Menu

7 desperdícios da produção (Lean Manufacturing)

Stonner Comente 16.10.17 655 Vizualizações Imprimir Enviar

7 desperdícios da produção – a Toyota, além de uma das maiores fabricantes mundiais de automóveis, tem sido fonte inspiradora para os gestores em todo mundo. Aqui no Blogtek já publicamos uma série de artigos sobre os 14 Princípios do Sistema Toyota de Produção, e hoje iremos abordar alguns princípios do Lean Manufacturing, desenvolvidos e largamente utilizados pela Toyota.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

7 desperdícios da produção –  Superprodução

Produzir mais e/ou mais rápido que o necessário.

7 desperdícios da produção

7 desperdícios da produção – superprodução

Isto ocorre quando a produção é maior do que a demanda ou a possibilidade logística de venda e fornecimento, gerando maiores estoques de produtos acabados. Muitos gestores entendem este estoque como um ativo da empresa, quando na realidade é um desperdício, pois gera custos de estocagem e administração, e, atualmente mais do que nunca, a possibilidade de obsolescência dos produtos e não conseguir mais vende-los. Imagine se uma fabricante de celulares tem um excedente de produção, em um mercado onde deliberadamente se promove a obsolescência (leia mais em Estratégia do desperdício e o ciclo de vida do produto).

Possíveis causas da superprodução, entre outras, incluem:

  • Equipamentos mal dimensionados (capacidade superior à necessária)
  • Falha no Planejamento da Produção
  • Incentivos à produção (metas por produção)

Práticas como Just-in-Time e Kanban minimizam a tendência à superprodução;

7 desperdícios da produção –  Estoque

Estoques final e intermediários (produtos semiacabados) maiores que o necessário.

7 desperdícios da produção

7 desperdícios da produção – estoque

Estes estoques, que incluem os produtos intermediários, geram custos de manutenção, ocupam grandes espaços e criam necessidade de inventários frequentes.

Para evitar que isto ocorra, o Planejamento da Produção deve cuidadosamente checar o excesso de materiais em processo (WIP ou Work-in-Process). Possíveis causas para este defeito são:

 

 

  • Desequilíbrio na linha de produção
  • Retrabalho
  • Planejamento inadequado de compras

Interessante notar que nas indústrias de processo, o conceito de Segurança Inerente, desenvolvido por Trevor Kletz, aponta os estoques intermediários como fator de RISCO, a ser considerado também além dos fatores relativo a custos (leia mais aqui)

7 desperdícios da produção –  Espera

Espera por algum tipo de insumo para a etapa subsequente do processo