Menu

Dicas e Pegadinhas da Manutenção

Stonner Comente 14.08.17 897 Vizualizações Imprimir Enviar

Dicas e Pegadinhas da Manutenção – nas indústrias de processamento contínuo, muitas vezes é desafiador para a Manutenção poder atuar, então listamos aqui alguns cuidados e dicas a serem tomados para os gestores da manutenção, no planejamento e execução de suas atividades diárias. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Dicas e Pegadinhas da Manutenção – não adie as preventivas

Dicas e Pegadinhas da Manutenção

Dicas e Pegadinhas da Manutenção

Lembre-se que as manutenções preventivas são programadas em função do histórico do equipamento, do TMEF (tempo médio entre falhas). Justamente estimar de forma correta é um dos desafios da manutenção preventiva: o equilíbrio entre um prazo curto demais gerando sobre custos, ou um prazo longo demais que possa propiciar uma falha… Então, se você adia uma preventiva porque tem que fazer uma corretiva, lembre-se que corre o risco da preventiva que você faria com tranquilidade poder se transformar em uma corretiva emergencial…

 

Dicas e Pegadinhas da Manutenção – use o backlog

Você sabe o que é o backlog (leia mais aqui). Basicamente, o backlog é um indicador de sua carga de trabalho futura, a qual obviamente oscila a cada dia, mas há tendências a serem observadas. Se você não observa este indicador, você está voando às cegas. Sua carga de trabalho (backlog) está aumentando? Talvez sua equipe esteja subdimensionada! Está diminuindo? Pode ser bom, mas talvez você esteja utilizando recursos em demasia, onerando o custo da Manutenção!

Dicas e Pegadinhas da Manutenção – aja, não reaja

Estamos tão frequentemente “apagando incêndios” (postura reativa), que nos esquecemos ou não nos damos ao trabalho de “evitar incêndios” (postura ativa), através de estudos de manutenção, implementação de melhorias, análises de falhas (FMEA, RCA…). Por mais que a rotina consuma seu tempo, reserve algum tempo para melhoria da manutenção. Para isto, leia o próximo item…

Dicas e Pegadinhas da Manutenção – adequada priorização de serviços

Para a operação, para quem está conduzindo a planta, tudo é prioridade, e aí o gestor da manutenção consome de forma inadequada seus parcos recursos. Utilize adequadamente alguma ferramenta de priorização de serviços, tal como GUT (Gravidade, Urgência, Tendência), RIME (Ranking Index for Maintenance Expenditure), e busque identificar as prioridades de forma objetiva, envolvendo Manutenção, Operação, Segurança Industrial, Inspeção…

Dicas e Pegadinhas da Manutenção – identifique a causa básica

Muito do nosso trabalho excessivo da manutenção se deve ao fato de que muitas vezes trabalhamos eliminando as causas aparentes, sem buscar identificar a causa básica (análise de causa básica, FMEA, 5 por quês, árvore de falhas, árvore de eventos). Lembrando: causa básica é aquela que uma vez removida, evita o ressurgimento do problema.

Dicas e Pegadinhas da Manutenção – operador também faz manutenção!

Você leva seu carro à oficina para verificar o nível de água no radiador, o nível de óleo no cárter, a pressão dos pneus? Claro que não. Normalmente quem faz isto é você mesmo. Este é o conceito básico da TPM (Total Productive Maintenance), do qual muito se fala, muito se faz piada pelo acrônimo, mas muitos poucos efetivamente a aplicam. Quando o operador executa estas tarefas básicas, sobra mais tempo para a Manutenção tratar dos reais problemas os quais exigem intervenção da Manutenção.

Dicas e Pegadinhas da Manutenção – planeje adequadamente

Antes de tudo, é necessário saber que o Planejamento da Manutenção difere do Planejamento de rotina (veja o vídeo). O planejamento da manutenção é baseado na disponibilidade de recursos e na prioridade. Portanto, é necessário usar bem os recursos, o que significa não ter perdas de tempo e focar na produtividade. Isto significa ter previamente disponíveis ferramentas e equipamentos, sobressalentes requeridos, tudo o que seja necessário para que o trabalho evolua sem interrupções. Estamos sempre publicando artigos sobre Liderança e Gestão, Gestão da Manutenção e Gerenciamento de Projetos, bem como vídeos em nosso canal do Youtube, acesse aqui.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.  

Incoming search terms:

  • valvula gaveta

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Contratos EPC e EPCM – diferenças, vantagens e desvantagens

Comente Stonner 18.09.17
Liderança e Gestão

Diagrama Matricial – uma das sete ferramentas de gerenciamento

Comente Stonner 11.09.17
Gestão da Manutenção

O elo frágil da Gestão de Ativos

Comente Stonner 04.09.17
Gerenciamento de Projetos

Avalie a Comunicação em sua empresa ou organização

Comente Stonner 28.08.17
Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento das Partes Interessadas

Comente Stonner 21.08.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.