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Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

Stonner 61 Comentários 01.12.14 13071 Vizualizações Imprimir Enviar

Regras testadas para vencer discussões – seja em nossa vida profissional ou pessoal, estamos sempre querendo convencer os que nos cercam a aderir às nossas ideias, nossos conceitos, nossos projetos. Muita energia é dispendida nesta atividade, com resultados nem sempre compensadores. Hoje iremos abordar algumas regras estabelecidas por um grande estudioso do assunto, Les Giblin. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Regras testadas para vencer discussões – Les Giblin

Regras testadas para vencer discussões - livro

Regras testadas para vencer discussões – livro

Les Giblin nasceu em Iowa, EUA, em 1912. Após o serviço militar, iniciou uma ascendente carreira em vendas, a qual lhe proporcionou profundo conhecimento das relações humanas e da arte de convencimento, tendo duas vezes sido agraciado com o título nacional de Vendedor do Ano.

Seu interesse na arte da persuasão o levou a pesquisar os estudos de um grupo de psicólogos da Universidade de Nova Yorque, que observaram vendedores em sua atividade diária, e também assistiram debates na Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta comparação, perceberam que os vendedores profissionais tinham habitualmente muito mais sucesso em convencer os demais do que os diplomatas da ONU.

Estes estudos o levaram a publicar em 1956 seu grande sucesso “Como ter segurança e poder nas relações com as pessoas”, ainda hoje um clássico da área de persuasão.

Regras testadas para vencer discussões – Regra 1

Regras testadas para vencer discussões 1

Regras testadas para vencer discussões 1

Deixe o interlocutor expor suas ideias – não interrompa. Deixe o expor suas ideias. A interrupção, além de ferir o ego das pessoas, tem outras consequências. Os psicólogos afirmam que quando uma pessoa está no curso da exposição de suas ideias, ela se fecha para ouvir. Então, se você quer que suas ideias sejam ouvidas, primeiro deixe o outro falar. Leia mais em “Saber ouvir significa melhor comunicação”, recentemente publicado aqui no Blogtek.

 

 

 

Regras testadas para vencer discussões – Regra 2

Faça uma pausa antes de responder – isto evidencia ao interlocutor que você dáa devida importância ao que foi dito, antes de responder (além de eventualmente lhe dar tempo de preparar melhor sua resposta…). Os mais antigos talvez se lembrem que Leonel Brizola usava muito este artifício.

Regras testadas para vencer discussões – Regra 3

Não tente vencer 100% – normalmente, quando estamos engajados em uma discussão, queremos mostrar que estamos integralmente corretos, e o interlocutor integralmente errado.  Além disto frequentemente NÃO ser verdadeiro, é também contraproducente para efeitos do convencimento. Deixe o interlocutor prevalecer em alguns tópicos.

Regras testadas para vencer discussões – Regra 4

Regras testadas para vencer discussões 2

Regras testadas para vencer discussões 2

Exponha seu caso moderadamente e com precisão – nosso desejo de vencer uma discussão muitas vezes é tão forte, que acabamos “forçando a barra”, sendo muito impositivos. Às vezes, isto pode parecer funcionar, mas será em um primeiro momento. Não será uma estratégia adequada no longo prazo.

 

 

 

 

 

Regras testadas para vencer discussões – Regra 5

Fale através de terceiros – por que advogados usam tão frequentemente o recurso de testemunhas? Os argumentos soam mais convincentes quando são emitidos ou corroborados por pessoas afastadas do cerne da discussão. Quando uma terceira pessoa endossa sua opinião, o seu interlocutor estará mais receptivo ao que você for expor.

Regras testadas para vencer discussões – Regra 6

Deixe o interlocutor salvar as aparências – se sua argumentação foi convincente, provavelmente seu interlocutor estará a um passo de concordar com você – só falta um detalhe: provavelmente seu interlocutor defendeu tanto os pontos de vista dele, que ficará em má situação se concordar com você. Então, deixe-o salvar as aparências, oferecendo duas opções:

Opção 1 – Afirme que ele não tinha todos os dados disponíveis, dizendo, por exemplo: “Claro, eu entendo seu posicionamento inicial, porque você não tinha sido informado sobre….”

Opção 2 – Se  a outra pessoa estava realmente equivocada, ajude a encontrar uma “saída honrosa”, dizendo, por exemplo: “Eu também pensava assim de início, até que me dei conta de que….”, ou, “Qualquer um nas mesmas circunstâncias também teria julgado como você!”

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Jose Carlos L Brito

    Muito bom o artigo!
    Sempre bom ler as matérias publicadas no blogtek, agregam conhecimento às nossas atividades.

  • Olá, José carlos, obrigado pelo estímulo!

  • Marcio Cunha

    Caro Stonner,
    Excelente artigo. Muito útil ao nosso dia a dia em qualquer situação.

  • Davenilcio

    Boas dicas, necessárias no dia a dia.

  • Ana Karine Ferreira

    Muito bom! Estou gostando demais.

  • Gostei e me despertou curiosidade para saber e aprender mais.Vivendo e aprendendo.

