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Saber ouvir significa melhor comunicação

Stonner 14 Comentários 03.11.14 2910 Vizualizações Imprimir Enviar

Saber ouvir significa melhor comunicação – todos nós, na área de Gerenciamento de Projetos, ou como líderes em qualquer atividade, sabemos da importância da Comunicação. Quantas falhas em projetos, processos e ambientes corporativos não teriam sido evitadas através de melhor comunicação. Nosso colega Isnaldo já publicou aqui no Blogtek dois artigos sobre o assunto: O Gerenciamento das Comunicações em Projeto e Ruídos na Comunicação em Projetos: Preconceito.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Saber ouvir – seu papel na Comunicação

Saber ouvir

Saber ouvir

Quando falamos ou pensamos em comunicação, a maioria de nós associa este fato à ideia de “Eu comunicar”. Na realidade, temos que sempre ter em mente que Comunicação é um caminho de mão dupla. E mais, Ouvir não é uma atitude passiva!!! Se não soubermos ouvir, não saberemos:

  • Se nossa mensagem está surtindo efeito
  • O que nosso interlocutor deseja ouvir
  • De que maneira nossa mensagem será mais eficaz
  • Se nosso interlocutor está entendendo a mensagem

Portanto, é fundamental saber ouvir, e de forma ativa. Isto tem nome, em Inglês é bastante comum falarmos de Active Listening, que seria traduzido como Audição Ativa, apesar deste termo não ser muito difundido em Português.

Saber ouvir – Active Listening

A figura abaixo ilustra os pilares do “Active Listening” (enquanto não houver uma expressão em Português reconhecida, continuarei usando o anglicismo):

Saber ouvir: active listening

Saber ouvir: active listening

 

Remover interrupções e distrações: quando você se dispõe a ouvir realmente uma pessoa, deve dedicar seu tempo e atenção para isto. Jamais fique ouvindo enquanto digita, evite atender o telefone (só em último caso, e pedindo escusas ao interlocutor).

Prestar atenção nos sons e sinais do interlocutor: não apenas nos sons, nas palavras, mas também nos gestos, na postura. Tente captar a mensagem corporal, identificar eventual apreensão ou preocupação, perceber se o outro está à vontade para expor seus pensamentos.

Demonstrar que está entendendo (feedback): através de gestos, ou curtas repetições ou interpretações do que o outro está falando. Isto permite que o interlocutor se sinta mais tranquilo, e garante que a sua exposição de pensamentos está sendo entendida.

Saber ouvir – fazer perguntas

Outro aspecto do Active Listening é fazer perguntas. Quando alguém conversa com você, expõe suas ideias e pensamentos, queremos ter a compreensão do todo, então devemos encorajar que tudo seja exposto, e isto é obtido através de perguntas. Após o término da exposição do interlocutor, dê alguns segundos de tempo. Isto servirá para mostrar que você está receptivo caso ele queira expor algo mais, para deixar claro que não há mais nenhuma colocação a ser feita neste momento, e evidenciará que você não tem uma resposta padrão, que a sua resposta será fruto de reflexão. Perguntar, após ouvir, servirá para:

  • Estimular a exploração das ideias
  • Estabelecer empatia entre as partes em comunicação
  • Mostrar comprometimento com o que está sendo dito e ouvido
  • Esclarecer eventuais dúvidas
  • Dar sinais claros do entendimento do que foi dito

Outros aspectos ligados ao Coaching e Liderança serão abordados em detalhes nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Cleusa

    Muito legal o texto…instrutivo!!!..Parabéns!!!

  • José Henrique de Araújo Silva

    Tenho certeza que o desenvolvimento da comunicação eficaz, como forma de treinamento de equipe, reduziria em muito os ruídos causados no desenvolvimento dos empreendimentos. É muito importante desenvolvermos na equipe o espírito do “Eu falo a sua língua”, como forma de ajustarmos a comunicação, como via inteligível.

  • pedro cunha

    Bem concebido e de acordo com o que entendo por boa comunicação…
    Parabens.

  • Amigo, gostei deste teu trabalho. A Bíblia diz que devemos ser abios em ouvir e muitas vezes ser tardios no falar. Desde muito tempo Deus já havia falado para o homem isto, mas ainda muitos não entenderam. Todos os lideres precisam ouvir primeiro para depois agir. Tem muitos que estão agindo primeiro para depois ouvir e agir. Ai muitas vezes não dar mais tempo de ouvir e nem tão pouco agir.

  • Conto com suas visitas e comentários, Cláudio!!!

  • E sabemos bem como os ruídos de comunicação existem nos projetos, José Henrique!

  • Obrigado, Cleusa!

  • Obrigado, Pedro, bem vindo ao Blogtek!

  • Elisbete

    Muito bom, texto claro e objetivo.

  • Obrigado. Lisbete! Bem vinda ao Blogtek!

  • Ricardo Dettogni Carrareto

    Realmente pertinente este tema Rodolfo,

    Na maioria dos problemas que ocorrem em nosso dia-a-dia, estes certamente são somatizados por ruídos na comunicação.

  • Com certeza, Ricardo. Na área de gerenciamento de projetos ou em qualquer área de negócios, comunicação é fundamental!!

  • Nilo de Moura

    Stonner , bom dia

    estou usando este artigo para perguntar a você , ou melhor uma orientação , sobre o MSProject . : ´´ Posso linkar três ou mais projetos ao cronograma principal , e ao dar andamento em um , todos responderem ao avanço ”
    Como procedo .

    Sem mais agradecido
    Nilo de Moura

  • Pingback: Avalie a Comunicação em sua empresa()

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