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8 segredos para o sucesso de uma Parada de Manutenção

Stonner 24 Comentários 09.06.13 5885 Vizualizações Imprimir Enviar

Pipe Line by supakitmodVimos em artigo recente, o Planejamento de uma Parada de Manutenção, que este evento é um projeto, posto que tem todas as características de projeto segundo a definição do PMBoK Guide. Porém, a Parada de Manutenção tem peculiaridades próprias, dentre as quais se destaca o curto prazo de execução, e consequentemente, o pequeno prazo disponível para correções.

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Por isto, destacamos aqui alguns segredos para a obtenção do sucesso em uma Parada de Manutenção, aprendizado de cerca de 20 anos trabalhando em Paradas, em mais de 36 eventos distintos.

1-     Planejamento Integrado da Parada de Manutenção

Structure Of Process Plant by supakitmodRaramente todas as atividades de um contrato estão concentradas em um único Contrato. Cada contratada tem uma frente específica de serviços, e faz o planejamento dos SEUS serviços. Quando da execução, muitas interfaces indesejáveis ocorrem, prejudicando o andamento dos serviços, e cada contratada culpando a outra, e todas culpando a Fiscalização. Algumas destas interfaces são imprevisíveis, porém muitas podem ser previstas, se os planejamentos de todas as frentes de serviços forem executados em softwares compatíveis. Os principais softwares de Gerenciamento de Projetos, MS-Project, Primavera e outros permitem que se trabalhe com múltiplos projetos, integrando o planejamento.

2-     Coordenador de serviços de apoio

Oil Refinery Plant Night Scene Nearby River by samuiblueOs problemas mais técnicos, ainda que possam ser difíceis, conquistam a todos. Todos engenheiros e técnicos gostam de dar sua parcela de contribuição para a solução destes problemas. Porém, os problemas mais prosaicos…estes ninguém quer se envolver, não dão “status”, mas dão muita dor de cabeça, e vão estourar geralmente sobre o coordenador da parada. Faltou água gelada…banheiros entupidos…comida atrasada ou estragada…falta de transporte…tudo é motivo para os trabalhadores cruzarem os braços, ou no mínimo, diminuírem sua produtividade. E, evidentemente, a cobrança vem para cima do coordenador, que tem que buscar as soluções…a menos que ele tenha sido previdente e tenha definido um elemento para ser o Coordenador dos Serviços de Apoio! Não se esqueça de na próxima parada fazer o rodízio! Ninguém quer esta função para sempre!

3-     Espaço físico único para a Parada de Manutenção

Industrial Worker Welding In Factory by koko-tewanApesar de paradas ocorrerem em unidades com as plantas já construídas, e portanto com espaço físico limitado, busque ao máximo colocar toda a equipe em um espaço único, um container ou galpão de médio porte. Há tantas interfaces, tantas pequenas questões a serem resolvidas no dia-a-dia, que é mais prático ter todos à vista, para que a qualquer instantes pessoas da Inspeção, Operação, Engenharia, Suprimentos, Planejamento, Segurança, possam rapidamente se reunir e definir rumos e estratégias. Cabe ao Coordenador saber e conseguir impor disciplina para que o ambiente não fique tumultuado.

4-     Reuniões diárias de Parada de Manutenção

Processing Column For Offshore Platform Under Construction by meepoohfotoO curto prazo disponível não permite ajustes tardios. Qualquer desvio tem que ser corrigido de imediato, portanto é fundamental que a Coordenação se reúna com os líderes das frentes de serviços, para checar a programação, discutir pendências e prioridades. O ideal é fazê-lo logo no início do dia, após verificar o andamento dos serviços noturnos, e ao final do dia, para eventuais ajustes na programação do turno noturno, e do dia seguinte. Por favor, nada de ata! Reuniões rápidas, uma boa estratégia, o bom é fazê-las de pé…sentados, as coisas tendem a se prolongar.