  • Guilherme

    Essas dicas são bem úteis! Obrigado

  • Ana Paula Mellatti

    Gostei muito do artigo

  • André Luís Ribeiro

    Caro Stonner,

    Seus artigos são de grande valia para todos os niveis de profissionais, eles dão a orientção correta para avaliarmos nossas relações interpessoal. Sempre estou atento e lendo seus artigos aqui no blogtek.

    Obrigado

  • Álvaro Nunes

    Muito boas dicas.
    Minha namorada que se cuide rsrs.
    Grande abraço!

  • José Gabriel Peixoto Rodrigues

    Parabéns pelo artigo, estou ministrando o modulo de comunicações em gerenciamento de projetos e vou buscar inserir de forma oportuna essas regras e o livro na bibliografia.

  • Fernando Batista

    Ótimo artigo, muito interessante e útil. Parabéns! Abr.

  • Fernando Xavier

    Excelente matéria, é pertinente ao gerenciamento de projetos e ler os artigos do blogtek faz parte de minha roitina de ver meus e-mails.

  • Alexandre Zoppa

    Rodolfo,

    Excelente artigo! As dicas são muito boas e realmente funcionam, principalmente a Regra #6 que frequentemente esquecemos.

    Abraço!

  • Eleni R M Rissato

    Excelentes dicas!!! Saber ouvir é uma difícil ciência ….

  • Obrigado, Davenílcio!!!

  • Obrigado, Ana Karine. Les Giblin estava meio esquecido, mas suas lições estão presentes. O artigo está bombando!

  • Obrigado, Manoel. Este autor andava meio esquecido…

  • Obrigado, Guilherme!

  • Valeu, Ana Paula!!!

  • Que bom, André Luís, fico feliz em poder contribuir!!!

  • É isso aí, Gabriel, não só no mundo corporativo vivemos!!!!

  • Que bom, José Gabriel!!! Espero sempre poder contribuir!

  • Marcos Alberto

    Muito bom o artigo, parabéns Sr. Rodolfo.

  • Rômulo Miguel de Morais

    Excelente, não apenas para nossa vida profissional, mas no nosso relacionamento pessoal, principalmente com as esposas…rsrsrs.
    Parabéns.

  • Gilberto Fabris

    Realmente são dicas valiosas… Parabéns pelo artigo

  • Jorge Henrique Bahia de Souza

    Muito oportuno os seus “conselhos”, principalmente a dica 6, onde fecha-se com elegância uma discussão.

  • wilson

    muito esse material

  • Obrigado, Jorge Henrique!

  • Valeu, Wilson!

  • Obrigado, Gilberto!

  • Com certeza, Rômulo, em qualquer ambiente onde seja necessário convencer, obter adesão dos demais!!!

  • Certamente, Eleni, por isso também, já publiquei o artigo: http://blogtek.com.br/ouvir-significa-melhor-comunicacao/

  • Obrigado, Fernando, bem vindo ao Blogtek. Aguardo seus comentários e sugestões!

  • Obrigado, Fernando, pelo comentário e pela leitura. espero poder sempre corresponder às expectativas.

  • De fato, Alexandre, nossa tendência é querer levar vantagem total…

  • Obrigado, Marcos Alberto, bem vindo ao Blogtek!

  • Dilma

    Regrinhas que a princípio parecem simples mas que alteram de maneira significativa nosso modo de atuar, “no piloto automático”.
    Interessante reflexão para todas as áreas da nossa vida, por isto, cumprimento um vez mais professor pela oportunidade e conhecimento.
    Abs

  • José Guilherme Pinheiro Côrtes

    Stonner, parabéns pelas escolhas de temas e pelos conteúdos tão instrutivos quanto bem expostos.

  • Muito obrigado, José Guilherme, um elogio seu é sempre uma honra, e um motivo pra sempre buscar a excelência!!!

  • Olá, Dilma, é sempre gratificante receber seus comentários!!!

  • Ângelo

    Rodolfo, muito valiosas essas regras, principalmente a regra 1, pois muitas vezes até por receio de perdermos o foco do tema, preciptamos os questionamentos.

  • Ricardo Portella de Abreu

    Muito Bom , fazer com que os argumentos de quem estamos discutindo esteja em sintonia com nosso ponto de vista sempre é uma boa pratica , afinal se o assunto é o mesmo , as opiniões sempre convergem para um ponto comum : a melhoria

  • Sirlene Miranda

    Muito bom esse tema e com certeza vou colocá-lo em prática. Pois passamos por diversas situações desse tipo em todos os momentos, no profissional, pessoal, amoroso e familiar.

  • De fato, Ângelo, ouvir é fundamental…demonstra respeito e cria empatia.

  • KATY FONSECA

    ótimo artigo,parabéns!

  • Sandra

    Muito bom! Intuitivamente eu já uso algumas das regras.. agora vou usar todas!

  • Olá, Ricardo, desculpe a demora na resposta do comentário! Concordo, as discussões sempre devem ser construtivas, na busca da melhoria!

  • De fato, Sirlene, o que eu achei interessante nestas regras testadas é o fato de não se prenderem apenas ao ambiente corporativo! Em tempo, desculpe a demora na resposta ao comentário!

  • Obrigado, Katy, bem vinda ao Blogtek!

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