Menu

Matriz de Atribuições e Responsabilidades

Stonner 25 Comentários 01.10.14 6697 Vizualizações Imprimir Enviar

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – a maioria dos leitores conhece esta história de quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito. Esta situação é bastante comum no mundo corporativo. Talvez seja bom conhecer a ferramenta Matriz de Atribuições e Responsabilidades. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – evitando o desperdício de energia

Matriz de Atribuições e Responsabilidades - evitar o desperdício de energia

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – evitar o desperdício de energia

A Matriz de Atribuições e Responsabilidades (chamada em Inglês de RACI Chart, já iremos explicar o porquê) é mencionada no PMBoK Guide no Capítulo 9 – Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto. No entanto, poderia perfeitamente haver uma referência a esta Matriz no Capítulo 10 – Gerenciamento das Comunicações do Projeto. Por quê?

Quantas vezes você teve oportunidade de presenciar em uma organização duas pessoas ou dois grupos trabalhando em um mesmo assunto, de formas independentes, e sem saberem um do outro?

Isto é, no mínimo, um desperdício de energia. Se ambos grupos chegarem a posições distintas, além do desperdício de energia durante o processo, mais energia e tempo terão que ser gastos para chegar a um consenso ou definição entre as duas propostas.

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – exemplo

Isto retrata claramente falhas de comunicação: o gerente TEM que saber das atribuições de sua equipe, e distribuir as atividades de forma equânime e sem sobreposições.

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – evitando o vácuo

Matriz de Atribuições e Responsabilidades - evitando o vácuo

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – evitando o vácuo

Ao contrário do que foi ilustrado no item anterior, pode ocorrer que um grupo, ou uma pessoa, pense, equivocadamente, que determinada atividade é de responsabilidade de outro grupo ou pessoa. Neste caso, quando os resultados forem necessários ao longo do processo, haverá a surpresa geral, e a habitual correria para fazer aquilo que já deveria ter sido feito (TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria).

O uso adequado da Matriz de Atribuições e Responsabilidades teria evitado estes percalços: ao construir a Matriz, o Gerente do Projeto elenca todas as atividades, sendo mais fácil detectar alguma área descoberta, e ao atribuir as responsabilidades, garante não haver duplicidade de esforços.

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – RACI Chart

Matriz de Atribuições e Responsabilidades - RACI Chart

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – RACI Chart

É inevitável não encontrarmos, durante as atividades de gerenciamento de projetos, termos e expressões em Inglês. É bastante comum a Matriz de Atribuições e Responsabilidades ser referida pela expressão usual em Inglês: RACI Chart. Os americanos adoram acrônimos, e RACI é o acrônimo para R – Responsible, A – Accountable, C – Consulted, I – Informed. É FUNDAMENTAL não ser ludibriado pela tradução equivocada das palavras: Responsible é o responsável pela Execução, ou seja, corresponde ao Executante; Accountable é o que realmente corresponde ao que entendemos como Responsável (lembre-se da palavra Account – conta (no sentido contábil), portanto, aquele em cuja “conta” cai a responsabilidade ou o custo…portanto, aquilo que entendemos como responsável).

Matriz de Atribuições e Responsabilidades - exemplo de RACI chart

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – exemplo de RACI chart

Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

 

Incoming search terms:

  • atribuições e responsabilidades
  • matriz de responsabilidades raci volkswagen
  • COMO MONTAR MATRIZ DE RESPONSABILIDADE
  • /Material/Matriz das Comunicacoes xlsx
  • matriz raci em ingles
  • matriz responsabilidade loja material
  • modelo de matriz de responsabilidade
  • para que o modelo de matriz de atribuição de responsabilidade e utilizado?
  • posics matriz raci
  • quais sao as atribuiçoes matriz

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • dilma

    O destaque dado neste post relativo à diferença entre “responsável” e “executante” para nós é muito importante..
    Tenho experiência de algumas distorções pelo entendimento equivocado das “letrinhas” rsrs
    Muito bom professor, obrigada

  • Antonio Carlos de Sena

    Realmente temos que nos organizar mais e deixar claro as atribuições de cada um da equipe em relação a um projeto e ou atividade(s).

