Menu

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Stonner Comente 13.11.17 545 Vizualizações Imprimir Enviar

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza: já publicamos aqui no Blogtek diversos artigos sobre Planejamento Estratégico, porém o contexto atual nos obriga ir além. Ainda que com características muito mais proativas do que o Planejamento Tradicional, o Planejamento estratégico ainda enfoca muito em análise de tendências, quando o mundo atual demanda “pensar o impensável”. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Planejamento de cenários – porque o mundo voa…

Muitos empresários ainda pensam na evolução de seus produtos, que ainda é uma componente importante, mas esquecem-se de que os produtos atuais podem não mais existir, em pouquíssimo tempo!

Planejamento de cenários

Planejamento de cenários – o app indispensável

Senão vejamos: a câmera fotográfica de filme reinou absoluta por mais de um século, e subitamente se viu substituída pela câmera digital. Esta ainda sobrevive, em uma escala muito menor do que quando de seu surgimento, devido ao celular, que está sempre à mão, e tem dezenas de diferentes utilidades (serve até para telefonar…rsrsrsrsrs).

Ainda nos recuperávamos da agradável surpresa de que os satélites nos guiassem pelos caminhos, e comprávamos aparelhos GPS, quando esta função também se viu incorporada no celular.

Até a própria função precípua do celular, que é a de falar ao telefone, vem sendo substituída pelos aplicativos WhatsApp e afins…

Saindo da área de celulares (mas nem tanto), quando surgiram os aplicativos EasyTaxi, 99Taxi, vimos a derrocada das cooperativas de táxi, porém estes aplicativos também foram fugazes e cederam espaço (ou se converteram) a aplicativos do tipo Uber e outros.

Então, não se trata de identificar as tendências dos produtos existentes, mas imaginar quais produtos substituirão os existentes.

Planejamento de cenários – o que é?

Criar perspectivas de atuação empresarial através da criação de um pequeno número de cenários para o ambiente futuro, que sejam:

  • Relevantes para o negócio
  • Cubram o leque de incertezas relevantes
  • Sejam realistas e dignos de possível crédito

Planejamento de cenários – por que é vital?

  • As mudanças tecnológicas e sociais aumentam em ritmo incessante
  • A Estratégia precisa levar em conta a Incerteza
  • O futuro é cada vez mais incerto

Nos idos de 70 Pierre Wack era um editor de uma revista de filosofia, que foi contratado para liderar o planejamento estratégico da Royal Dutch Shell, e sua atuação permitiu que a Shell atravessasse as crises do petróleo fortalecida, enquanto muitas empresas do ramo tiveram muitas dificuldades.

Planejamento de cenários – como fazer?

  • Identifique as principais forças direcionadoras de seu negócio

Uma ferramenta útil para esta fase é o brainstorm, analisando os chamados fatores PEST (Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos). Selecione as duas principais forças direcionadoras de seu negócio (estabeleça um critério de priorização a ser usado pelo grupo).

  • Identifique as principais incertezas que afetam estas forças direcionadoras, e coloque as duas forças direcionadoras escolhidas e seus graus de incerteza formando 4 quadrantes, como indica a figura a seguir:
Planejamento de cenários

Planejamento de cenários

  • Construa, discuta, avalie os impactos de cada cenário, e desenvolva estratégias específicas para cada cenário. Descarte o(s) cenário(s) altamente improvável(is). Verifique que sinais (gatilhos) podem sugerir a tendência de encaminhamento a um determinado cenário.

Planejamento de cenários – um exemplo real

O Plano de Negócio e Gestão da Petrobras 2017-2012 (clique aqui) ilustra a criação de cenários, com nomes de sugestão marítima:

  • Correnteza: um mundo de mudanças nas duas principais economias (EUA e China), mas sem transformações importantes na Matriz Energética e nos valores e comportamentos da sociedade.
  • Cardume (cenário escolhido como referência para o PNG): o gás natural assume papel mais relevante na Matriz Energética, enquanto a sociedade está preocupada com questões ambientais locais.
  • Coral: transformações de comportamentos e valores do consumidor, com uma transição para uma matriz de baixo carbono.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Síndrome do estudante – procrastinação

Comente Stonner 20.11.17
Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

Comente Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.