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O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 2

Stonner 12 Comentários 12.05.13 6256 Vizualizações Imprimir Enviar

Hand Drawing Business Graph by twobeeRecentemente, vimos as características gerais de uma Parada de Manutenção, na Parte 1. Abordaremos aqui os cuidados a serem tomados na fase de planejamento, os diversos níveis de planejamento, para assegurar o sucesso de uma Parada de Manutenção.

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Fases do Planejamento da Parada de Manutenção

Construction Site by Feelart Planejamento é uma atividade permanente e continuada, que se desenvolve de modo ordenado e racional, sistematizando um processo de tomada de decisões, com vistas ao alcance de objetivos que permitirão otimizar a futura posição da instituição a respeito de mudanças aleatórias ou organizadas no meio ambiente futuro.

 

 

  • É UM PROCESSO CONTÍNUO

atividade permanente e continuada com constantes revisões.

  • É ORGANIZADO

se processa de modo ordenado e racional

  • PREPARA DECISÕES

sistematiza tomada de decisões (escolhe alternativas)

  • VISA UM OBJETIVO

existe para facilitar o alcance de objetivos

  • É LIGADO AO FUTURO

caracteriza-se por um prazo

  • PREPARA PARA MUDANÇAS

dá a conotação de estratégia ao planejamento

O Planejamento é uma atividade inerente às atividades humanas, e pode ser caracterizado por fases, as quais correspondem ao nível de detalhamento:

POLÍTICA

Estabelecimento dos objetivos.

A política define o que fazer.

Quando parar?

Qual(is) planta(s) parar?

Mínimo prazo ou mínimo custo?

Considerações:

  •  Mercado
  •  Logística
  •  Custos
  •  Sazonalidade
  •  Considerações de Segurança

Por exemplo, em um cenário de exportação de gasolina, a época ideal para parar uma unidade de destilação atmosférica e a vácuo, ou um craqueamento catalítico, unidades que produzem gasolina, é quando o mercado internacional (USA e Europa) consome menos, ou seja, durante o inverno. Infelizmente para quem trabalha em parada de manutenção aqui no Brasil, este período coincide com o nosso verão aqui…

ESTRATÉGICA

Análise e escolha das alternativas para alcançar os objetivos.

A estratégia estabelece o como fazer.

Qual deverá ser a estratégia de contratação?

Reparar ou substituir?

Como será a Equipe?

Considerações:

  •  Volume de serviços
  •  Logística
  •  Custos
  •  Mercado prestador de serviços
  •  Disponibilidade de recursos

Um equipamento que sofrerá reparos de grande porte, vale a pena reparar, ou é melhor substituir? No caso de substituição, que equipamentos de elevação de carga serão requeridos? Qual a disponibilidade destes equipamentos no mercado, à época da Parada de Manutenção? Há espaço para alocação deste equipamentos (guindastes) no site da Parada?

TÁTICA

Elaboração de planos detalhados para a execução das alternativas escolhidas.

A tática diz quando, quem e onde fazer.

Como será executada a Manutenção?

Qual o caminho crítico?

Quais equipamentos, dispositivos e ferramentas especiais requeridos?

Considerações:

  •  Complexidade dos serviços
  •  Detalhamento do planejamento
  •  Prazos
  •  Lay-out
  •  Segurança e eficácia na execução

Que dispositivos podem ser criados para atender determinadas atividades de reparo em certos equipamentos? Facilidades de acesso, vias de escape, etc.

E, finalmente, há ainda o Micro planejamento, que é o Planejamento ligado à execução da tarefa (Planejamento Executivo). Quando se fala em Planejamento, é usual associá-lo ao Cronograma, a uma rede de precedência, enfim, a Ferramentas de Planejamento. Porém o Planejamento tem que estar presente também na Execução:

O micro-planejamento abrange o estudo e planejamento das atividades inerentes a uma dada tarefa. (ferramentas, materiais, procedimentos, instruções específicas).

 Deve contemplar todas as ações fundamentais à execução do trabalho, não devendo se restringir às tarefas de manutenção, mas, também, as de apoio ou acompanhamento (inspeção, segurança, acesso, etc).

O excessivo detalhamento pode ser tão prejudicial ao acompanhamento quanto a falta do detalhamento.