  • Fernando Pereira

    Muito bom o Artigo…

  • GFC

    Elaborei um modelo de Matriz muito interessante que já tentei aplicar nas duas ultimas empresas que passei, mas a partir do momento em que as tarefas começam a não serem executadas o processo começa a ser deixado de lado, ou seja, mapear e controlar as responsabilidades de todos é teoricamente fácil, o difícil é aceitarem que seus atrasos e pendências sejam demonstrados tão nitidamente.

  • Juarez Oliveira

    olá Rodolfo Stonner.
    Muito útil a matriz de versabilidade. É sempre bom relembrar esses detalhes que, com a correria do dia a dia, acabamos esquecendo e só quando acontece o equívoco é que lembramos.

  • rodrigo

    Ótima iniciativa. A troca de conhecimentos em nossa área se faz extremamente relevante.

    Parabéns

  • Nei Fernando

    Esclarecedor pois quantos gerentes de projetos não usam ferramentas que poderiam alavancar a execução
    e caem na mesmice do improviso do momento e o custo fica camuflado nos setores e como tem.

    Bom dia.

  • Alexandre

    Muito bom!

  • André Pitaluga

    Ótimo Post bem esclarecedor e objetivo. Parabéns.

  • Obrigado, André! De fato, acho esta ferramenta muito útil para garantir que todos saibam o que fazer, e nada fique esquecido!

  • Olá, Georgio! Quando as pessoas começam a mostrar resistências porque seus atrasos e não cumprimentos estão sendo evidenciados, é porque a ferramenta está funcionando….rsrsrsrs

  • Diego Clavero

    Rodolfo, muito bom o artigo, justamente acabei de ter que consolidar uma matriz de este conteúdo : Matriz de responsabilidades, o artigo está muito objetivo, esta ferramenta es muito importante, parabens.

  • Obrigado, Rodrigo, bem vindo ao Blogtek!

  • De fato, Nei Fernando, o problema não é a falta de ferramentas, e sim a falta de disposição para usá-las!

  • Valeu, Alexandre, espero poder continuar contribuindo!

  • Obrigado, Diego. É realmente uma ferramenta excelente!

  • Antonio Carlos, é realmente importante deixar claro as atribuições de cada um. Se em uma organização projetizada já é necessário, imagine em uma organização matricial!

  • Obrigado, Fernando, estarei sempre publicando artigos sobre ferramentas de gerenciamento!

  • Gerson Nakano

    Deus te abençoe filho!
    O problema é que o ponto fraco para engenheiros é a gerência de comunicação. Não ´técnica o suficiente para merecer atenção

  • Pois é, Nakano, mesmo todos nós sabendo que um dos maiores problemas em projetos é a comunicação..

  • Alexandre Fonseca

    Parabens pelo artigo. Como sempre muito bom e util.

  • Muito obrigado, Alexandre!

  • Gerevaldo do Nascimento Silva

    Boa noite,gostaria de receber notificações sobre Planejamento.
    Gostaria de saber também se pode me ajudar com alguma matriz de treinamento para gestor de equipe de planejamento de manutenção industrial.

  • Olá, Gerevaldo, grato pelo interesse. cadastrei seu e-mail aqui no Blogtek, para que vc receba as atualizações regularmente. Vou ver se consigo o material que vc solicitou, mas estou atualmente afastado da área de manutenção.

  • Giuliana

    alguém teria algum modelo pronto de matriz de atribuições e responsabilidades que pudesse me ceder? Preciso iniciar esse trabalho aqui na minha empresa e necessito de ajuda.

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

Comente Stonner 18.09.17
Liderança e Gestão

Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

Comente Stonner 11.09.17
Gestão da Manutenção

O elo frágil da Gestão de Ativos

Comente Stonner 04.09.17
Gerenciamento de Projetos

Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

Comente Stonner 28.08.17
Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento das Partes Interessadas

Comente Stonner 21.08.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.