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Sete ferramentas de gerenciamento

Stonner 2 Comentários 06.02.17 1458 Vizualizações Imprimir Enviar

Sete ferramentas de gerenciamento (seven management tools): durante as próximas semanas, iremos abordar com detalhes cada uma destas ferramentas consagradas para gerenciamento, também denominadas em Inglês como Seven Management and Planning Tools, as quais foram desenvolvidas ou selecionadas pela JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers) a partir de 1976.   Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, onde serão detalhadas estas ferramentas, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Sete ferramentas de gerenciamento – Diagrama de Afinidade

Ferramentas de gerenciamento: diagrama de afinidade

Ferramentas de gerenciamento: diagrama de afinidade

Também denominado Método KJ, em referência ao antropologista Jiro Kawakita, consiste basicamente de um brainstorm mais organizado, onde as ideias são grupadas em temas e subtemas. Conforme sua afinidade. É utilizado basicamente quando:

  • As ideias e pensamentos parecem surgir de forma caótica;
  • Os assuntos parecem demasiadamente amplos e variados para poderem ser organizados;
  • É fundamental chegar a um consenso

Sete ferramentas de gerenciamento – Diagrama de Inter-relações

Ferramentas de gerenciamento: diagrama de inter-relações

Ferramentas de gerenciamento: diagrama de inter-relações

Em problemas complexos, esta ferramenta gráfica permite visualizar as diferentes relações de causa e efeito entre as componentes do problema (por isso também chamado de Diagrama de Causa e Efeito, nomenclatura que buscamos evitar, para não confundir o diagrama de Ishikawa ou espinha-de-peixe, por vezes também assim chamado).

Esta ferramenta permite, ao invés do pensamento estritamente linear, também o chamado pensamento lateral (lateral thinking).

Um exemplo de diagrama de inter-relações é o Diagrama de Influência.

Sete ferramentas de gerenciamento – Diagrama de Árvore

Ferramentas de gerenciamento: diagrama de árvore

Ferramentas de gerenciamento: diagrama de árvore

Alguns tipos deste diagrama já foram ilustrados aqui no Blogtek, em especial a Árvore de Decisão.

Basicamente, esta ferramenta permite detalhar uma ideia ou conceito em aspectos mais específicos, partindo do geral para o particular, em um processo indutivo (do fato às consequências, e não do fato às origens).

 

 

Sete ferramentas de gerenciamento – Diagrama Matricial

Ferramentas de gerenciamento: diagrama matricial

Ferramentas de gerenciamento: diagrama matricial

Esta matriz permite comparar grupos de conceitos, ideias ou informações, caracterizando suas relações em termos de força, relevância, medida, etc.

Podem ser grupados dois, três, até quatro tipos de grupos de informações. Para tal, a matriz pode ter diferentes configurações, como iremos detalhar em exemplos práticos em próximo artigo.

 

Sete ferramentas de gerenciamento – Análise Matricial de Dados

Ferramentas de gerenciamento: análise matricial de dados

Ferramentas de gerenciamento: análise matricial de dados

Esta é uma técnica que demanda alguns conceitos matemáticos, sendo por isso uma das mais corretas e precisas, porém também mais complexas e demoradas para ser realizada, a partir de um diagrama matricial.

Uma variante da Análise Matricial de Dados é a Matriz de Priorização, a qual também será debatida e exemplificada aqui no Blogtek.

 

 

Sete ferramentas de gerenciamento – Diagrama de setas

Este é bem conhecido: serve para estabelecer as interdependências e sequenciamento de atividades de um processo, sendo muitas vezes equivocadamente chamado de diagrama PERT; o nome correto seria também diagrama de precedência, desenhado da forma que chamamos o modelo americano. Atualmente é mais usado o modelo francês, em que as setas NÃO representam atividades, estas estão colocadas em caixas, ligadas através de setas.

Sete ferramentas de gerenciamento – Process Decision Program Chart (PDPC)

Ferramentas de gerenciamento: Process Decision Program Chart

Ferramentas de gerenciamento: Process Decision Program Chart

Este também é conhecido: uma Estrutura Analítica de Projeto (EAP) é desenvolvida segundo o conceito de PDPC, ou seja uma estrutura hierárquica, de desdobramento em itens menores e de maior nível de detalhe.

Seu emprego, no entanto, não se limita à construção de EAP.

Estaremos sempre abordando em detalhes aspectos de Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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