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Parada de Manutenção: a visão da Operação e da Manutenção

Stonner 18 Comentários 07.02.13 5804 Vizualizações Imprimir Enviar

Parada de Manutenção é, em qualquer planta de processo, um evento de grande magnitude. Normalmente, estas unidades operam 24 h/dia, de domingo a domingo, muitas vezes por períodos de anos. Quando param para manutenção (a conhecida Parada de Manutenção), há um enorme volume de serviços a serem feitos, em um prazo bastante curto, premido pelo lucro cessante da unidade.

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A Visão da Operação:

A Operação convive no seu dia-a-dia com as pequenas e grandes mazelas: os grandes problemas, os quais muitas vezes caracterizam Urgências ou Emergências, são normalmente resolvidos pela equipe de Manutenção. No entanto, os pequenos problemas, tais como calibração de instrumentos, válvulas dando passagem, pequenos vazamentos, etc., são frequentemente postergados devido a maiores prioridades da equipe de manutenção, naquela ou em outras unidades.

Então, a Operação vê a Parada de Manutenção como um momento de redenção. A unidade não estrá operando, estará entregue à Manutenção, e esta deverá realizar TODOS aqueles serviços pendentes, além dos serviços caracteristicamente de Parada de Manutenção, aqueles que não podem ser feitos com a unidade operando.

Esta é a visão da Operação.

A Visão da Manutenção:

A Parada de Manutenção é um evento de extrema complexidade para a Manutenção. Em um período de tempo curto, usualmente de três a cinco semanas, trabalhando 24 h/dia, terá de fazer todos os reparos para que a unidade retorne a sua condição original, e possa operar de forma confiável. Inúmeros são os fatores que tornam esta intervenção complexa e custosa:

  • A mão de obra disponível para a Parada de Manutenção, por ser mais escassa, é mais cara.
  • Muitas vezes a mão de obra disponível para a Parada de Manutenção é menos qualificada.
  • Na Parada de Manutenção, há grande concentração de pessoas, executando serviços com alto grau de exposição ao risco: movimentação de carga, andaimes, trabalhos em altura, soldagem, etc.
  • São tantas as atividades desenvolvidas em paralelo, que há uma tendência à dispersão gerencial (não é possível acompanhar tudo).

Portanto, a Manutenção vê a Parada de Manutenção como um evento complexo, durante o qual devem ser executados APENAS os serviços não liberáveis com a Unidade em Operação. Portanto, os serviços de rotina devem ser atendidos pela equipe de Manutenção de Rotina.

Esta é a visão da Manutenção.

O impasse:

Como se vê, há claro antagonismo entre as visões da Operação e da Manutenção. Este impasse muitas vezes provoca conflito entre as equipes, prejudicando o atingimento de bons resultados na Parada de Manutenção. A realidade é que ambas as partes tem razão, sendo necessário um distanciamento gerencial para poder ver a solução.

O fato é que realmente, durante a rotina, os serviços de pequena monta perdem prioridade, e se acumulam muitas vezes por longos períodos sem serem resolvidos, a Operação se acostuma a conviver com os pequenos defeitos, e consequentemente a lista de serviços a serem executados em Parada de Manutenção cresce. Ao realizar a  parada de manutenção, há tantos serviços que a equipe de Manutenção posterga alguns para serem realizados pela rotina, instituindo desta forma o “Ciclo Vicioso” ilustrado a seguir.

Círculo vicioso

Para reverter este Ciclo Vicioso, a solução não passa pela Parada de Manutenção, mas sim pela Manutenção de Rotina. É necessário estabelecer um adequado Plano de Manutenção, prover recursos suficientes para este quadro, de forma a que as necessidades do dia-a-dia sejam atendidas, não de imediato quando não forem Urgência ou Emergência, mas dentro de um prazo adequado  que mantenha o backlog (carga futura de trabalhos da Manutenção) em um  patamar de cerca de 10 dias, que é um parâmetro razoável no quadro da indústria. Ter um backlog inferior a dez dias pode parecer atraente, porém significa que seu quadro de manutenção pode estar super-dimensionado. É necessária também uma ação gerencial conjunta, Operação-Manutenção, de forma a eliminar o desgaste e a descrença mútua, enfim, realizar um “team building”, para se obter o seguinte “Ciclo Virtuoso”:

Círculo virtuoso

 

 

 

 

Portanto, a Excelência na Parada de Manutenção, se obtém garantindo a Qualidade na Manutenção de Rotina!

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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  • Roberto de Souza

    Parabens pelo artigo. Preciso e conciso. Pena que este artigo veio ao meu conhecimento após a parada da FAFEN-SE, onde trabalho, mas servirá para novas paradas (a próxima será em 2014). Um abraço e parabéns pela proatividade.