5-     Tubulação

Construction Workers by 9comebackOs serviços de tubulação (e atividades afins, pintura, isolamento térmico) são críticos em uma parada de manutenção. Certifique-se de que você tem todos os iso-testes (croquis dos trechos a serem testados hidrostaticamente, com os pontos de raqueteamento, drenagem e alívio), todas as raquetes separadas. Para este tipo de serviços, a estratégia de abordagem pode mudar ao longo da parada de manutenção: no início, para conferir maior produtividade, a programação deverá contemplar os serviços por áreas geográficas, garantindo que a equipe não tenha que se deslocar muito de um serviço para outro (são milhares de itens de tubulação); ao final, conforme as prioridades dos sistemas (por exemplo, sistema de vapor para teste das turbinas, com maior prioridade, seguido do sistema de gás combustível, para acendimento dos fornos). Matematicamente ter 97 % de avanço em todas as frentes possa ser equivalente a ter 100% em uma frente prioritária e 96% nas demais, para a partida da unidade é fundamental que os sistemas prioritários sejam concluídos antes dos demais.

6-     Checar desenhos

Chemical Plant In Night Time by supakitmodNão se fie nos desenhos!!! É extremamente comum que tenham sido feitas modificações de campo, e que estas não tenham tido “as built” (atualizações dos desenhos). Por isto, é fundamental que sua equipe técnica, antes da parada, confira os desenhos com a situação do campo. A propósito, por que não pensar em aproveitar esta oportunidade para fazer uma atualização dos desenhos através do scaneamento em Laser 3D?

7-     Atenção com os detalhes

Construction Site With Crane by bplanetCostumo dizer que ninguém tropeça em uma grande rocha, mas sim, nos pequenos pedregulhos. Então, atenção com os detalhes. Carga elétrica checada, pontos de alimentação disponíveis, todos equipamentos operam na tensão disponível? Quantos guindastes, como está o acesso, haverá escavações que impeçam trânsito de guindastes? Acessos aos equipamentos, limpeza química, andaimes, etc., tudo tem que ser pensado. Não faça apenas o Planejamento em nível de cronograma. Invista no Planejamento Executivo, envolva os líderes das frentes de serviço, o pessoal com experiência de campo!

8-     Pense fora da Caixa

Structure Of Process Plant by supakitmodNão iniba a criatividade do pessoal. Incentive-os a buscarem soluções inovadoras para acessos, movimentação de cargas em espaços restritos, dispositivos que facilitem os trabalhos. Será que uma chaminé ou uma torre tirados da base e colocados na horizontal não permitiriam maior produtividade? Muitos pontos não poderiam ser acessados para inspeção através de alpinistas industriais? Ou mesmo, a pintura de equipamentos altos, tais como chaminés, não poderiam ser feitos com alpinistas industriais? Ao invés da gamagrafia tradicional, porque não radiografia digital, que permite raios de isolamento menores? Horários diferenciados para atividades de soldagem, refratamento, etc.?

Reflita sobre estes tópicos antes de sua próxima parada. Você irá se surpreender com os benefícios. Leia mais em www.verriveritatis.com.br e no livro do nosso amigo e colaborador John Moschin, Sua Exa, o Prazo.

 

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Moschin, John

    Bom dia Caro Stonner – obrigado pela referência.
    Por favor, considere também o 9 segredo – Congelamento e descongelamento do escopo.
    Congelamento – definir claramente a data limite para o congelamento do escopo e após esta data, só a Gerente Geral da Parada pode descongelar. A técnica a ser usada na elaboração do escopo é fundamental, por exemplo- Uma recomendação que solicita abrir o equipamento para decidir o que fazer não pode ser aceita. Ela precisa ir muito além disso.
    Descongelamento – Na área de tubulação, principalmente válvulas, existe a necessidade de um descongelamento, no início da parada.

  • Caro Stonner, parabéns pelo trabalho.

  • Muito obrigado, Marlene!

  • FELICIANO SOARES MILITÃO

    Caro Stonner. Abraços Fertilizados
    O conhecimento quando não é compartilhado , é como um tesouro no fundo do mar, não tem nemhum valor. O sucesso das organizações depende da educação do seu pessoal , o universo é carente de pessoas como voce.

    obrigado

    Militão

  • Caro Stonner, boa tarde! Estes artigos e recomendações são muito importantes para que avancemos nos nossos processos de gestão de Paradas Programadas de Manutenção. Seguindo as diretrizes que você nos apresenta, com foco em evolução desde o planejamento até a avaliação do pós-parada, certamente teremos trabalhos mais seguros, com maior produtividade e mais qualidade.
    Obrigado e parabéns pelos ensinamentos.

