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Gerenciamento das Partes Interessadas

Stonner Comente 21.08.17 641 Vizualizações Imprimir Enviar

Gerenciamento das partes interessadas:  a importância das partes interessadas no gerenciamento de um projeto ganhou tanto destaque ultimamente, que foi criada uma área de conhecimento específica, a partir do PMBoK Guide 5ª edição: Capítulo 13 – Gerenciamento das partes interessadas. Já publicamos aqui no Blogtek um artigo sobre Análise das Partes Interessadas no Projeto (Stakeholders’ Analysis). Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Gerenciamento das partes interessadas – classificação

Como há diferentes formas de interface entre o projeto e as partes interessadas, o próprio PMBoK Guide 5ª edição reconhece que há diferentes formas de classificar as partes interessadas, dentre as quais exemplificamos:

  • Necessidade: em função do produto que o projeto possa oferecer a determinada parte interessada.
  • Expectativa: de que forma a necessidade pode ser atendida pelo projeto.
  • Poder de Influência: Capacidade de modificar (ou não) o contexto do projeto segundo suas próprias necessidades. Usualmente é sub-classificada como:
    1. Pouco ou nenhum poder de modificar o projeto;
    2. Capacidade informal de provocar modificação no projeto;
    3. Capacidade relativa de ocasionar alguma modificação no projeto;
    4. Alta capacidade de modificar o projeto, podendo inclusive cancelar o projeto.
  • Proximidade: grau de participação da respectiva parte interessada no escopo e objetivos do projeto. É sub-classificada como:
    1. Não há envolvimento direto (nenhuma relação direta com os processos, clientes e a maioria dos gerentes)
    2. Diretamente envolvidos (equipe do projeto)
  • Postura: indica a sua potencial ação sobre o escopo e objetivos do projeto, sub-classificada em:
    1. Passiva
    2. Ativa

Gerenciamento das partes interessadas – comunicação

A forma do projeto manter comunicação com as partes interessadas e manter ou incrementar o engajamento varia conforme os aspectos acima descritos. Uma avaliação subjetiva nos permite inferir que Proximidade e Procura, ainda que aspectos distintos, ambos têm um direcionamento similar com relação ao projeto, sendo complementares, e, portanto, podemos entender que são dois fatores aditivos. Já o Poder de Influência tem a capacidade de aumentar ou diminuir a ação destes dois aspectos somados, portanto podemos criar o parâmetro Valor, como um fator multiplicativo, assim definido:

Valor = Poder x (Proximidade + Postura)

E nos permite localizar as partes interessadas (stakeholders) no gráfico a seguir:Por exemplo, no processo de construção de uma usina eólica:

Gerenciamento das partes interessadas

Gerenciamento das partes interessadas

Administração da empresa (a):

Poder: 4        Proximidade: 2         Postura: 2          Valor = 16

Detentora da tecnologia (b):

Poder: 2        Proximidade: 1         Postura: 1          Valor = 4

Organizações não governamentais (c):

Poder: 2        Proximidade: 2         Postura: 2          Valor = 8

População local (d):

Poder: 1        Proximidade: 1         Postura: 1          Valor = 2

E o posicionamento no gráfico seria:

Gerenciamento das partes interessadas

Gerenciamento das partes interessadas – exemplo

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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