Menu

Andragogia e Gamification

Stonner 2 Comentários 31.10.16 942 Vizualizações Imprimir Enviar

Andragogia e Gamification:  o tema Pedagogia é bem conhecido por todos nós –  existe até uma carreira universitária com esse nome. Porém, no ambiente corporativo, a Andragogia tem fundamental importância, como iremos ver neste artigo, aliada ao conceito de “Gamification”. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto! Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Andragogia e Gamification – conceitos

O que significa pedagogia? Significa levar o conhecimento às crianças: do grego paidós (criança – de onde também vem a palavra pediatria) e gogos (educar). Andragogia é a ciência e a técnica de se levar o conhecimento ao público adulto:  vem do grego andros (adulto) e gogos (educar). Há dois termos diferentes porque a maneira do adulto aprender é diferente da maneira da criança aprender.

Enquanto a criança tem tendência de acreditar naquilo que o adulto, o instrutor lhe diz, lhe ensina, o adulto quer ver evidências, quer ver resultados para poder crer no que é ensinado.

Porém muitas vezes é difícil criar as evidências que o adulto necessita. E aí que entra o conceito de gamification, ou seja, de tornar o aprendizado um jogo.
Se o jogo for bem elaborado conseguiremos, no desenrolar do jogo, criar situações que permitam ver as vivências e os resultados daquilo que se pretende transmitir.

Andragogia e Gamification – exemplos

Quando trabalhei na refinaria de Pasadena, pela Petrobras, nos Estados Unidos, de 2006 a 2010, na manutenção, para conquistar o respeito dos colegas americanos e construir minha autoridade no assunto desenvolvi um jogo chamado Jogo da Manutenção no qual eu criei um cenário, no caso, uma refinaria, e para diversos equipamentos criei diferentes situações: qual seria o impacto de perda de produção, qual seria o custo de manutenção, etc. A turma, dividida em grupos, escolhia (cada grupo) uma determinada estratégia de manutenção que cada grupo entendesse como mais adequada para aquela situação. O jogo chega ao final com um Vencedor, que é aquele que teria obtido os melhores resultados em termos de menores perdas de produção, menores custos, melhor aproveitamento da mão de obra disponível.

Andragogia e Gamification - uma tela do jogo

Andragogia e Gamification – uma tela do jogo

Andragogia e Gamification - Congresso OGMT

Andragogia e Gamification – Congresso OGMT

O fato de haver uma disputa é apenas uma maneira de criar um maior estímulo à participação de todos e transformar o aprendizado em algo lúdico. O Jogo foi aplicado a turmas de operadores e mantenedores, com grande sucesso, levando-me a criar um trabalho apresentado com sucesso no Congresso de Óleo e Gás (Oil & Gas Maintenance Technology), ocorrido em New Orleans, em 2009.

Um outro exemplo de gamificação aplicada ao treinamento é um workshop que tenho apresentado no PMI-MG e mais recentemente no congresso do PMI do Ceará, denominado Workshop de Gerenciamento de Riscos, no qual é apresentado um cenário fictício, porém verossímil, acerca do qual são feitas diversas simulações, e a turma, dividida em grupos, tem que tomar várias decisões, usando técnicas e ferramentas desta área de conhecimento do PMBoK Guide, as quais afetam o retorno financeiro. O grupo que apresenta o melhor retorno financeiro (VPL – Valor Presente Líquido) é declarado vencedor, porém o que realmente importa é todo o aprendizado que é feito desta maneira simulada: processos decisórios, brainstorm, método de Mudge, estratégia de contratação, análise de sensibilidade e gráfico Tornado, identificação de riscos, Plano de Resposta aos Riscos, Análise Qualitativa e Quantitativa de Riscos, seleção de VIP’s (Value Improvement Practices)…

Andragogia e Gamification - análise de sensibilidade

Andragogia e Gamification – análise de sensibilidade

No curso de Gerenciamento de Empreendimentos que ministro frequentemente no IBP, o último dia é também dedicado a um jogo gerencial, de orçamentação, acompanhamento e controle de uma Obra, utilizando o MS-Project.

Andragogia e Gamification – conclusão

Tenho desenvolvido outros modelos de jogos, a serem aplicados em novos treinamentos, pois o feedback que tenho recebido é bastante positivo.

Se sua Organização tem interesse em algum destes treinamentos na forma de Game, ou se deseja criar um treinamento baseado em Gamification para alguma aplicação específica, contacte stonner@blogtek.com.br.

Breve, publicaremos um vídeo com trechos do Workshop aplicado no PMI-CE.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • ameaça analise swot

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Antoniel Campos

    Pude verificar recentemente, no Congresso Cearense de Gerenciamento de Projetos, a eficácia do Workshop de Gerenciamento de Riscos, onde a aplicação de diversas ferramentas, aliada à didática do engº Stonner, agregaram bastante na sedimentação dos conceitos e prática da análise de risco.

    Antoniel Campos
    Natal/RN

  • Grato pelo depoimento, Antoniel!

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Síndrome do estudante – procrastinação

Comente Stonner 20.11.17
Liderança e Gestão

Planejamento de cenários – estratégia na incerteza

Comente Stonner 13.11.17
Gerenciamento de Projetos

O projeto como parte do negócio – PMBOK Guide sexta edição

Comente Stonner 06.11.17
Gerenciamento de Projetos

Lei de Parkinson – expansibilidade do trabalho

1 Comentário Stonner 30.10.17
Gerenciamento de Projetos

Joint Confidence Level (JCL) – análise simultânea de custo e prazo

2 Comentários Stonner 23.10.17

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

83 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

61 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

44 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2017 Blogtek.