Menu

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

Stonner 2 Comentários 23.10.17 487 Vizualizações Imprimir Enviar

Joint Confidence Level (JCL) –  Todos nós gerentes de projeto, engenheiros, administradores, estão habituados (e cansados) a lidar com projetos cujos custos e prazos estouraram. Recentemente publicamos aqui no Blogtek o artigo “Erros nas estimativas iniciais de custo e prazo: como evitar”, em que mostramos um gráfico empírico da NASA que mostra quão enormes são os erros cometidos nas estimativas iniciais. Além dos erros cometidos, há o fato de que as análises de prazo e de custo são realizadas em separado. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Joint Confidence Level (JCL) – abordagem inicial

Inúmeros softwares de planejamento permitem realizar análises probabilísticas de custo e prazo (Monte Carlo). Basicamente, consiste em, ao introduzir as atividades, informar os valores mais otimistas, mais pessimistas e valor médio para o custo e prazo de cada atividade, que o software irá realizar alguns milhares de simulações, e irá gerar gráficos que lhe irão informar qual a probabilidade que o projeto seja executado no prazo X, ou que o custo seja Y.

No entanto, estas variáveis são distintas, portanto NÃO permitem que informar que o projeto tem tal probabilidade de ser realizado até a data X E (note que a conjunção mudou, agora são probabilidades simultâneas) tem tal probabilidade de ser realizado ao custo Y. A menos que…

Joint Confidence Level (JCL) – exemplo

Ao fazermos as simulações, podemos ter a informação de que a probabilidade de o projeto ser executado numa determinada data é 70%, mas isto não significa que a probabilidade de ser executado em um determinado custo seja também de 70%.

A proposta do Joint Confidence Level (JCL) é permitir estimativas CONJUNTAS de prazo e custo.

Para cada simulação, é gerado um possível valor de custo e uma possível data de término. Temos, portanto, para cada simulação, um par ordenado (data x custo). Plotando estes gráficos teremos um gráfico de dispersão.

Imagine que para um determinado projeto, ao serem colocados os valores otimista, médio e pessimista para cada atividade (prazo e custo), tenha gerado, após 1.000 simulações, prazos de término do projeto que variam entre 25/03/2018 e 19/11/2018, e custos que variam entre 500 milhões reais e 1.500 milhões de reais.

Os 1.000 pares ordenados gerados a partir desta simulação fictícia estariam assim representados, em um gráfico Excel:

Joint Confidence Level (JCL) - gráfico de dispersão

Joint Confidence Level (JCL) – gráfico de dispersão

Imaginemos que para o cliente do projeto a data limite seja 22/08/18. Qual a probabilidade que este projeto seja executado neste prazo?

Joint Confidence Level (JCL) - análise de prazo

Joint Confidence Level (JCL) – análise de prazo

Facilmente pode-se através do Excel ver quantos pontos ficaram abaixo da linha de corte da data referida, e concluímos que a probabilidade de que o projeto seja executado nesta data é de 45,1%.

Se o valor máximo que o cliente pode dispender é de 1.200 milhões de reais, qual a probabilidade de o custo ficar abaixo deste valor?

Joint Confidence Level (JCL) - análise de custo

Joint Confidence Level (JCL) – análise de custo

E qual seria a probabilidade de o projeto ser executado até 22/08/2018 E em custo inferior a 1.200 milhões de reais? Um primeiro pensamento seria de multiplicar as probabilidades, obtendo 45,1% x 68,0% = 30,7%. Porém, são variáveis distintas, e observando se o gráfico abaixo considerando simultaneamente as limitações de prazo e custo, veremos que a probabilidade de atender a ambos limites será de 40,1%.

Joint Confidence Level (JCL) - análise de custo e prazo

Joint Confidence Level (JCL) – análise de custo e prazo

Ainda não há muitos softwares disponíveis para realizar esta análise conjunta, mas é sempre viável transportar os dados para o Excel e construir o gráfico de dispersão. É importante notar que esta é uma maneira de abordar em conjunto o Prazo e o Custo em termos probabilísticos.

Estaremos sempre abordando tópicos de Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, Liderança e Gestão aqui no Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Cláudio Alves

    Mais uma matéria excelente Stonner! Obrigado por compartilhar.

  • Obrigado, Cláudio. Vi o assunto há algum tempo, achei interessante, e me pus a pesquisar. Muitas vezes os gerentes ou clientes acham que as probabilidades de cumprimento de prazo e custo estao integradas entre si, porém geralmente nao é assim. Grato pelo comentário!

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Síndrome do estudante – procrastinação

Comente Stonner 20.11.17
Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

Comente Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.