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PMBOK Guide, comparação entre a quarta e quinta edições

Stonner 10 Comentários 17.07.13 5603 Vizualizações Imprimir Enviar

A partir de 1 de Agosto de 2013, os novos exames de certificação de Project Management Professional (PMP) serão baseadas na quinta edição do PMBOK Guide. Então, é preciso entender as diferenças que existem entre a quarta e quinta edição do PMBOK Guide. Destacamos aqui neste artigo as modificações relativas às Áreas de Conhecimento, onde as 9 áreas existentes aumentaram para 10, com a inclusão de Partes Interessadas, e aos processos associados à cada área de conhecimento. Brevemente, publicaremos outro artigo destacando outras mudanças. Para ser informado dos novos artigos, cadastre seu e-amil aqui ao lado, em Assine o Blogtek! Seu e-mail não será usado por terceiros. Você gostou das mudanças? Achou importante esta nova edição? Comente, troque ideias com a comunidade de Gerenciamento de Projetos.

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PMBOK Guide: por quê a mudança?

Muitos se questionam porque a mudança no PMBOK Guide, uma vez que a quarta edição é relativamente recente, de 2008. Um dos principais motivos é que a International Organization for Standardization (ISO) lançou em 2007, a norma ISO 21500: Guidance on Project Management. A ABNT  lançou em 2012 a NBR 21500:2012 – Orientações sobre Gerenciamento de Projetos. A ISO 21500 é voltada para organizações, enquanto o PMBOK Guide é voltado para pessoas (observe que há empresas certificadas na ISO 9001, por exemplo, mas não há indivíduos certificados na ISO 9001; ao contrário, há indivíduos certificados como PMP, mas não há empresas certificadas como PMP). Apesar destas diferenças, o PMI sentiu a necessidade de buscar maior proximidade, e neste sentido lançou o PMBOK Guide, quinta edição.

Um resumo da mudança: continuam os 5 Grupos de Processo, as Áreas de Conhecimento passaram de 9 para 10, com a criação da Área de Conhecimento: Gerenciamento das Partes Interessadas, e os processos passaram de 42 para 47.

PMBOK Guide – Integração:

Não há mudanças na quantidade e na denominação dos processos. No processo Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto, foram introduzidas, no texto, novas técnicas de facilitação. No restante, não houve modificações substanciais.

PMBOK Guide - Integração

PMBOK Guide – Integração

PMBOK Guide – Escopo:

Em todas as áreas de conhecimento, exceto Integração, foi introduzido novo processo, ou mudada a denominação, de forma a incluir em todos o processo Planejar o Gerenciamento de (Área de Conhecimento). Em Escopo, este foi um novo processo introduzido (Planejar o Gerenciamento de Escopo). O processo Verificar o Escopo teve seu nome modificado para Validar o Escopo, o que dá maior relevo a este processo, pois verificação pode ser feita em qualquer nível hierárquico do Projeto, enquanto a Validação só pode ser feita por quem tem a autoridade para tal. De resto, sem mudanças significativas.

PMBOK Guide - Escopo

PMBOK Guide – Escopo

PMBOK Guide – Prazo:

Também nesta área de conhecimento foi introduzido o processo Planejar o Gerenciamento de Prazo. Outro aspecto é que as considerações de risco são mais destacadas como inputs de alguns processos.

PMOBOK Guide - Prazo

PMOBOK Guide – Prazo

PMBOK Guide – Custo:

Também nesta área de conhecimento foi incluído o processo Planejar o Gerenciamento de Custos. Foi dada maior ênfase e profundidade à questão das reservas, reserva de contingência e reserva gerencial.

PMBOK Guide - Custo

PMBOK Guide – Custo

PMBOK Guide – Qualidade:

Nesta área de conhecimento, o processo denominado Planejar a Qualidade foi modificado para Planejar o Gerenciamento da Qualidade, dando maior consistência aos processos. Ademais, neste processo novas ferramentas de gerenciamento da qualidade foram incluídas.

PMBOK Guide - Qualidade

PMBOK Guide – Qualidade

PMBOK Guide – Recursos Humanos

O processo Desenvolver o Plano de RH foi substituído por Planejar o Gerenciamento de RH, dando maior consistência à nomenclatura dos processos. De resto, sem modificações substanciais.

PMOBOK Guide - Recursos Humanos

PMBOK Guide – Recursos Humanos

 PMBOK Guide – Comunicação:

O processo Identificar as Partes Interessadas sai desta área de conhecimento, indo para a nova área de conhecimento criada, o Gerenciamento das Partes Interessadas. O processo Planejar as Comunicações muda seu nome para Planejar o Gerenciamento das Comunicações. Os processos Distribuir as Informações e Reportar o Desempenho se fundem no novo processo Gerenciar Informações. O processo Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas sai desta área de conhecimento, indo para a área de Gerenciamento das Partes Interessadas, com o nome de Gerenciar o Engajamento das Partes Interessas. É incluído o novo processo, Controlar Comunicações.

PMBOK Guide - Comunicação

PMBOK Guide – Comunicação

PMBOK – Risco:

Sem modificações substanciais.

PMBOK Guide - Risco

PMBOK Guide – Risco

PMBOK Guide – Aquisições:

O processo Planejar Aquisições é redenominado Planejar o Gerenciamento de Aquisições, e algumas ferramentas e técnicas foram incluídas.

PMBOK Guide - Aquisições

PMBOK Guide – Aquisições

 PMBOK Guide – Partes Interessadas:

Esta nova área de conhecimento foi criada em função da importância sempre crescente das Partes Interessadas. Alguns processos são oriundos de áreas de conhecimento distintas, na quarta edição, como Identificar partes Interessadas, vindo da área de comunicação, e Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas, também originário da comunicação, onde tinha o nome de Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas. Foram introduzidos dois novos processos, Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas e Controlar o Gerenciamento das Partes Interessadas.

PMBOK Guide - Partes Interessadas

PMBOK Guide – Partes Interessadas

Faça aqui o download deste quadro resumo das modificações (imprima em A3, para melhor visualização):

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Claudia Evangelista

    Boa Noite Stonner!

    Gostei muito do seu artigo. Simples, direto e esclarecedor.

    Também sou PMP e trabalho na Petrobras. Além de projetos, também atuo na área de processos.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraços!

  • Obrigado, Cláudia, conto com suas visitas, comentários e sugestões!

  • Paulo

    Stonner,

    Apenas para esclarecer e corrigir o texto ISO = International Organization for Standardization

  • Grato pela correção, Paulo.

  • Inaiara Oliveira

    Parabéns pelo artigo, Stonner.
    Elaboraste uma excelente Síntese sobre as alterações significantes do PMBOK – 5 ª Edição.

    Atenciosamente

    MSc.Eng.Inaiara Oliveira

  • Obrigado, Inaiara!!!

  • DILMA

    OLá Mestre
    Este artigo além de útil e objetivo, como de costume por aqui, ainda nos fornece um “bonus”, que é o quadro resumo das modificações.
    Obrigada !

  • Olá, Dilma, sempre bom ter notícias suas!!

  • Tiago

    Pessoal, para quem quiser a versão em português, achei no site: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/ebook-pmbok-5-edicao-em-portugues-RMKVSMESPY

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