Menu

Marshall McLuhan – uma releitura contemporânea

Stonner 2 Comentários 13.08.14 2767 Vizualizações Imprimir Enviar

Marshall McLuhan: é fato conhecido por todos gerentes de projeto que a Comunicação é fundamental para o sucesso do projeto, que 80% (o percentual é variável) do trabalho do Gerente de Projeto  é comunicar-se das mais variadas formas. Então, é interessante relembrar alguns conceitos daquele que foi o maior teórico mundial da Comunicação. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Marshall McLuhan – breve biografia

Marshall McLuhan - teórico da comunicação

Marshall McLuhan – teórico da comunicação

Nascido em 21/julho/1911, de família protestante, em Toronto, Canada, Marshall McLuhan foi um filósofo e teórico da comunicação.

Chegou a cursar um ano de Engenharia, porém optou por se graduar como Bacharel em Artes. Durante seus estudos, converteu-se ao catolicismo, fato que foi relutantemente aceito pelo seu pai, porém claramente contestado por sua mãe. Seu desconforto frente às reações familiares à sua conversão fizeram com que sempre tratasse o assunto de sua religiosidade como extremamente privado.

Na década de 1960, residiu nos estados Unidos, lecionando na Universidade de Wiscosin, quando desenvolveu grande parte de seus estudos e conclusões sobre o tema Comunicação.

Cunhou os termos “Aldeia Global” e “O meio é a mensagem”, e previu a Internet cerca de trinta anos desta se tornar realidade.

Em 1979 sofreu um derrame, que afetou sua fala, e nunca se recuperou, tendo falecido em 31/dezembro/1980.

Após sua morte, a Universidade de Toronto tentou fechar seu Centro de estudos, porém veementes protestos o impediram. Dentre os protestos, destaca-se  Woody Allen, que em seu filme Annie Hall, premiado com um Oscar, faz a inserção póstuma de Marshall McLuhan em uma discussão entre um acadêmico e o próprio Woody Allen, dizendo: “You know nothing about my work” (Você não sabe nada sobre o meu trabalho), a qual era uma de suas famosas citações.

Marshall McLuhan – “A Galáxia de Gutemberg”

Em 1961 escreveu seu segundo livro, denominado “A Galáxia de Gutemberg”. Nesta obra foi popularizado o termo “Aldeia Global”.

Neste livro, resumidamente, Marshall McLuhan mostra como a tecnologia da informação (principalmente a mídia impressa, e posteriormente a mídia eletrônica) afeta a organização cognitiva, com profundas implicações para a organização social.

Àquela época, estes conceitos eram difíceis de serem assimilados. Não obstante, hoje em dia, observando o poder da Internet, a capacidade de mobilização via redes sociais, a disponibilidade de quase infinitas informações, junto com a dificuldade em filtrar o que de fato nos interessa, e o que de fato é realidade, vemos que os conceitos abordados nesta obra eram uma profecia exta do que viria a acontecer.

O termo “aldeia global” hoje não surpreende mais ninguém.

Marshall McLuhan – “Os meios de Comunicação como Extensões do Homem”

Marshall McLuhan - "O meio é a mensagem"

Marshall McLuhan – “O meio é a mensagem”

Em 1964, McLuhan publica sua obra mais conhecida “Understanding Media: The Extension of Man” (Os meios de comunicação como extensão do homem). Neste livro, propõe que os meios em si deveriam ser mais estudados do que o conteúdo que carregam. Mais uma vez, o exemplo da Internet é bem convincente a respeito. É uma forma de comunicação tão acessível, disseminada e largamente utilizada, que seus efeitos são mais importantes do que o fato de que as notícias por ela transmitidas sejam reais ou não.

Neste livro, é lançada a expressão “O meio é a mensagem”.

O livro não foi uma unanimidade. Umberto Eco, filósofo italiano, se opôs a Marshall McLuhan afirmando que este confunde os conceitos teóricos da Comunicação. Regis Debray, filósofo e professor francês, muito conhecido pelo fato de ter acompanhado Che Guevara em sua luta na Bolívia, e, tendo sido preso, sob tortura, ter dado informações que possibilitaram a captura do Che, também se alinha com o pensamento de Umberto Eco.

Brian Winston, professor de comunicação inglês, também não concorda com as ideias de Marshall McLuhan, e publica em 1986 um livro fazendo trocadilho com o título do livro de McLuhan: “Misunderstanding Media” (algo como, Incompreendendo a Mídia).

Marshall McLuhan – “The medium is the massage”

O título do livro em Português é “O meio é a mensagem”. Em relação ao título em Inglês, há duas correntes controversas. Uma corrente relata que como a comunicação atua nos sentidos humanos, ela atua como uma “massagem”, razão pela qual McLuhan teria usado o termo “massage”. Outra corrente advoga que quem levou o livro para a editora foi o filho de McLuhan, e que este teria se enganado com relação ao título, mas que McLuhan teria preferido o título com erro, criando “a posteriori” a justificativa anterior.

Neste livro, Marshall McLuhan detalha seus pensamentos expostos em seu livro anterior, da importância maior dos meios sobre a mensagem.

Marshall McLuhan – citações

“A nova interdependência eletrônica recria o mundo em uma imagem de aldeia global.”

“O homem cria a ferramenta. A ferramenta recria o homem.”

“O carro se tornou a carapaça, a capa protetora e agressiva do homem urbano e suburbano.”

“Eu não concordo necessariamente com tudo que digo.”

“A propaganda é a arte das cavernas do século XX.”

“Nos dirigimos ao futuro usando nosso espelho retrovisor.”

“A televisão trouxe a brutalidade da guerra para dentro do conforto do lar. A guerra do Vietnam foi perdida nas salas de estar americanas, e não nos campos de batalha do Vietnam.”

Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • teoria de marshall em seu livro sobee a mida eletronica
  • aldeia global em galaxia de gutenberg pagina
  • Importancia da aldeia global
  • marshall mcluhan comparação contemporânea
  • marshall mcluhan e a arte contemporanea
  • o homem cria a ferramenta e a ferramenta recria o homem(a tradição cientifica tem contribuido

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Márcio Oliveira

    Um assunto importante que retrata o avanço tecnológico em conjunto com a realidade atual na qual não temos como escapar a não ser aceitar e buscar ou nos preparar-mos para que possa vir.
    Grato Sr.Rodolfo Stoner

    Att,

  • Obrigado, Márcio! Bem vindo ao Blogtek!

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Síndrome do estudante – procrastinação

Comente Stonner 20.11.17
Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

1 Comentário Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.