Menu

Janela de Johari – vídeo

Stonner Comente 07.10.16 456 Vizualizações Imprimir Enviar

Janela de Johari: é uma importante ferramenta para o mapeamento de sua comunicação com sua equipe, com o público em geral, nos dois sentidos (emissor e receptor).

A Janela de Johari – Conceito

A Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, gráfica, que nos permite entender os aspectos da comunicação interpessoal e os relacionamentos com o grupo. É um conceito aplicável em várias situações, entre indivíduos, grupos e organizações. Foi desenvolvida em 1955 por Joseph Luft e Harrington Ingham, e seu nome deriva da união de partes dos nomes de ambos criadores: Jo(seph) + Hari(ngton).

A representação da janela de Johari

A Janela de Johari é composta a partir de dois eixos: um eixo (habitualmente o eixo horizontal) representa o nosso Auto-conhecimento, e é dividido em duas regiões, o que é conhecido para si (o indivíduo), e o que é desconhecido para si. O outro eixo, usualmente vertical, representa o conhecimento que os demais tem sobre nós, e também é dividido em duas regiões: o que é conhecido sobre o indivíduo, pelo grupo, e o que é desconhecido para o grupo. Estas divisões dos eixos formam quatro quadrantes, assim denominados:

Conceito da janela de Johari

Conceito da janela de Johari

O Quadrante Público consiste naquilo é de nosso conhecimento e dos demais; o Quadrante Cego consiste naquilo que os demais percebem em nossa personalidade, e não nos damos conta; o Quadrante Secreto consiste naquilo que sabemos que somos, porém é desconhecido dos demais; o Quadrante Desconhecido é formado pelo que tanto nós como os demais desconhecem sobre nossa pessoa. Estes quadrantes não são fixos, eles se movem sob a ação de duas forças: o Feedback e a Autoexposição.

Feedback é o que os demais membros do grupo, organização, time,  se dispõem, se sentem à vontade para lhe dizer sobre você. É a medida de quão sinceros e francos os demais podem ser relativamente a suas ideias, comportamentos e atitudes. O Feedback movimenta o eixo horizontal, ou seja, aumenta seu autoconhecimento.

Autoexposição é o que você se sente à vontade para compartilhar, transmitir sobre você e sua personalidade. A Autoexposição movimenta o eixo vertical, ou seja, aumenta (ou diminui) o conhecimento que os demais tem sobre você.

Veja mais detalhes no vídeo.

 

 

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

Comente Stonner 18.09.17
Liderança e Gestão

Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

Comente Stonner 11.09.17
Gestão da Manutenção

O elo frágil da Gestão de Ativos

Comente Stonner 04.09.17
Gerenciamento de Projetos

Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

Comente Stonner 28.08.17
Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento das Partes Interessadas

Comente Stonner 21.08.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.