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Custo do Consumo de Combustível nos custos horários de equipamentos

Luiz Cláudio Estima 1 Comentário 29.09.14 2781 Vizualizações Imprimir Enviar

Custo do Consumo de Combustível – Blogtek tem hoje  prazer de trazer mais um artigo do colega engenheiro e economista Luiz Estima, acerca deste importante insumo na precificação de um contrato. Além da mão de obra e equipamentos, o custo do consumo de combustível é uma relevante parcela do custo. Para exemplificar, na Obra de Terraplenagem da Premium I, em seu pico, utilizava mais de 30.000 litros de óleo diesel por dia, para abastecimento de sua frota de caminhões basculantes e máquinas de terraplenagem. Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Custo do Consumo de Combustível – Introdução

Custo do Consumo de Combustível

Custo do Consumo de Combustível

Já foi visto em artigo anterior, o custo de oportunidade de capital nos custos horários dos equipamentos que explicitou como se calcula essa parcela de custo comparando com o referencial SICRO 2. Uma outra parcela relevante dos custos dos equipamentos se refere ao custo de combustível.
Para se estimar o custo horário de equipamentos de um serviço, é importante saber quanto esses equipamentos irão consumir de combustível, para se calcular os custos que serão incorridos nessa relevante parcela dos custos horários.

No entanto, não é a tarefa fácil estimar quanto será gasto de combustível de todos os equipamentos necessários a realização de um determinado serviço. Mais ainda quando esse serviço se refere a obras, onde a utilização de equipamentos é intensiva, e são inúmeras variáveis que influenciam o consumo de combustível.

Custo do Consumo de Combustível: fatores influenciadores e o SICRO2

Isso porque o consumo de combustível de cada equipamento depende de fatores como : a forma de utilização; o fabricante do equipamento; o tipo de serviço; o estado de conservação; o operador. Todos esses fatores, em uma obra com centenas de equipamentos podem influenciar de maneira complementa distintas o consumo de combustível de cada equipamento.
Para ajudar o estimador de custos nessa dificuldade de se estimar o correto consumo de combustível que um equipamento irá utilizar, o SICRO 2, em seu manual, pagina 71 , traz uma tabela de auxilio, genérica, transcrita abaixo:

Custo do Consumo de Combustível - tabela de consumo

Custo do Consumo de Combustível – tabela de consumo

Porém, como se vê, não há qualquer menção as variáveis citadas como influentes no consumo de combustível. Não se sabe em quais condições esses equipamentos estão submetidos para a taxa de consumo descrita nessa tabela. Portanto, trata-se de uma genérica tabela.
Esse artigo irá analisar esses valores de consumo de combustível, para que se possa adotar essa tabela na estimativa de custos de combustíveis em uma obra.

Custo  do Consumo de Combustível – Análise de um veículo a gasolina, em potência máxima, de  acordo com a Tabela Sicro2

Custo do Consumo de Combustível - VW Passat

Custo do Consumo de Combustível – VW Passat

A tabela do SICRO mostra que o consumo de combustível depende da potência do equipamento.
Assim, caso analisássemos os valores de consumo de combustível para veículos a gasolina, em especial de um veiculo comum de passeio, Passat Turbo 2.0 FSI Tiptronic 4p , precisaríamos saber sua potência.
Assim, de acordo coma ficha técnica desse veículo : Potência máxima (cv / rpm) 200 / 6.000. Portanto, transformando 200 cv, teríamos : 197,26 HP, ou 147,16 kw.

Custo do Consumo de Combustível - Ficha técnica do Passat

Custo do Consumo de Combustível – Ficha técnica do Passat

Em uma publicação do INMETRO de final de 2009, que compara o consumo de combustível de inúmeros carros, entre eles o Passat Turbo acima citado, temos o valor de consumo de gasolina por km rodado desse carro – 8,0 km/litro .

Custo do Consumo de Combustível - Tabela INMETRO

Custo do Consumo de Combustível – Tabela INMETRO

Ao calcularmos, conforme a tabela do SICRO 2 (0,20 l/kw/h,) o consumo horário de combustível para potência máxima do passat turbo (147,16 kw) ,teríamos :
0,20 l/kw/h x 147,16 kw = 29,4 l/h.
Logo, em uma hora, considerando o consumo da tabela anterior de 8,0 km/l, esse veículo teria rodado: 29,4 l x 8,0 km/l = 235,4 km. O que corresponde a uma velocidade média de 235,4 km/h. Uma velocidade que descreve as condições de utilização de potência máxima de utilização do equipamento.

Breve, publicaremos as conclusões deste estudo. Para ser informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail, no topo da página, à direita, em Assine o Blogtek. SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Luiz Cláudio Estima

Luiz Estima, Engenheiro Civil Estrutural pela UFRJ, Economista pela UERJ, Economista e Engenheiro Civil da Petrobras, MBA em Economia e Gestão em Energia na COPPEAD. Também é diretor da científica Revista Amélia. É apaixonado por ciência.

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