  • Obrigado, Roberto. Espero sempre poder colocar posts que auxiliem a comunidade técnica. Espero poder sempre contar com sua visita, comentários e feedback.

  • Pingback: O Planejamento de uma Parada de Manutenção - Parte 1 blogtek.com.br | blogtek.com.br()

  • ARILSON LIMA

    Excelente artigo, parabéns! Todos que você publicar gostaria de ter o prazer de receber . ABS ARILSON

  • Obrigado, Arilson, estou cadastrando seu e-mail no site, assim vc receberá notificação a cada novo post. É só confirmar no e-mail que vc receberá.

  • Pingback: Por que reduzir escopo na Parada de Manutenção? blogtek.com.br | blogtek.com.br()

  • Moschin, John

    Caro Stonner

    Muito bom o artigo.
    Existem duas correntes bem distintas, sobre serviços de parada.
    Uma defende o escopo mínimo para a parada e os demais serviços devem ser realizados na rotina. A outra corrente defende que unidade operando deve haver um mínimo necessário de intervenção.
    Defendemos a primeira corrente, a do escopo mínimo.
    Gostaria de acrescentar no artigo mais 3 itens que precisam ser considerados na formação do escopo mínimo:
    A inspeção de equipamentos normalmente é muito conservativa, isto aumenta o escopo.
    A produção não está acostumada a sair de sua região de conforto operacional. Muitas vezes, com pequenos ajustes na unidade, é possível liberar um equipamento em campanha, antes só possível em parada.
    O prazo que a manutenção solicita para intervenção em um equipamento, normalmente é carregada de gorduras, devido ás incertezas. Este fato, aliado a confiabilidade no prazo solicitado, dificulta a negociação da liberação.
    abs

  • Eduardo

    Prezado Stonner.
    Estou participando do curso Gestão de Projetos onde estou juntamente com grupo de amigos, providenciando nosso relatório de conclusão e nosso tema será direcionado para Gerenciamento de Projetos Aplicados a Parada de Manutenção. Neste relatório estarei direcionando meu tema para um das áreas de conhecimento em Gestão de Projetos que é GERENCIAMENTO DA QUALIDADE nas paradas de manutenção. Gostaria de saber se teria algum material direcionado para este assunto. Gostaria de abordar e aprofundar mencionando sobre a importância quanto a qualidade do acompanhar as fases da parada com auditorias e check lists, com objetivo de verificar onde manter as boas práticas e ao mesmo tempo, encontrar as possíveis falhas no processo.
    Abs.

  • Caro Eduardo, parabéns a vc e seus amigos por escolherem um tema tão rico…verei no que posso ajudar, porém estou em viagem, sem meu PC, então os arquivos não estão disponíveis. Volto em 12/agosto, e a partir daí irei verificar que arquivos tenho acerca do assunto. Enquanto isto, fiquem à vontade para usar artigos do Blogtek.

  • Luis Rojas

    Rodolfo:
    Poderia me enviar folhetos de como planejar uma parada larga, trabalho de pcm numa Planta de procesamento de olheo

  • OK, Luis, enviarei algum material para o seu e-mail!

  • Alex Vieira Aquiles

    Muito bom esse material, gostaria de receber e-mail sobre manutenção.

  • Alex, cadastrei seu e-mail para receber sempre os novos artigos. Você receberá um e-mail para confirmação (cheque também seu spam). Obrigado pelo interesse!

  • Nilton Fabiano de Almeida

    Parabéns pelo artigo! Excelente texto. Favor me cadastrar para receber seus artigos. Obrigado.

  • Obrigado, Nilton. Estou cadastrando seu e-mail. Você receberá um e-mail para confirmar seu cadastro. Saudações!!!

  • Frederico

    Prezado Stonner.
    Estou participando do curso Gestão de Projetos onde estou juntamente com grupo de amigos, providenciando nosso relatório de conclusão e nosso tema será direcionado para Gerenciamento de Projetos Aplicados a Parada de Manutenção. A idéia é a elaboração de um Plano do Projeto para paradas de manutenção. Gostaria de saber se teria algum material direcionado para este assunto. Abs.

  • Frederico, tenho publicado alguns artigos sobre o assunto, por exemplo: http://blogtek.com.br/vip-parada-de-manutencao/, http://blogtek.com.br/5-diferencas-manutencao-rotina-parada-manutencao/, e mais alguns. Espero que lhe sejam de valia.

  • Moschin

    Caro Frederico

    Por favor, se possível entre em contato comigo pelo e-mail

    mkmconsultatis@gmail.com ou jmosquim@hotmail.com

    Temos algum material sobre paradas

    abs

    Moschin

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