Menu

Milestone Trend Analysis (MTA) – Análise da Tendência dos Marcos

Stonner Comente 16.05.16 1443 Vizualizações Imprimir Enviar

Milestone Trend Analysis – MTA (em Português, Análise de Tendência dos Marcos): é fundamental, no processo de Gerenciamento de Projetos, ter instrumentos de controle. Alguns são bem conhecidos, e já foram abordados aqui no Blogtek: Curva de avanço, Cronogramas, Cronograma de marcos, Planejamento em Ondas… iremos hoje apresentar outra interessante ferramenta de controle. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Milestone Trend Analysis – MTA: conceitos

Atividade: conjunto de operações próprias de uma pessoa ou de uma empresa que estão estreitamente relacionadas com a mesma; por exemplo, a atividade do soldador é realizar o passe de raiz, enchimento, acabamento, podendo ser com eletrodo revestido, com TIG ou processos que levem ao mesmo resultado (união de partes metálicas através da adição de metal).

Tarefa: obra ou trabalho que requer esforço por parte do(s) executante(s), realizada com prazo determinado, usualmente definido pela data de início e de término; por exemplo, uma tarefa atribuída a um soldador pode ser a execução da soldagem de um trecho de tubulação (spool), em um prazo determinado.

Milestone (marco): é um momento significativo ou evento no Projeto (PMBoK). É a data de conclusão de um entregável (deliverable); por exemplo, um marco no Projeto pode ser a conclusão da montagem da tubulação de uma unidade. O nome é uma referência aos marcos de distância ao longo das rodovias. Como os marcos frequentemente representam entregas de partes definidas do projeto (entrega de grandes equipamentos, completação mecânica de unidades, partida de unidades de processo), é importante fazer o controle destes marcos, para avaliar se serão cumpridos, postergados ou adiantados. O Milestone Trend Analysis é uma destas ferramentas de controle. Habitualmente, temos um acompanhamento periódico (diário, semanal, mensal – depende da intensidade e prazo da Obra), e neste acompanhamento estes milestones (marcos) são atualizados, podendo ter suas datas modificadas.

Milestone Trend Analysis – MTA: construção

O Milestone Trend Analysis nada mais é senão um gráfico gerado no Excel (ou similar), onde no eixo vertical são alocadas as datas dos milestones (marcos) e no eixo horizontal as datas em que estes marcos são reavaliados. Para cada milestone haverá uma linha indicando a tendência, como se pode ver no gráfico abaixo:

Milestone Trend Analysis - MTA

Milestone Trend Analysis – MTA: um exemplo do gráfico

Neste gráfico, estão representados marcos para os eventos listados na tabela abaixo:

Milestone Trend Analysis - MTA

Milestone Trend Analysis – MTA: a tabela que gerou o gráfico

Pela tabela, pode-se perceber que a Partida do sistema auxiliar, prevista para 31/março, atrasou e ocorrerá em 22/maio (conforme avaliação em 05/maio). Já a partida das caldeiras, inicialmente prevista para 11/junho, atualmente está antecipada para 29/maio. No entanto, estes mesmos dados são mais facilmente avaliados do ponto de vista qualitativo pelo gráfico MTA. Quando a linha sobe, indica que o marco está atrasando, e quando a linha desce, indica que o marco está sendo antecipado. As datas de partida das utilidades e da unidade principal vem se mantendo inalteradas, pelo menos até esta revisão em 05/maio. Não há, até o momento, plug-ins específicos para a geração do MTA em Excel. Pode-se construir o gráfico, segundo o modelo acima, e cobrir a metade inferior com um triângulo retângulo, dos desenhos do MS Office. Em um podcast do Ricardo Vargas (clique aqui) – sempre excelente! – um dos leitores, Renato Piccinin faz alusão a um template no Excel, mas não o avaliei: Template para MTA no Excel.

Estamos sempre publicando artigos sobre Liderança e Gestão, SMS, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

Comente Stonner 18.09.17
Liderança e Gestão

Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

Comente Stonner 11.09.17
Gestão da Manutenção

O elo frágil da Gestão de Ativos

Comente Stonner 04.09.17
Gerenciamento de Projetos

Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

Comente Stonner 28.08.17
Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento das Partes Interessadas

Comente Stonner 21.08.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.