Menu

Gerenciamento de Projetos em tempos difíceis

José Guilherme Pinheiro Côrtes 4 Comentários 08.09.14 2070 Vizualizações Imprimir Enviar
Gerenciamento de Projetos: hoje o Blogtek tem o prazer e a honra de iniciar a publicação de uma trilogia escrita pelo ilustre prof. José Guilherme Côrtes, economista, pesquisador, professor e consultor, e autor do livro “Introdução à Economia da Engenharia – uma visão do processo de gerenciamento de ativos de Engenharia” (http://goo.gl/vdFYNO). Breve, publicaremos os dois artigos seguintes. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Gerenciamento de Projetos: Introdução

O que está acontecendo? Por um lado, as grandes exigências de investimentos em projetos de variados tipos abrem espaço “nunca dantes navegado” para o trabalho de gerenciamento. Deveria o Brasil estar assistindo a uma corrida por maior qualificação em gerenciamento de projetos, dadas as necessidades – e oportunidades – de investimento requeridas pela retomada do crescimento econômico, acompanhada de melhoria nos aspectos sociais, ambientais e outros que nem sempre pontuam nas estatísticas do PIB. Por outro, crescentes problemas de governabilidade reduzem as opções disponíveis e arriscam prolongar a estiagem da economia brasileira. Tempo e oportunidades se vão, problemas ficam.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Como se está lidando com fatores como estes? Poderia ser melhor. Interessante troca de idéias houve neste blog, sobre tantos fracassos de mega projetos. Justamente os que mais recursos e atenção recebem. Muitos são os casos de graves erros e omissões, fato de conhecimento público. Passo às respostas possíveis através do gerenciamento de projetos.

 Gerenciamento de Projetos: Partindo do Básico

O trabalho nas organizações pode ser feito em dois formatos distintos e complementares:

  1.  Atividades repetitivas e, por vezes, contínuas.
  2. Projetos, conceito que designa o trabalho transformador que modifica antigas atividades repetitivas ou cria os alicerces para o exercício de novas.

A maior parte da literatura científica sobre a organização do trabalho lida com aquele primeiro formato, não importando em que setor tais atividades se realizam. Desde há muito, entretanto, vem ficando cada vez mais evidente que parcela substancial e crescente do trabalho humano se faz no formato de projetos. Aprendamos, pois, a como trabalhar nesse formato!

Hoje, todos somos trabalhadores de projetos. Quantos não ascendem à posição de gerentes de projetos, sem necessariamente terem sido preparados para tanto. E não por falta de literatura sobre métodos, procedimentos e estudos de casos. Reconheça-se, a propósito, que as universidades ainda desempenham um papel limitado em (i) desenvolvimento (pesquisa!) da cultura de gerenciamento de projetos e (ii) difusão dessa cultura (ensino, seminários e outros eventos reunindo frutos de pesquisa com divulgação). As sociedades profissionais mantêm-se distantes, sem discutir a questão. E iniciativas governamentais não parecem interessadas em expandir e usar o acervo cultural desse tipo de gerenciamento.

Breve, publicaremos mais dois artigos do Professor José Guilherme Côrtes, que discorre sobre o assunto: são dois artigos escritos em 2003 e revisados em 2013. No primeiro falo da precária condição em que atuam muitos gerentes, carentes de preparação formal e prática supervisionada. É sério risco em qualquer trabalho confiar tarefas a quem não tem capacitação. Pior aqui, onde decisões exibem baixo grau de reversibilidade e costumam impor pesados custos. No segundo, alerto para as armadilhas que esperam esse gerente de projetos. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

José Guilherme Pinheiro Côrtes

Economista (UFES, 1964), Especialista em Problemas de Desenvolvimento Econômico (CEPAL/BNDE, 1964), B.Phil. in Economics (Oxford, 1970) e D.Sc. em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, 1998). Professor Associado I da UFRJ (aposentado em 2014); atualmente professor convidado do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ onde ministro disciplinas de Gerenciamento de Projetos e Gestão de Desempenho Pesquisador, escritor e consultor; um livro publicado pela Cengage Learning em 2001 (Introdução à Economia da Engenharia: Uma Visão do Processo de Gerenciamento de Ativos de Engenharia)

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Helio Rubens Vieira Bussamra

    Um gerenciamento eficaz de projetos é aquele que se desenvolve discutindo amplamente todas suas etapas e detalhando ao máximo suas nuancias, não deixando dúvidas para quem for orçar e construir o empreendimento. Cada item do projeto e do orçamento terá que ter sua Instrução de Trabalho bem definida e detalhadas. Um projeto mal feito custará, no mínimo, o dobro do previsto. O papel da Gerenciadora é para evitar as distorções encontradas e contesta-las tecnicamente.

  • José Guilherme Pinheiro Côrtes

    Helio, agradeço seu comentário. Você acentua a importância do gerenciamento de comunicações bem como da participação das partes interessadas, aspectos que não devem ser relegados a plano inferior. Sem dúvida, isso conta muito no gerenciamento eficaz de projetos.

  • Pingback: blogtek.com.brGerência de Projetos: cuidado com a Missão Impossível - blogtek.com.br()

  • Pingback: blogtek.com.brO gerenciamento de projetos em tempos difíceis - epílogo - blogtek.com.br()

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

Comente Stonner 18.09.17
Liderança e Gestão

Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

Comente Stonner 11.09.17
Gestão da Manutenção

O elo frágil da Gestão de Ativos

Comente Stonner 04.09.17
Gerenciamento de Projetos

Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

Comente Stonner 28.08.17
Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento das Partes Interessadas

Comente Stonner 21.08.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.