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Manutenção Proativa

Stonner 10 Comentários 11.03.15 9743 Vizualizações Imprimir Enviar

Manutenção Proativa: a utilização corretamente balanceada de técnicas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva conforme orientado pelos conceitos da Manutenção Centrada na Confiabilidade, tem trazido grandes reduções de custo na Manutenção. Porém, os conceitos da Manutenção proativa levarão a resultados ainda melhores.   Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Manutenção Proativa – Contextualização

Para melhor entendermos os conceitos, imaginemos um componente extremamente comum em qualquer indústria: um rolamento.

Se apenas for feita a substituição do rolamento quando de sua falha, estaremos praticando a Manutenção Corretiva. Evidentemente, esta falha pode ocorrer a qualquer momento, gerando uma parada inesperada de um equipamento de produção. O reparo também tenderá a ser demorado, pela indisponibilidade da equipe de manutenção naquele exato momento, pelo tempo de sua mobilização, pela falta do rolamento para substituição no estoque, ou por outros fatores.

Se os registros de falha destes rolamentos estiverem disponíveis e forem analisados, pode-se definir um período de operação antes da substituição do rolamento. Neste caso, estaremos empregando a Manutenção Preventiva (Time Based Maintenance). A parada do equipamento pode ser programada, a equipe e sobressalentes estarão disponíveis, portanto o reparo será mais rápido, havendo redução de custo em relação à Manutenção Corretiva. No entanto, ao definirmos o prazo para a substituição do rolamento, certamente será colocada uma margem de segurança, o que implica que muitas vezes um rolamento substituído ainda teria mais tempo útil.

No entanto, se forem monitoradas as condições de temperatura e vibração do rolamento, bem como análise metalográfica do óleo lubrificante, poderá ser identificado em que momento o rolamento está prestes a falhar, podendo ser programada uma substituição do rolamento, de forma programada, com todos os ganhos decorrentes disto, ao fim da vida útil do equipamento (no caso, o componente rolamento). Certamente, teremos um ganho ainda maior. A esta técnica damos o nome de Manutenção Preditiva (Condition Based Maintenance).

Indo além, os manuais de um dos maiores fabricantes de rolamentos do mundo, a SKF, informam que a eliminação de todas as partículas com diâmetro maior ou igual à espessura do filme de óleo lubrificante, levaria os rolamentos a uma vida infinita (citado por Milton Grom, em Revista do Parafuso, edição 21, 30/06/2010). Neste caso, a utilização de lubrificantes adequados, que reduzam ao máximo o atrito evitando a formação de partículas, aliado a um sistema de filtragem, eliminaria a necessidade de substituição do rolamento. Este é um exemplo de Manutenção Proativa.

Manutenção Proativa – Extensão da Vida Útil

Portanto, o que caracteriza basicamente a Manutenção Proativa busca, ao invés de cuidar dos “sintomas” (falhas), identificar as causas básicas das falhas e removê-las. Para tal, técnicas de análise de risco são largamente utilizadas, com destaque para FMEA/FMECA (Failure Mode and Effects Analysis(Análise de Modo de Falhas e Efeitos)/Failure Mode, Effects and criticallity Analysis(Análise do Modo de Falhas, Efeitos e Criticalidade)).

É importante fazer uma Análise de Pareto nas principais falhas, e para tal os registros de manutenção são fundamentais, para identificar frequência, tempo de reparo, custos, etc.

Uma comparação bastante apropriada para entender as diferenças entre os diversos tipos de manutenção é a comparação com o corpo humano. Esta comparação permite enxergar a Manutenção Proativa como atividade eminentemente sistêmica:

Manutenção Proativa

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Anderson Alves Moreno

    Gostaria de saber mais sobre a manutenção proativa
    Sr Rodolfo poderia por gentileza me ajudarrr a obter mais informações sobre
    Estou no 4° Ano de Engenharia Mecanica e trabalho muito com preventiva e muito mais com corretiva, e estou com um desafio de aumentar as preventivas e diminuir as corretivas
    Mas me atraiu muito a ideia da proativa
    No aguardo

    Grato

  • JORGE LUIZ SILVA

    Gostei.

  • Cezar

    Muito bom mesmo…

  • Obrigado, Cezar, bem vindo ao Blogtek!

  • Obrigado, Jorge Luiz, bem vindo ao Blogtek!

  • Charles

    Proatividade na manutenção, é o segredo para manter seus ativos em bom estado de operação.

  • Stonner. Excelente análise comparativa entre os requisitos de manutenção industrial e a manutenção no nosso corpo humano. Parabéns pelo exemplo. Peço licença para colocar o seu quadro comparativo com indicação do seu nome no quadro em nossos treinamentos do Software de Gestão de Prestação de Serviços (SGServ). Um grande abraço.

  • Alexander Cavalcanti

    Difícil encontrar um site/blog tão didático sobre os conceitos básicos de manutenção e suas derivações.
    Acredito que o grande desafio hoje, seja traduzir manutanção como um investimento e não um custo para as grandes empresas.
    Ainda mais quando são equipamentos/ativos que não dão retorno mas que são tão importante quanto. Ex: Reparar/trocar o telhado de um armazém.
    Não dá retorno, mas protege os ativos da linha de produção.

    Parabéns!

  • Anderson, estou preparando mais material sobre o assunto. Breve publicarei!

  • Alexander, muito grato pelas palavras de estímulo.

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