É difícil monitorar um “barrão” enorme em um cronograma.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru.
Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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