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Ruídos na Comunicação em Projetos: Preconceito

Isnaldo 18 Comentários 16.03.14 3364 Vizualizações Imprimir Enviar

Ruídos na Comunicação em Projetos: Preconceito. Hoje temos o prazer de receber no Blogtek, mais uma vez, o nosso simpático e competente colega Isnaldo. Como PMP, trabalhando ativamente no Gerenciamento de Grandes Projetos, Isnaldo conhece muito bem os problemas gerados pela Comunicação em Projetos (principalmente, a falta de, ou a não comunicação…). Para ser notificado de novos artigos no Blogtek, cadastre seu e-mail aqui em Assine o Blogtek. SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Ruídos na comunicação em projetos - preconceito

Ruídos na comunicação em projetos – preconceito

Preconceito é uma palavra formada pelo prefixo latino “pre” (anterioridade, antecipação, adiantamento, superioridade comparativa) + “concéptus”, que deriva do verbo latino capìo, que dá origem a concipìo (juntar, reunir, receber, conceber, imaginar, exprimir por uma fórmula). É, portanto, uma imagem, uma expressão formada antes de se ter todos os conhecimentos necessários, sem maior ponderação.

Situações do tipo:

– “Lá vem aquele chato”.

– “Essa pessoa é do setor A, deve ter algum outro interesse para estar falando isso”.

– “Fulano é um X9” (expressão popular para delator, dedo-duro).

– “Beltrano é muito soberbo”.

– “Sicrano conhece muito e é equilibrado. Tudo que ele fala é correto”.

– “Esta pessoa tem um alto cargo na organização. Deve estar falando algo importante”.

São bastante comuns de se encontrar no ambiente de projeto seja nas palavras ou apenas nos pensamentos das pessoas. No bojo dessas citações e/ou pensamentos, há um conceito previamente estabelecido, uma concepção formada, boa ou má, devidamente justificada ou não.

 

“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe”. Epiteto – filósofo grego (50 – 115 A.C.).

 

Ruídos na comunicação em projetos - a escuta

Ruídos na comunicação em projetos – a escuta

A comunicação efetiva pressupõe uma série de requisitos, entre os quais a escuta ativa. Escutar ativamente é ouvir com atenção, com foco na comunicação que está se fazendo com a outra pessoa. O preconceito funciona como um modelo mental ou uma voz interior que pode, e muitas vezes o faz, impedir o desenvolvimento de uma escuta ativa no processo de comunicação.

Antes que qualquer diálogo se inicie, já se adota, por exemplo, uma posição de defesa, ou de ataque, ou de ironia, ou de desprezo. Todas, na maior parte das vezes, desfavoráveis ao ambiente do projeto e à construção de equipes de alto desempenho no longo prazo.

A superação de preconceitos não é o objetivo deste texto, até porque este é um assunto bastante extenso e complexo, sendo que alguns preconceitos estão bastante arraigados, quase que fazendo parte da cultura da organização, e outros são até patologias das pessoas.

Entretanto, o conhecimento e a atenção à questão já é um começo, e a boa comunicação, tão necessária ao sucesso na gestão dos projetos, agradece.

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Isnaldo

Engenheiro Mecânico pela UFPE. Especialização em Montagem Industrial e Fabricação Mecânica pela UFF. PMP desde 31/01/2005. Ministra aulas de Fundamentos do Gerenciamento de Projetos na UFF e na Universidade Petrobras.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Pingback: Ruídos na Comunicação em Projetos: Preconceito | Gerente de Projetos()

  • Mestre, bom dia.

