Menu

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Stonner Comente 06.11.17 635 Vizualizações Imprimir Enviar

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição: como gerente de projetos, e por ser PMP (Project Management Professional) sempre acompanho com interesse as modificações de uma edição para a seguinte do PMBOK Guide. Nesta sexta edição, vi muitos comentários acerca das áreas de conhecimento e os processos, mas não vi muita coisa a respeito de algo que julgo fundamental: a visão do projeto como parte do negócio.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

O projeto como parte do negócio – contexto

Esta ênfase na questão de áreas de conhecimento e processos se deve ao fato de que grande parte do público é constituído por pessoas as quais querem obter a certificação PMP. Entendemos esta preocupação, mas vemos o PMBOK Guide como algo muito mais amplo do que simplesmente um manual para se obter a certificação.

Como parte do nome indica “Body of Knowledge”, o PMBOK Guide nos apresenta o estado da arte no conhecimento de gerenciamento de projetos. A virtude da sexta edição é enfatizar que o projeto não existe de “per si”, mas faz parte de uma estratégia de negócio.

Ou seja, não basta o projeto ser um sucesso em si, ele tem que apresentar resultados para o negócio. Já abordamos este tema aqui, em um artigo já publicado no Blogtek “Sucesso de um projeto: o que realmente significa?”.

Meu amigo João Mosquim, autor do livro “Gerenciamento de Parada de Manutenção“, como eu também gerente de projetos e ex-petroleiro, sempre destaca a importância de se olhar para todo o ciclo de vida do ativo, e não apenas o projeto em si. Neste sentido, Mosquim gentilmente contribuiu com a figura que ilustra o projeto dentro do ciclo de vida do ativo:

O projeto como parte do negócio

O projeto como parte do negócio

O projeto como parte do negócio – quais são as mudanças?

Até a Quinta Edição, havia alguma referência ao negócio, no item 1.6, com menos de uma página, e com um texto bastante genérico.

Na Sexta Edição, o assunto ganha maior dimensão. Em seu item 1.2.1 Projetos, há um bullet específico intitulado “Projetos impulsionam mudanças”, acompanhado de uma figura análoga à que se segue:

O projeto como parte do negócio

O projeto como parte do negócio – status atual e futuro

Mais à frente, depois de alguns textos detalhando como o projeto alavanca o negócio, há uma figura que ilustra possíveis razões para a iniciação de um projeto:

O projeto como parte do negócio

O projeto como parte do negócio – inputs para projetos

E há também uma tabela correlacionando fatores específicos, tais como Novas tecnologias, Mudanças políticas, Requisitos legais, com as quatro categorias de situações descritas na figura. Para cada caso, apresenta um exemplo. Mostramos a seguir um fragmento da tabela. Por que não a tabela toda? Por questões de direitos de reprodução.

O projeto como parte do negócio

O projeto como parte do negócio – tabela

Por fim, no item 1.2.6 Documentos de Negócio do Gerenciamento de projetos, o assunto volta, abordando o Business Case do Projeto e o Plano de Gerenciamento dos Benefícios do Projeto, descrevendo com bastante detalhe aspectos das Necessidades do Negócio, Análise da Situação e critérios para análise, e opções e recomendações.

Vimos como muito salutar esta maior abrangência do conceito, buscando situar o projeto no contexto de negócios da empresa.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Síndrome do estudante – procrastinação

Comente Stonner 20.11.17
Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

Comente Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.