Boas Práticas de Planejamento

Welder by StoonnO planejamento deve ser ÚNICO, contemplando todos os RECURSOS (pessoal, serviços, equipamentos, ferramentas, materiais, procedimentos especiais, etc) e ATIVIDADES (operação, inspeção, manutenção, infraestrutura, recursos humanos, SMS, etc) envolvidos no processo Parada de Manutenção.

Deve considerar fatores de impacto na produtividade, buscando a sua mitigação:

  • Clima (chuva, vento, calor, etc)
  • Acesso (altura, espaço, etc)
  • Absenteísmo em períodos especiais

Uma tarefa não deve ter duração maior que 8-10 horas (turno), nem acumular mais do que 20-40 hh de execução.

Buscar o apoio de especialistas, bancos de dados e históricos das intervenções para definir sequências, durações, ferramentas, etc.

Avaliar, criteriosamente, as dependências e restrições.

Manter atualizados o banco de dados de equipamentos, formulários, gráficos e relatórios.

Ainda que o Planejamento Executivo seja deixado a cargo das Contratadas, deve haver um Planejamento Centralizado para gerenciar as Interfaces entre frentes de serviços.

Bibliografia:

Sucesso em Paradas de Manutenção – Luiz Alberto Verri – Editora QualityMark

Sua Exa., o Prazo – John Moschin – QualityMark

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  • como fazer planejamento de parada
  • O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 2
  • planejamento da manutenção

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Washington Silva

    E quando todo o planejamento não resultar em satisfação da operação.

  • Parabens pelas “dicas” de planejamento.

    Penso que todas as etapas são importantes e devem ser muito bem realizadas para não ocorrerem “sustos” e falhas.

    Penso também que as equipes das contratadas devem participar de treinamentos específicos, aprimorando o senso de equipe (Evitando situações estranhas onde um tubo não encontra com o outro) e enfatizando a questão da segurança. Este processo foi realizado na REPLAN com grande sucesso .
    As etapas do planejamento serão realizadas por pessoas, sendo fortemente necessário prepara-las da melhor forma possivel.

  • adnaelson ramos

    gostei do comentario

  • Neste caso não conseguimos atingir nosso objetivo, Washington. Mas, se a Parada for fruto de um trabalho conjunto da Manutenção / Operação (e Inspeção, Engenharia, RH, Suprimento, ufa!!!) o resultado tenderá a ser satisfatório para todos. Há um artigo no Blogtek que aborda o assunto: Parada de Manutenção, a visão da Operação e da Manutenção

  • Com certeza, José Luiz, as pessoas devem ser treinadas, e o gerenciamento das interfaces priorizado!

  • Obrigado, Adnaelson!

  • Denilson Bonetti

    Ótima publicação!!!

    Parabéns

  • Muito obrigado, Denilson!!

  • SERGIO GALVÃO GERMNAO

    Sr. Stone,
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e aprendizagem.
    Hoje estou em um cenário de uma Parada em Petroquimica, o que esta acontecendo é que as REC(Recomedações da Inspeção) descreve seus respectivos materiais na rec e passa para o planejamento fazer a lista de materiais, mais aparecem muitas inconsistência aonde os planejadores passa mais tempo em verificar a spec de seus materias.
    Isso deveria ser uma interface INSPEÇÃO = Gestão de Suprimento e depois Planejamento? Porque? Se toda empresa visa custo e materiais são caros a gestão de suprimento deveria fazer sua interface de material solicitado com seu almoxarifado, correto?

  • Olá, Sérgio, obrigado pela contribuição. Verificar as especificações de materiais: provável falha na documentação técnica; Disponibilidade material na frente de serviços: consolidação das listas de trabalho, container de suprimento na parada, adequação dos pontos de ressuprimento..tudo são falhas, e devem constituir-se em lições aprendidas para a próxima parada. O problema maior não é errar, é não aproveitar o erro para aperfeiçoar os processos.

  • Elton Saturnino C Moura

    Caro Stonner, como você vê o papel do lider de disciplina na identificação de caminhos críticos ainda na etapa de planejamento da Parada? Existe algum modelo sistematizado eficiente e seguro?

  • Olá, Elton. Modelo propriamente não conheço, há boas práticas de instituir um grupo multidisciplinar de coordenação dos preparativos da parada, ode forma a que todas as disciplinas possam ser representadas e avaliadas no planejamento da parada.

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