    Muito boa a matéria, creio que cabe em todas as áreas do saber e do conviver, não apenas no Gerenciamento de Projetos, muitas vezes somos acometidos por pré-conceitos (conceitos prévios) que na pratica funcinam como “véus” que nos impedem de saber ouvir com imparcialidade e sabedoria as opiniões de nosso interlocutor, as vezes chego achar que isso é uma verdadeira epidemia nas empresas e na sociedade. Parabéns

  • Roberto Taveiros Darski

    Caros.
    Realmente é uma boa abordagem. Como disse o colega Claudio, está presente em todas as áreas do saber e do conviver.
    Esta nuance da natureza humana, faz com que determinado indivíduo, podendo ser até inteligente, perde mais tempo, tento uma postura destrutiva do que colocando a sua criatividade para o lado bom impedindo a criação e o seu próprio compartilhamento com novas ideias.
    Um abraço.
    Roberto

  • Josafat Falcao

    Uma abordagem sucinta para um problema recorrente e que consome muita energia e tempo de execução. Como o próprio autor sublinha, o tema é complexo e não se esgota em si. Parabéns.

  • Juarez Oliveira

    Isnaldo, realmente, esse assunto é amplo mas é o que acontece nas organizações.

  • Marisa Carboni

    Ouvir é uma das mais importantes ferramentas da comunicação. Ouvir bem, não é só escutar, é preciso estar atento ao que o outro diz.
    No processo de comunicação precisamos tomar alguns cuidados.
    O estereótipo, por exemplo, é uma ideia padronizada que se solidificou
    em nossa mente e que utilizamos em nossa percepção para reconhecer ou identificar os indivíduos, os acontecimentos e os objetos. Isso pode conduzir-nos a um conhecimento deformado dos indivíduos e situações.
    Abraços,
    Marisa

  • Ronildo Oliveira

    Isnaldo!
    Parabéns pela postagem. Sem dúvidas este é um tema bastante amplo e como você e demais colegas disseram, está longe de ser resolvido.
    Acredito que nas organizações atuais, onde a concorrência inclusive interna está cada vez acirrada, os setores acabam se transformando em Grupos, e por causa disto se cria certa “intolerância” aos outros setores da organização.
    Desta forma o trabalho dos chamados “grupos” são menosprezados e considerados menos importante para o negócio. Este fato acaba se tornando mais um obstáculo para a implantação bem sucedida dos projetos e aumentando com isto, a necessidade de uma boa gestão deste tema.
    Abraço.

  • Alexandre Rocha

    Comunicação é acima de tudo competencia ( Conhecimento + habilidade + atitude).

  • De fato, Alexandre, é necessária competência para nos comunicarmos adequadamente!

  • Obrigado pelo comentário, Marisa, e desculpe pela demora em respondê-la!

  • Certamente, Claudio José Vieira. Obrigado.

  • Caro Roberto Taveiros Darski, obrigado pela contribuição. Certamente existem várias formas de inteligência, nem todas relacionadas a autocrítica, a humildade, a empatia, entre outras habilidades importantes para minimizar os preconceitos que todos temos. Um abraço.

  • Obrigado ! Um abraço !

  • Caro Juarez Oliveira, obrigado pelo retorno. Diz-se que a realidade é diferente para cada pessoa, pois cada uma interpreta de sua maneira. Libertar-se de estereótipos e preconceitos é importante para minimizarmos as distorções.

  • Marisa,
    É isso mesmo.
    Obrigado.

  • Prezado Ronildo Oliveira,
    Muito bem colocado.
    Obrigado
    Abraço

  • Caro Rocha,
    De certo que conhecer apenas não é suficiente. Lembro-me muito bem de alguns professores de faculdade que, doutores em uma matéria, não conseguiam apresentá-la de uma forma acessível aos demais. De fato, habilidade apenas não é suficiente. Você pode fazer o cursos de “como falar em público”, mas se você não conhece um tema, falar o que? E atitude é a forma, é o buscar se ouvido e se fazer ouvir. Além de conhecer e de ter habilidade, é preciso querer fazer bem feito. Daí a importância da atitude.
    Obrigado.
    Abraço

  • Caro Mestre Stonner e Inspirador de Todos nós em seu Blog de alto nível técnico e de respeito entre as pessoas,

    Desculpe a demora nas respostas e mais uma vez obrigado pela oportunidade de participar deste fórum.

    Um grande abraço.

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