Menu

Economia Comportamental: prêmio Nobel de Economia 2017

Stonner Comente 09.10.17 464 Vizualizações Imprimir Enviar

Economia Comportamental: na data em que escrevo este artigo, foi anunciado que o Prêmio Nobel de Economia de 2017 foi outorgado a Richard Tahler, pela sua contribuição ao que denominou Economia Comportamental, unindo as decisões econômicas a conceitos de psicologia, ao explorar como as consequências da limitação da racionalidade, de preferências sociais e da falta de autocontrole afetam as decisões individuais, assim como o mercado financeiro.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Economia Comportamental – conceito

Do site do próprio Prêmio Nobel, tiramos o seguinte trecho:

Economia Comportamental - Richard Thaler

Economia Comportamental – Richard Thaler

“Thaler desenvolveu a teoria da contabilidade mental, explicando como as pessoas simplificam os processos decisórios em temas financeiros criando contas separadas em suas mentes, enfocando as limitações de cada pequeno impacto, em detrimento do aspecto geral, consequência da decisão… Thaler foi um dos fundadores do campo da Economia Comportamental, a qual estuda como as limitações cognitivas influenciam os mercados financeiros.”

Em 2002, o prêmio Nobel de Economia foi dado a dois psicólogos (!?), Daniel Kahneman e Amos Tversky, por sua pesquisa acerca do julgamento humano e o processo decisório sob o regime de incertezas, tema denominado “Prospect Theory”. A Teoria da Prospecção descreve o real comportamento dos indivíduos quando tomam decisões sob risco, decisões as quais não são necessariamente racionais ou otimizadas. Dentre outros pontos, Kahneman e Tversy ponderam os possíveis resultados de forma distinta no que concerne às probabilidades, subestimando baixas probabilidades e superestimando altas probabilidades.

Thaler foi o primeiro economista a aplicar a “Prospect Theory” a problemas econômicos.

Fiquei feliz com esta outorga, não que já conhecesse o trabalho de Thaler, mas porque aborda temas muitas vezes vistos aqui no Blogtek: o processo decisório (A decisão num piscar de olhos, Árvore da Decisão, Método de Mudge, AHP), e mais recentemente, o artigo “Erros nas estimativas iniciais de custo e prazo”, no qual um experimento da NASA ilustra a dificuldade em fazer previsões, justamente um vínculo entre o viés econômico e psicológico.

No ano passado, o Prêmio Nobel de Economia foi dado a Oliver Hart (britânico-americano) e Bengt Holmström (finlandês), que eram considerados de certa forma “azarões” (exceto para Milhouse, amigo de Bart Simpson, que havia previsto este fato há sete anos. Veja o vídeo).

O prêmio Nobel do ano passado também motivou um artigo no Blogtek, pois o assunto era a Teoria dos Contratos, tema recorrente no Gerenciamento de Projetos (na realidade, para qualquer gestor).

Na realidade, não há prêmio Nobel de Economia. Instituído pelo inventor da dinamite, Alfred Nobel, em 1895, os prêmios Nobel de Física, Química, Medicina, Literatura e da Paz começaram a ser concedidos em 1901. Não havia prêmio Nobel de Economia.

O que usualmente é denominado prêmio Nobel de Economia é um prêmio instituído em 1968 pelo Banco Central da Suécia, oficialmente chamado de Prêmio do Banco da Suécia para as Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. O dinheiro deste prêmio não vem da Fundação Nobel.

Muitos familiares de Nobel questionam severamente o fato deste prêmio ser confundido com o prêmio Nobel, pois relatam que Nobel desprezava “pessoas para quem os lucros são mais importantes do que o bem-estar da sociedade”.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Incoming search terms:

  • premio nobel economia comportamental
  • nobel economia 2017
  • nobel 2017 economia comportamental
  • premio nobel de esconomia 2017

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Síndrome do estudante – procrastinação

Comente Stonner 20.11.17
Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

Comente Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.