  • Olá, Militão, obrigado pelo estímulo. Antes de ser petroleiro, fui professor ao longo de onze anos, e carrego este DNA. Acho fundamental compartilhar o conhecimento.

  • Olá, João Bosco! Fico muito feliz em poder retribuir aos colegas um pouco do muito que aprendi em todos estes anos de Petrobras! Espero que o compartilhamento de minhas experiências e lições aprendidas possa colaborar com o êxito da Petrobras. Sucesso em seu desafio na Fafen!

  • Márcio Cruz

    Excelentes ideias, parabéns!

  • Marinida Maria de Souza

    Boa Noite, Stoner
    Muito obrigada por compartilhar o seus conhecimentos de forma clara e objetiva.
    Marinida

  • Valeu, Márcio!

  • Obrigado, Marinida, haverá outros artigos sobre Paradas de Manutenção. Gosto muito deste tópico…trabalhei em muuuuuitas…

  • José dheon de Souza

    Parabéms pelo artigo. O grande problema do sucesso de uma parada de manutenção não está no caminho crítico e sim naqueles que se tornam criticos com o desenvolvimento da Parada.

  • Concordo, José. Aliás, ficam todas as frentes observando a evolução dos demais trabalhos, para poderem se abrigar à sombra dos novos caminhos críticos…

  • Parabéns pelas informações precisas e alertas da experiência acumulada. Gostaria de adicionar alguma coisa em relação a gamagrafia. Hoje a radiografia digital com gamagrafia só esta aprovada para avaliação de corrosão e verificação de incrustações em tubulações e equipamentos tipo válvulas porém já tem no mercado outra técnica denominada “Speed Rad” que executada gamagragia em pequenos diâmentros até 3″ com pequenos balizamentos 4 a 5 metros e que pode ser realizada em paralelo com as demais atividades em turnos diurnos e noturnos não necessitando paradas para o ensaio radiografico. Técnica já esta sendo bastante utilizada pela Petrobras e industria papeleira com grande sucesso e redução de prazos.

  • Obrigado, Mário, pelo rico comentário e informações para nossos leitores.

  • Ótima matéria, o item “COORDENADOR DE SERVIÇOS DE APOIO” é crítico e fundamental para o bom andamento do evento, o “cara” tem que agradar a todos e se seu trabalho for ótimo nem é lembrado, mas se não há banheiros suficiente é o caus.
    Parabéns!!!

  • Com certeza, Marcelo, não por acaso, o Coordenador de Serviços de Apoio foi um dos primeiros itens que citei!!!!

  • Moacyr Machado Filho “cachorrão”

    Parabéns, Professor Stonner!!!
    Não poderia ser diferente, um artigo desenvolvido por pessoa que viveu e viveu demais o assunto. Lembro-me muito bem do companheiro nas Paradas 1250, 1210, etc…. na REDUC, eu pela Ultratec.
    Tenho acompanhado seus artigos e que mesmo com toda experiencia ao longo destes meus mais de 30 anos, sempre surge uma coisa nova a aprender.
    Grande abraço, e continue nos ajudando.

  • Olá, Moacyr, bom ter noticias suas. Seja muito bem vindo ao Blogtek!

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  • joelma damasceno mota

    Querido, Stonner! Ótimo artigo, como sempre. Claro que vc tinha que lembrar do alpinismo… Como profissional de Inspeção e manutenção eu acrescento um ponto que antecede a estes, uma espécie de Ponto ZERO: cuidar bem da sua rotina. A tensão sobre a parada se reduz muito em unidades onde a rotina é também um projeto de longo prazo, tratado com muita ciência e seriedade. Política de manutenção é um desafio integrado, rotina e parada. As unidades industriais que têm maior sucesso buscam este equilíbrio. Estou sempre por aqui, mestre. Mais um artigo para compartilhar com as equipes e manter na memória.

  • Olá, querida Joelma, claro que tinha que me lembrar do alpinismo. Nas minhas aulas sobre Paradas de Manutenção, tenho ainda na apresentação a foto da minha valorosa colega de trabalho praticando o alpinismo industrial, e sempre me permito tecer algumas considerações sobre minha admiração por sua performance profissional!!!! Obrigado pelo comentário!!!

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